Recorte Lírico abre concurso e receberá textos para lançamento da primeira edição de revista

Redação Recorte Lírico

Recorte Lírico abre concurso e receberá textos para lançamento da primeira edição de revista

Muitos brasileiros acreditam que o nosso país não produz arte como se deveria, ou talvez não na quantidade que merecíamos, se tratando de um país com proporções continentais. O Projeto Recorte Lírico, em função disso e apegando-se aos seus próprios lemas, construiu um espaço singular para se produzir arte, e é com muito orgulho que compartilhamos com todos a chegada da Revista Recorte Lírico, edição: Iluminar.

Recorte Lírico abre concurso e receberá textos para lançamento da primeira edição de revista 1
Os textos podem ser enviados até 21 de julho de 2017. (Imagem: Luiz Prendin) 

Esta próxima edição vai reiterar o que o projeto sempre se propôs a fazer: dar luzes aos novos autores, que em sua maioria acaba “matando” os seus textos nas gavetas da vida. Essa é a chance de ressuscitá-los.

A “Recorte Lírico Iluminar” abrangerá alguns gêneros textuais, o que possibilitará a participação de diferentes “tipos” de autores: Os de crônicas, contos e poesia. Nossa proposta é (re)significar o atual cenário da literatura nacional, sem sermos pretensiosos, mas nos parece evidente que é preciso dar voz aos escritores que estão, de fato, pedindo passagem.

Vamos ao que mais interessa, se você é autor de algum dos gêneros citados e tem a originalidade e a confiança de publicar-se, chegou o teu momento.

Escreva-nos no e-mail: revista@recortelirico.com.br

O e-mail deve ter no assunto o nome “conto”, “crônica” ou “poesia”. O arquivo deve ser em doc ou docx, com o título do texto e o texto em si. Não serão aceitos poesias, crônicas ou contos escritos no corpo do e-mail, nesse local você deve colocar uma breve “bio”, com no máximo 500 caracteres.

Caso tenham dúvidas, pode fazê-las aqui mesmo no post.

Abaixo o regulamento por gênero:

Data limite de envio: 21 de julho de 2017

Tamanho por gênero:

Conto:entre 1 e 2 páginas (considerando uma página com 3000 caracteres).

Crônica: 1 página (considerando uma lauda com 3000 caracteres).

Poesia: 1 página (com certa liberdade de criação, porque esse gênero não tem um padrão pré-estabelecido. Mas não deve passar de uma página).

Previsão de lançamento: Setembro de 2017. Os autores publicados serão notificados quando forem escolhidos no concurso e quando a revista for lançada.

Serão selecionados 3 crônicas, 6 contos e 9 poesias (caso seja haicai, pode ser até três poemas por autor). Os autores não serão remunerados, poderão, eventualmente, dissemos EVENTUALMENTE, receber um exemplar da revista, caso tenhamos patrocinadores que estejam dispostos a bancar a impressão. O nosso principal objetivo é dar voz aos seus textos, e isso faremos com afinco. Caso o seu texto não seja publicado na primeira oportunidade, não desista, continue escrevendo e nos enviando. Serão aceitos no concurso até três textos por autor na mesma edição, entretanto somente o mais adequado ao tema será publicado.

Os textos precisam aproximar-se ao tema, isso é critério de desempate, inclusive.

Algumas recomendações: fuja dos clichês, às vezes isso é importantíssimo na hora da decisão de qual texto será publicado. De maneira alguma cometa plágio, isso é ruim para a revista, mas é pior para o autor, que será identificado em cada obra. Por fim, não deixe de enviar o seu texto por considerar que ele não será publicado, você pode e vai se surpreender, pode confiar.

12 comentários em “Recorte Lírico abre concurso e receberá textos para lançamento da primeira edição de revista”

    • Bom dia Sônia! O tema é “iluminar”! A sua criatividade é que manda, a partir daí. Pode ser algo metafórico, como a revista iluminando novos autores (;P) ou algo mais literal, como o ato de iluminar uma rua, por exemplo. Ilumine-se e pense em um texto iluminado! 😀

      Responder
  1. O tema -como disse mariacdadalt- é “iluminar”, certo?
    Além disso, quando vocês avisarão os contribuidores se terão ou não seus textos publicados?
    Boa noite, grato!

    Responder
    • Olá, Haroldo, o tema é sim “iluminar”, como consta no edital e ratificado pela Maria Dadalt. Quanto à publicação, os autores que forem escolhidos serão notificados ao serem selecionados e no dia da publicação também receberão um e-mail. Abraços.

      Responder
    • Olá, Haroldo, o tema é sim “iluminar”, como consta no edital e ratificado pela Maria Dadalt. Quanto à publicação, os autores que forem escolhidos serão notificados ao serem selecionados e no dia da publicação também receberão um e-mail. Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.