Recorte Lírico

Tirando a literatura dos corredores acadêmicos

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Animais Fantásticos e Onde Habitam – Sucesso e muita magia no cinema

16 de março de 2017

Categorias:Artigo de Opinião,Resenha Tags:,

Certamente Harry Potter é uma das maiores franquias de filmes e best-sellers literários da atualidade. E é justamente nesse universo fantástico, que a consagrada autora inglesa J.K. Rowling continua a empregar a sua criatividade sem limites. Com “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, Rowling mobiliza novamente os fãs de Potter, para outra aventura ligada ao bruxo mais famoso do planeta.

Animais Fantásticos e Onde Habitam é uma espécie de continuação de Harry Potter. (Imagem: Warner Bros/Reprodução)

Quando chegou às livrarias “Animais Fantásticos e Onde Habitam” não conseguiu causar grande impacto, mostrou-se ser uma obra simples. O livro não trata de uma história específica do universo criado por Rowling, é apenas uma obra complementar, que aparece como uma ferramenta na história e funciona como um manual das criaturas existentes no mundo do bruxo. Segundo a autora, esse manual é de Potter e foi publicado em edição especial para os seres humanos, os tais “trouxas”. A ideia é fazer com que eles também possam apreciar e degustar um pouco desse universo dos bruxos.
A grande magia de Rowling com certeza é a criatividade e a originalidade com que consegue transformar o livro, que é didático, em uma nova história de sucesso. O longa-metragem, lançado em novembro, leva o mesmo nome do manual, porém a história conta a vida do autor desse livro e como ele aventurou-se por Nova Iorque com seus monstros de estimação.
O filme acontece cronologicamente antes do lançamento do livro e o autor e magizoologista, Newt Scamander, interpretado por Eddie Redmayne, faz várias referências à publicação de seu futuro livro. O enredo de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” está ligado diretamente ao universo de Harry Potter, pois existem vários personagens em comum nos filmes e nos livros, o que aproxima ainda mais os leitores e os fãs da história.
O sucesso do filme é reflexo de todas as obras que J.K. Rowlling realizou. Ao utilizar o mesmo universo, com uma história nova, sobre um livro, que já parecia esquecido e sem importância, ela mais uma vez, redescobre a fórmula para o estrelato de toda sua franquia. Novos leitores e novos espectadores foram atingidos pela história, e os antigos foram fomentados a continuar a saga já conhecida.
Com a sequência de eventos e lançamentos ligados às obras de Rowlling, o mundo de Harry Potter não ficará esquecido O vasto material que envolve o universo fantástico de J.K está em alta no cinema, no teatro, na literatura e nos corações de seus fãs, tanto os antigos, como os que estão em processo de aquisição da paixão.

Por Rafa Alexander, redator no blog Recorte Lírico.











Revisão de Andrea Barbieri.