Machado de Assis é identificado em foto histórica sobre abolição

Redação Recorte Lírico

Machado de Assis é identificado em foto histórica sobre abolição 1
Foto ampliada 15 vezes foi capaz de identificar
 o escritor Machado de Assis. (Imagem: Brasiliana Fotográfica/Reprodução)
O escritor Machado de Assis foi identificado em uma fotografia sobre o registro de uma missa campal realizada para celebrar a abolição da escravatura no Brasil pela princesa Isabel, em 17 de maio de 1888, no campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A foto foi ampliada quinze vezes e só então revelou a presença do escritor.

De autoria de Antônio Luiz Ferreira, a foto contraria a tese de que o escritor se manteve à margem do movimento abolicionista. A imagem integra a Coleção Brasiliana Fotográfica, gerida pela Biblioteca Nacional com o apoio do Instituto Moreira Salles.
Machado de Assis é identificado em foto histórica sobre abolição 2
Foto original. (Imagem; Brasiliana Fotográfica/Reprodução)

Na foto, Machado de Assis está próximo ao casal real: Princesa Isabel e Conde d’Eu, juntamente com José do Patrocínio. A missa teria reunido cerca de trinta mil pessoas. Estão presente negros recém libertos, jornalistas, intelectuais e representantes do império e da igreja. Sabe-se que o escritor Lima Barreto, então com sete anos de idade, também esteve presente.

Machado de Assis é identificado em foto histórica sobre abolição 3
Foto ampliada, com Machado ao lado da Princesa Isabel.
(Imagem: Brasiliana Fotográfica/Reprodução)
A autenticidade da presença do escritor está sendo reconhecida por pesquisadores e estudiosos e o fato era desconhecido por biógrafos. Machado de Assis era mulato e bisneto de escravos alforriados. A única surpresa é que ele estivesse tão perto da princesa, pois não frequentador dos círculos próximos da realeza.



Fonte: Folha de SP
Da Redação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.