Adélia Prado: Repensando o ser-mulher

Verônica Daniel Kobs

Updated on:

A questão de gênero, que deve ser abordada no âmbito relacional, abrange o conceito de alteridade, já que os “gendramentos” acontecem para atender a uma expectativa que opõe masculino e feminino, a partir de determinados comportamentos. Sônia Missagia de Matos, em seu artigo “Repensando o gênero”, faz referência à teoria de Marilyn Strathern, que associa a alteridade à ativação da sexualidade:

Para uma pessoa encontrar outra do “sexo oposto” significa que o próprio gênero dele ou dela toma uma forma singular. Nessa condição uma pessoa elicita na outra uma forma sexual correspondente. Assim ele é totalmente masculino (all male), ou ela é totalmente feminina (all female) em relação a aquele outro. (MATOS, 1999, p. 51-52, grifo no original)

Porém, quando não há tal ativação, segundo a autora, predomina o estado denominado “cross-sex” (MATOS, 1999, p. 53), que prevê, no mesmo indivíduo, características atribuídas, convencionalmente, ao masculino e ao feminino. Essa relação com o outro é uma das tônicas da produção poética de Adélia Prado. Os poemas que trabalham a relação homem/mulher, no que se refere à sexualidade, são responsáveis, de certa forma, por perpetuar os perfis “gendrados” pela sociedade. A diferença explicitada por Strathern pode ser encontrada em fragmentos de Solte os cachorros, de Adélia Prado: “‘Deus fez o homem e o fez macho e fêmea’ e isto quer dizer que somos iguaizinhos no valor. A boa diferença é só pra obrigação e amenidades […]” (PRADO, 1979, p. 77-78, grifo no original). No poema “A maçã no escuro”, a escritora mineira apresenta um eu lírico livre das amarras sociais, capaz de descobrir a sexualidade e de se bastar, trazendo à tona a masturbação feminina, um tabu a ser transposto:

Meu sexo, de modo doce,

turgindo-se em sapiência

pleno de si, mas com fome,

em forte poder contendo-se,

iluminando sem chama a minha bacia andrógina.

Eu era muito pequena,

uma menina-crisálida. (PRADO, 1991, p. 182)

O fragmento acima transgride várias regras, já que, além do prazer solitário, acentuado pela expressão “bacia andrógina”, fala da descoberta da sexualidade e da obtenção do prazer, o que, até bem pouco tempo atrás, não era um privilégio das mulheres, no casamento. A sexualidade tinha como única finalidade a procriação, jamais a satisfação de um desejo físico, carnal. A historiadora Mary Del Priore, em entrevista à revista Época, revela detalhes importantes da vida sexual das mulheres, desde a época do Brasil Colônia, como, por exemplo:

[…] a mulher casada não podia se olhar no espelho, e tomava banho vestida, com um paninho na mão, para não ter contato com o corpo. […] era inconcebível que uma mulher pudesse ter prazer sem o homem. Também era proibido dormir de bruços, para não ter desejos à noite. (DEL PRIORE, 2005, p. 58)

Além desses dados, é universalmente conhecida a divisão, que vigorava ainda no século XX, entre as mulheres que “davam prazer” e aquelas “para casar”, o que reforça a repressão da sexualidade feminina.

A posição oscilante entre dois estereótipos femininos, a mulher submissa e a amante, pode ser considerada reflexo do caráter dual e inerente à revisão dos estereótipos do gênero em questão: “Aliada de seu desejo e sem o controle de seu corpo, a mulher aparece como objeto erótico do prazer masculino, perpetuada e aprisionada em papéis dicotômicos de amante submissa ou de perigosa devoradora de homens” (FUNCK, 2002, p. 47). No entanto, a faceta de “devoradora de homens” parece representar um caminho para a libertação, ao mesmo tempo em que, reagindo ao papel de mãe e mulher submissa, a mulher sente-se falida, já que, de algum modo, a situação que lhe foi atribuída pela sociedade garante a ela um relativo poder. Isso ocorre porque a maioria das mulheres foi criada para corresponder a diversos papéis que tentam assegurar a organização da casa e o bem-estar dos filhos e do marido, como demonstram estes fragmentos, de um guia da década de 1950, que ensinava as mulheres como ser uma boa mãe e uma esposa perfeita: “Seu objetivo: certificar-se de que sua casa é um lugar de paz, ordem e tranquilidade, onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito” (COSTA, 2016); “Dedique alguns minutos para lavar as mãos e os rostos das crianças (se eles forem pequenos), pentear os cabelos e, se necessário, trocar de roupa. As crianças são pequenos tesouros e ele gostaria de vê-los assim” (COSTA, 2016).

