12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional

Cássio de Miranda

Fala amigos recorteiros! Devido ao sucesso das listas de indicações do Projeto Recorte Lírico, resolvemos trazer dessa vez doze filmes que foram baseados em clássicos da nossa literatura. Vale salientar, antes de tudo, que não apoiamos assistir unicamente os filmes e não desfrutar da literatura, que é a base de tudo, e por esse motivo é mais completa. Agora, se o seu objetivo é complementar sua visão acerca do romance, ou até mesmo desfrutar da história com outro olhar, pois às vezes isso acontece, a recomendação é muito válida. São 12 títulos incríveis, e algumas adaptações são excelentes. Todos têm o link encaminhando ao filme no Youtube (nem sempre a qualidade do vídeo é boa), clique na imagem ou no link no final para ser direcionado. Bom filme! 

12 – Capitães de Areia – Jorge Amado
12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 1
Imagem: Reprodução
O filme dirigido por Cecília Amado, neta do Jorge Amado, foi lançado em 2011 e teve relativo sucesso nos cinemas. A adaptação, muito boa por sinal, foi toda filmada na cidade de Salvador, igualmente ao espaço da obra de Jorge. O filme é bonito, a fotografia é incrível e a trilha sonora cai “como uma luva” para a história. 

11 – Lucíola, o Anjo Pecador – José de Alencar

O filme que retrata a história de Lucíola, a personagem que precisou se prostituir para ajudar a própria família, é uma adaptação de 1975, feita pelo diretor Alfredo Sternheim. Acredito que o clássico romântico foi muito bem representado nessa obra, e você pode assisti-la clicando aqui.

10  A hora da estrela – Clarice Lispector

Um clássico da Clarice Lispector, que é muito querida pelos leitores mais jovens, teve uma adaptação muito bem feita por Suzana Amaral em 1985. Veja no Youtube clicando aqui

– Macunaíma – Mário de Andrade

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 2
Imagem: Reprodução
Macunaíma é a obra mais emblemática do modernista Mário de Andrade, e foi muito bem adaptada ao cinema pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade, com uma fotografia linda, um elenco maravilhoso, contando até com as participações dos atores Paulo José e Milton Gonçalves.
– Iracema, a virgem dos lábios de mel – José de Alencar 

Outro grande clássico de José de Alencar foi adaptado ao cinema, trata-se de uma das histórias mais lidas, sobretudo nas escolas brasileiras. A adaptação foi feita por Carlos Coimbra em 1979. Clique aqui para assistir no Youtube. 

– Guerra de Canudos – Euclides da Cunha

Guerra de Canudos, que é um clássico do Euclides da Cunha, um dos maiores nomes não só da literatura, mas também do jornalismo brasileiro, foi adaptado ao cinema pelo diretor Sérgio Rezende em 1997 e tem um elenco de peso, com nomes como José Wilker, Cláudia Abreu, Paulo Betti e Marieta Severo. É um filme imperdível, clique aqui para assistir. 

– O Cortiço – Aluísio Azevedo

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 3
Imagem: Reprodução
O filme não foi tão bem aceito pela crítica, mas enfim, gosto muito do livro do Aluísio Azevedo e também achei a adaptação para o cinema do diretor Francisco Ramalho Jr. muito bem feita. Clique aqui para assistir. 

– Menino de Engenho – José Lins do Rego

O filme é dirigido por Walter Lima Júnior e representa muito bem o romance do escritor José Lins do Rego. Confira aqui
– Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 4
Imagem: Reprodução

Essa adaptação para o cinema é uma das mais interessantes do país. Eu, muito mais entusista da obra do José Mauro de Vasconcelos, gostei muito também do filme dirigido por Marcos Bernstein. No elenco está até o José de Abreu.

– Lavoura Arcaica – Raduan Nassar

Por vezes presente na lista dos vestibulares, a obra Lavoura Arcaica do autor paulista Raduan Nassar foi adaptada ao cinema pelo diretor Luiz Fernando Carvalho em 2001. O filme teve relativo sucesso no cinema e conta com Selton Mello, Raul Cortez e Caio Blat no elenco. Assista clicando aqui.

2 – Vidas Secas – Graciliano Ramos

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 5
Imagem: Reprodução

Um dos primeiros romances brasileiros que li, ainda no ensino fundamental. A adaptação é muito bem feita por Nelson Pereira dos Santos, ainda em preto e branco, em 1963.

– Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional 6
Imagem: Reprodução
Um dos maiores romances da língua portuguesa – sim, nós “recorteiros” amamos Machado de Assis – o filme foi adaptado ao cinema em 2001 pelo diretor André Klotzel. No elenco está Reginaldo Faria (como Brás Cubas), Sônia Braga, Marcos Caruso, Otávio Muller, entre outros grandes atores. Um belíssimo filme, que você não pode deixar de assistir, mas recomenda-se antes ler a obra do autor realista.

Por hoje é só. É filme para ficar um fim de semana inteiro no Youtube. Espero que gostem dos títulos. 

Texto de Cássio Silva de Miranda.Da Redação. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.