Recorte Lírico

Tirando a literatura dos corredores acadêmicos

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

5 músicas brasileiras inspiradas na literatura

6 de agosto de 2016

Categorias:Listas Tags:,

Unir literatura e música é um prato gigantesco para os amantes dessas duas artes, e foi em função desse público que listamos cinco composições brasileiras, quase todas no rock nacional, que foram de certa forma inspiradas em alguma obra literária. Deliciem-se!  


5 – Um Messias Indeciso – Raul Seixas
 

Imagem: Reprodução

A música que é pouca conhecida pelo grande público, fala sobre Jesus Cristo, ao qual Raul admirava, apesar das pessoas insistirem que não. A canção foi escrita em 1984 no álbum “Metrô Linha 743″, e tem sua inspiração na obra “Ilusões” do autor estadunidense Richard Bach.
4 – Índios – Legião Urbana

Imagem: Reprodução
A canção épica da banda do Renato Russo figura aqui pelo simples motivo histórico e emblemático que tem para o país. “Índios” tem inspiração óbvia na relação do português colonizador com os nativos brasileiros, e listamos pela “Carta de Pero Vaz de Caminha” que, apesar de não ter fins intrinsecamente literários, compõe toda a questão histórica do país, além de ser o primeiro registro formal do Brasil. É uma das maiores músicas da banda, que foi lançada em 1986 no álbum “Dois”.  


3 – Amor, I Love You – Marisa Monte

Imagem: Reprodução
Composição de Carlinhos Brown e Marisa Monte, a canção tem uma citação do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, que “cai como uma luva”, um “gran finale” para a belíssima canção que embalou muitos casais Brasil afora.

2 – Epitáfio – Titãs
Imagem: Reprodução

Essa talvez seja a mais polêmica e interessante das intertextualidades musicais no país simplesmente pelo motivo da não comprovação da autoria do poema “Instantes”, que muito se acreditou ser do poeta argentino Jorge Luís Borges e depois se reivindicou ser da escritora americana Nadine Stair. Enfim, essa não é a parte principal, e sim a questão da beleza da adaptação musical, que foi feita pelo vocalista e pianista da banda Sérgio Brito, em 2001.

1 – Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii

Imagem: Reprodução/MTV

A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, uma das maiores do segmento do rock brasileiro, lançou essa canção em 2003, sendo o 16º álbum oficial do grupo. A canção é inspirada, logicamente, no grande clássico homônimo do espanhol Miguel de Cervantes, um dos maiores nomes da literatura mundial. A música de certa forma narra um pouco da história da personagem principal da obra, o adorável Dom Quixote ao lado do seu fiel escudeiro Sancho Pança, desbravando os desafios que a sua “loucura” lhe proporciona. 

E aí, gostaram?! Claro, sabemos que existem tantas outras músicas que suas composições foram motivadas através da literatura, mas pensem o quanto já foi difícil decidir por essas cinco canções maravilhosas… Breve traremos outros títulos. Aguardem!