Reagindo parcialmente a isso e instalando a inconstância, em alguns poemas, como em “Casamento”, por exemplo, Adélia Prado, por meio do eu lírico, apresenta a busca da mulher pelo prazer, desconstruindo o mito que dissociava mulher e satisfação sexual: “[…]. A qualquer hora da noite me levanto,/ ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar. / É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha, / de vez em quando os cotovelos se esbarram, […]” (PRADO, 1991, p. 252). Nesses versos, a personagem da mulher apresenta submissão ao afirmar que acorda durante a noite, “a qualquer hora”, para ajudar o marido a limpar os peixes. Entretanto, existe algo a mais em seu gesto: uma intenção de romantismo/erotismo que ela deixa transparecer quando menciona o esbarrar de cotovelos, que os aproxima física e sensualmente em uma situação que é praticamente avessa a esse enlevo que a mulher sente, a cada volta de pescaria. Nesse sentido, ao se enfatizar a relação entre sexo, desejo e corpo, estabelece-se, conforme Susana Funck (2002), uma associação com o terreno dominado pelo masculino. E o objetivo disso, claro, é a resposta reativa ao esquema tradicional/patriarcal: “[…] são estes momentos de ruptura das fronteiras da representação que podem produzir novas formas de consciência e ampliar os limites do possível” (FUNCK, 2002, p. 50).

Apesar de serem nítidas a predominância do masculino e certa submissão do gênero feminino em relação ao desejo do homem, em textos como o mencionado acima, em outras ocasiões reforça-se justamente o oposto. Em “A maçã no escuro”, de Adélia Prado, pode-se aplicar o pensamento de Catherine MacKinnon, citado por Jane Flax: “Socialização de gênero é o processo através do qual as mulheres passam a se identificar como seres sexuais, como seres que existem para os homens” (FLAX, 1992, p. 244). Tal pensamento, embora seja considerado redutor, por Jane Flax, traduz bem a necessidade do masculino, reconfigurando, então, a relação de dependência.

Adélia Prado, ao comentar sobre o corpo feminino, aproveita para analisar, ainda que brevemente, o papel da mulher na sociedade, atribuindo isso ao corpo feminino, capaz de procriar:

É o próprio corpo da mulher a sede da contradição básica de sua condição. A natureza colocou nesse corpo a função biológica de reprodução […]. Tal ato colocaria a mulher numa situação de grande poder, mas uma vez que a referida função está a serviço da humanidade, esta se apropria desse poder, atribuindo á mulher a posição de subordinada. (FRANCESCHI, 2000, p. 118)

Essa colocação abriu caminho a uma terceira conotação para o corpo, já que, além de simples objeto de prazer, ele significa também uma espécie de porta de entrada para a sexualidade e, como afirmou Adélia, um instrumento de escravização, como se a condição de procriar obrigasse a mulher a ser mãe, apenas porque, biologicamente, foi predestinada a isso.

REFERÊNCIAS

COSTA, L. Este guia de 1950 dá 18 dicas para mulheres serem “boas esposas”. Disponível em: <http://awebic.com/cultura/guia-boa-esposa-1950/>. Acesso em: 17 jun. 2016.
DEL PRIORE, M. 500 anos de amor. Revista Época, p. 52, 12 dez. 2005. FLAX, J. Pós-modernismo e relações de gênero na teoria feminista. In: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Pós-modernismo e política.Rio de Janeiro: Rocco, 1992. p. 217-250.
FRANCESCHI, A. F. de. (Org.). Cadernos de literatura brasileira n. 9. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2000.
FUNCK, S. B. Descolonizando a sexualidade feminina: as marionetes e as vampiras de Angela Carter. In:
MATOS, S. M. “Repensando o gênero”. In: AUAD, S. V. (Org.). Mulher: Cinco séculos de desenvolvimento na América — Capítulo Brasil. Belo Horizonte: O Lutador, 1999. p. 19-57.
PRADO, A. Poesia reunida.São Paulo: Siciliano, 1991. _____. Solte os cachorros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.


Parte do artigo intitulado “Revisão dos estereótipos do gênero feminino nos textos de Adélia Prado”, publicado na revista Todas as Letras, n. 3, v. 18, 2016.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.