As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros

Cássio de Miranda

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros 2

Selecionei dez séries de TV que foram inspiradas em alguma obra literária. Existem outras dezenas (talvez centenas) de títulos interessantes que poderiam, com certeza, figurar aqui nesta lista. Mas como toda seleção de filme, música, série, e tantas outras coisas, é impossível agradar a todos os gostos. Portanto, não fique ressentido caso a sua favorita não conste na lista, mas, aproveite-a e assista os títulos que você ainda não apreciou. Vamos à lista:

 

10 – The 100

 

The 100 é uma série que eu não queria de jeito nenhum assistir. Confesso que só vi porque a minha esposa insistiu muito. Gostei! É o que posso dizer. Não é algo extraordinário, mas também não deixa a desejar. O tempo é, digamos, bem gasto. A série é baseada no romance homônimo da Kass Morgan (trata-de do primeiro livro de uma trilogia). Há quem diga que a série é “bem melhor” do que o livro. Sim, isso acontece às vezes.

 

9 – Under the dome

 

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros
(Imagem: Reprodução/CBS)

 

Under the dome é uma série de drama e fantasia desenvolvida por Brian K. Vaughan. A série é baseada no livro homônimo do mestre do horror Stephen King e é produzida pelo canal CBS. Três grandes temporadas até conflitos e projetos paralelos culminarem no cancelamento da série.

 

8 – Sherlock

 

Grande Scherlock Holmes! Essa aqui não é nem preciso apresentar… Quer dizer, precisa sim: A boa série é baseada nas histórias de Sherlock Holmes escritas por Sir Arthur Conan Doyle. Criado por Steven Moffate e Mark Gatiss, a adaptação é bem feita e moderna. O grande problema é que ela “perde o fôlego” ao longo das temporadas, criando certa monotonia ao assisti-la. Mas, de resto, vale a pena. Principalmente as três primeiras temporadas.

 

7 – Dexter

 

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros 1
(Imagem: Showtime/Reprodução)

 

Dexter é uma série muito bem avaliada. E ela está na lista justamente por isso. Eu nunca consegui completá-la, o que é uma pena. Mas tenho amigos que simplesmente veneram as aventuras de Dexter Morgan. O serial killer da série é o “anjo da morte” que protagoniza as obras do escritor americano Jeff Lindsay. Sete livros do autor formaram a base para o enredo da adaptação bem-sucedida.

 

6 – Agatha Christie’s Poirot/Agatha Christie’s Marple

 

Dois personagens de romances da escritora britânica Agatha Christie inspiraram essas séries de TV: o detetive Hercule Poirot e Mr. Marple. A emissora inglesa ITV detinha os direitos de transmissão, que depois foram adquiridos pela BBC. Ambas as séries são muito elogiadas por críticos literários devido à precisão e minúcia interpretativas da obra de Agatha Christie.

 

5 – Orange is the new black

 

Essa é uma das séries que eu não sabia que era adaptação de livro. Venho assistindo ela desde o ano em que foi lançada e gosto bastante. Tem humor, tem diversidade de gênero, tem abordagem das condições, às vezes precárias, das detentas americanas que, lógico, a crítica fica estendida a outros tantos países. Nem preciso citar o Brasil… A série é baseada a partir do livro de memórias de Piper Kerman, ex-detenta acusada por crimes de lavagem de dinheiro. Sim, é literatura, de qualquer modo.

 

4 – Downton Abbey

 

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros 5
(Imagens: Carnival Films/Reprodução)

 

Downton Abbey é uma das minhas séries favoritas. Primeiro, é fundamental gostar de histórias “de época”. Visto isso, você não se decepcionará com essa excelente série do Julian Fellowes, talvez só com algumas perdas que entristecem muito os telespectadores. Julian se baseou em vários livros da autora britânica Jane Austen, o que de certa forma não é uma adaptação direta, mas sim um misto de fatos históricos do início do século XX (como o naufrágio do Titanic) com o acervo autoral da Austen.

 

3 – Narcos

 

Os brasileiros estão ensandecidos com Narcos… Quer dizer, pelo menos eu estou. Ver Wagner Moura junto com o José Padilha, como em “Tropa de elite”, é garantia de sucesso, como tem sido, mesmo com a morte de “El patron” (Pablo Escobar), o que culminou na despedida do Wagner na série. Narcos é inspirada no livro “Killing Pablo” escrito pelo agente Javier Peña, um dos “caçadores” de Escobar.

 

2 – House of Cards

 

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros 3
(Imagem: Netflix/Reprodução)

 

A série é baseada no romance homônimo de Michael Dobbs, um drama político muito bem feito. Particularmente, gosto da série, acho a produção impecável, a história cativante e o Kevin Spacey (Francis Underwood) genial. Ele além de um ator espetacular, conseguiu na pele do político Underwood estereotipar o político brasileiro, não é bem verdade? O melhor do personagem são as frases de efeito. A minha favorita: “Se não gosta de como a mesa está posta, vire a mesa”.

 

1 – Game of Thrones

 

As 10 melhores séries televisivas baseadas em livros 4
(Imagem: HBO/Reprodução)

 

Por fim, a série sensação mundial. Falar de Game of Thrones hoje é um evento, quase que uma obrigação nas rodas entre amigos, sejá lá onde for. E é justo o sucesso da adaptação da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin”, produzida pela HBO. Além da espetacular forma como é conduzida a série, com seus efeitos especiais, paisagens incríveis, cenas muito bem elaboradas, a contribuição (até um determinado tempo) do Martin com a produção da série, ou pelo menos participando com pitacos, trouxe verossimilhança à adaptação, o que os fãs adoram. Lógico, verossimilhança, não uma xerox. Mas, com certeza, Game of Thrones é uma das séries mais comentadas de todos os tempos, favorita de muitos e nunca será esquecida por décadas, o que já é um grande legado da adaptação.

 

Acompanhe a página do editor e veja mais textos como este clicando aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.