Star Wars – O universo cinematográfico que ganhou o público literário

Redação Recorte Lírico

    Desde os anos de 1970 a magia das guerras estelares vem conquistando adeptos em todo o mundo. Mais especificamente no ano de 1977 nascia um dos filmes que deu início a franquia de maior sucesso de todos os tempos, Star Wars. O visionário produtor George Lucas, ainda jovem e no início de sua carreira, apostou todas suas fichas na produção desta longa metragem, o sucesso foi surpreendente e imediato. O novo fenômeno cinematográfico da cultura pop foi assistido em todo o mundo e sua repercussão originou mais dois filmes, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, respectivamente 1980 e 1983.
            O que poucos sabem é que Star Wars foi lançado primeiramente em livros. Sim, George Lucas convenceu a editora Del Rey a publicar a novelização do roteiro apenas seis meses antes do lançamento do filme nos cinemas. Essa foi uma jogada inteligente de marketing que, de quebra, gerou uma vendagem impressionante de 500 mil cópias e deu um empurrão para o sucesso estrondoso do filme.

Star Wars – O universo cinematográfico que ganhou o público literário 1
Star Wars é um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. (Foto: Reprodução/Internet)
            Enquanto a memória dos fãs da saga galáctica divagava sobre novos episódios, o mercado de quadrinhos e tiras de jornal abastecia o mercado com produtos de Star Wars. Mas foi em 1988 que o mundo literário da saga teve seu início, a editora Bantamconceituada na época, fez uma proposta à Lucas Film para publicar uma trilogia na qual continuariam as histórias dos personagens, como um universo paralelo. Após uma resposta positiva da produtora, a editora fez uma espécie de processo seletivo, no qual escritores de fantasia do mundo todo mandaram seus textos sobre o universo para serem avaliados, e o escolhido foi Timothy Zahn, um escritor já conceituado em nível literário e ganhador de prêmios como o Hugo Award. Nasce então a primeira obra do universo expandido de Star Wars a trilogia Trawn. Em pouco tempo observou-se que o sucesso dos livros foi imediato e ocupou o lugar de mais vendidos rapidamente. As obras Herdeiros do Império, O Despertar da Força Negra e Última Ordem deram início a um universo inimaginável nos padrões literários. A partir do lançamento de uma nova trilogia no cinema conhecida como trilogia de prequela em 1999 (Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith) a produção de obras no universo Star Wars multiplicou.
Recentemente, com a venda dos direitos da saga para Disney, os livros que foram publicados anteriormente à negociação foram excluídos do cânone oficial, ou seja, já não fazem mais parte da história original de Star Wars, e são encaradas como meras lendas (Legends). O cânone oficial é formado por livros lançados recentemente e que tem a autorização da Disney para a publicação, além de séries animadas e o lançamento cinematográfico da saga o Episódio VII – O despertar da força.
Os livros que envolvem o mundo criado por Lucas somam mais de 100 títulos e deles 57 escritores responsáveis por criar um pequeno pedaço da saga. Então, considerados Legends ou canônicos os livros hoje são tão importantes quanto os filmes e movimentam a criatividade fomentando leitura em uma geração que está chegando.  O maravilhoso universo de Star Wars promete muito mais produções literárias, o cinema não para, e o mundo das artes vai crescendo em conjunto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.