Lima Barreto será o escritor homenageado na Flip 2017

Redação Recorte Lírico

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) vai homenagear na sua edição de 2017 o escritor Lima Barreto. O Jornal do Brasil noticiou com exclusividade na manhã desta sexta-feira (11) a homenagem ao escritor e a página da Flip no Facebook confirmou a informação nesta tarde.
“A edição resgatará a trajetória de um homem que estabeleceu-se como escritor no Rio de Janeiro, capital da Primeira República e da cultura literária do país. Em um meio marcado pela divisão de classes e pela influência das belas letras europeias, era difícil para um autor brasileiro com as suas origens afirmar seu valor. Foram necessárias várias gerações para que se consolidasse o nome do criador de uma das obras mais plurais e inovadoras da literatura brasileira, que permite tanto o apreço do leitor quanto reflexões nos campos da literatura, da história e das ciências sociais”, informou a organização da Flip, cuja 15ª edição acontece entre os dias 26 e 30 de julho.

Lima Barreto será o escritor homenageado na Flip 2017 1
O autor é reconhecido nacionalmente por Triste Fim de Policarpo Quaresma. (Foto: Reprodução/Internet) 


Uma das maiores entusiastas do autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma como homenageado, a jornalista Joselia Aguiar foi escolhida pela organizadora da Flip, a Associação Casa Azul, no encerramento da edição de 2016, como curadora responsável pela programação da 15ª Flip. 

“Por muito tempo Lima Barreto ficou na ‘aba’ de literatura social, e sua obra e trajetória possibilitaram muitos debates sobre a sociedade brasileira. O que eu gostaria, mesmo, é que a Flip contribuísse para revelar o grande autor que ele é. Para além das questões importantíssimas sobre o país que ajuda a levantar, tem uma expressão literária inventiva e interessante, à frente de sua época em termos formais, capaz de inspirar toda uma linhagem da literatura em língua portuguesa”, afirmou a curadora da Flip 2017.
Conheça um pouco mais de Lima Barreto: Quem tem medo de Lima Barreto?

Da Redação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.