Resultado do concurso da Revista Recorte Lírico

Redação Recorte Lírico

Resultado do concurso da Revista Recorte Lírico

Foram mais de 250 textos recebidos durante o concurso realizado pelo portal para a primeira edição da Revista Recorte Lírico. Destaques para o Norte e Nordeste, com alto número de autores dessas regiões, provando que a literatura nacional respira, e não só no sul e no sudeste brasileiro.

Como proposta central da primeira edição, e, até de certa forma, lema permanente do editorial da revista, queríamos lançar os novos autores. Interessava-nos as poesias escritas e esquecidas, os contos que foram guardados nas gavetas da vida…. E o resultado foi lindo. Pessoas de cidadezinhas nordestinas mandando cordéis, autores alegando terem revistos linhas autorais de décadas passadas, e até crianças de 12, 13 anos compondo com forma e conteúdo de gente grande.

Se fôssemos seguir os nossos corações, publicaríamos, pelo menos, o dobro do que o edital solicitou para esta edição. O bom é que, junto com as centenas de autores que participaram do edital, aprendemos muito com esse concurso. Aprendemos que o sonho de publicar-se pode e deve manter-se vivo nos corações de todos. Não desistam nunca. Continuem a mandar os seus textos, a próxima edição já vem logo aí. Aguardem!

 

Lista com os nomes dos textos e dos autores por gênero:

 

Crônica:* 

Açucoremos – Luana Adriano

 

Poesias: 

A passagem do poema – Diego Muniz

Circo – Henrique Bastos Zanforlin

Ilusão – Eduardo Chaves Laurent

O mamoeiro e o sanhaço – Gládiston de Souza Coelho

Soneto à Luz – Vinicius Keller

Afecção – Lívia Maria Costa Sousa

Decreto – Danielle Vilas Bôas

Luz – Diógenes Carvalho Veras

Raio de Sol – Paulo Tortora

Vermelho barro – Vermelho marrom – Samuel Evangelista

Apenas mais um cujos escritos foram lidos por ambíguos seres que, diferentemente dos cegos humanos, não dependiam da luz para enxergar; e assim morreu, sem se ver iluminar – Malveira Cruz

Feito de Luz – Bandeira Junior

Noite, noite e imensidões – Dan Oliveira

Retina – Igor Soares Veiga

Verocintilância – Mayara Costa

 

Contos:

Abortado – Paulo Fernandes

Enquanto ardem as chamas – Vitor Soares

Um caminho de cães – Talitha Borges

As luzes do lampião – Débora Martins

Consultório Médico – Lucas Azevedo

Lúgubre Fadário – Ricardo Lacava Bailone

Mãe solteira – Luis Gabriel Sousa

Iluminarte – Lauro Luna

 

*No edital foi solicitado o número de três crônicas, porém, durante o concurso, o número de textos desse gênero, além de ter sido baixo, não atendeu às expectativas do grupo de avaliadores. Com isso, o grupo editorial resolveu subtrair o número do gênero na revista para uma única crônica.

A data de publicação da revista ainda será confirmada no site e nas redes sociais do portal Recorte Lírico. Certo é que será lançada, de forma online, na primeira ou segunda semana de setembro. A segunda edição tem previsão de lançamento no mês de janeiro, sendo que o edital deve ser aberto em outubro. Os autores selecionados já nesta edição serão comunicados, via e-mail, sobre eventuais procedimentos da publicação editorial.

Como previamente esclarecido no edital do concurso da primeira edição, a revista não tem garantias quanto a sua impressão. Para que isso aconteça o projeto deverá receber incentivo financeiro, o que ainda não aconteceu. A editora Recorte Lírico garante que todos os meios de receber esse incentivo financeiro para o projeto será estudado, inclusive o de “crowdfunding”, que é aquela “vaquinha online”.

No mais, agradecemos pela participação de todos e esperamos os seus textos nas próximas edições. Até lá!

 

Da Redação

2 comentários em “Resultado do concurso da Revista Recorte Lírico”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.