[Hora do Enem] