5 músicas brasileiras inspiradas na literatura

Cássio de Miranda

5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Unir literatura e música é um prato gigantesco para os amantes dessas duas artes, e foi em função desse público que listamos cinco composições brasileiras, quase todas no rock nacional, que foram de certa forma inspiradas em alguma obra literária. Deliciem-se!  
 
 
5 – Um Messias Indeciso – Raul Seixas
A música que é pouca conhecida pelo grande público, fala sobre Jesus Cristo, ao qual Raul admirava, apesar das pessoas insistirem que não. A canção foi escrita em 1984 no álbum “Metrô Linha 743″, e tem sua inspiração na obra “Ilusões” do autor estadunidense Richard Bach.
4 – Índios – Legião Urbana
 
5 músicas brasileiras inspiradas na literatura 2
Imagem: Reprodução
A canção épica da banda do Renato Russo figura aqui pelo simples motivo histórico e emblemático que tem para o país. “Índios” tem inspiração óbvia na relação do português colonizador com os nativos brasileiros, e listamos pela “Carta de Pero Vaz de Caminha” que, apesar de não ter fins intrinsecamente literários, compõe toda a questão histórica do país, além de ser o primeiro registro formal do Brasil. É uma das maiores músicas da banda, que foi lançada em 1986 no álbum “Dois”.  
 
 
3 – Amor, I Love You – Marisa Monte
 
5 músicas brasileiras inspiradas na literatura 3
Imagem: Reprodução
Composição de Carlinhos Brown e Marisa Monte, a canção tem uma citação do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, que “cai como uma luva”, um “gran finale” para a belíssima canção que embalou muitos casais Brasil afora.
 
2 – Epitáfio – Titãs
5 músicas brasileiras inspiradas na literatura 4
Imagem: Reprodução
 
Essa talvez seja a mais polêmica e interessante das intertextualidades musicais no país simplesmente pelo motivo da não comprovação da autoria do poema “Instantes”, que muito se acreditou ser do poeta argentino Jorge Luís Borges e depois se reivindicou ser da escritora americana Nadine Stair. Enfim, essa não é a parte principal, e sim a questão da beleza da adaptação musical, que foi feita pelo vocalista e pianista da banda Sérgio Brito, em 2001.
 
1 – Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii
 
5 músicas brasileiras inspiradas na literatura 5
Imagem: Reprodução/MTV

A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, uma das maiores do segmento do rock brasileiro, lançou essa canção em 2003, sendo o 16º álbum oficial do grupo. A canção é inspirada, logicamente, no grande clássico homônimo do espanhol Miguel de Cervantes, um dos maiores nomes da literatura mundial. A música de certa forma narra um pouco da história da personagem principal da obra, o adorável Dom Quixote ao lado do seu fiel escudeiro Sancho Pança, desbravando os desafios que a sua “loucura” lhe proporciona. 

E aí, gostaram?! Claro, sabemos que existem tantas outras músicas que suas composições foram motivadas através da literatura, mas pensem o quanto já foi difícil decidir por essas cinco canções maravilhosas… Breve traremos outros títulos. Aguardem! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.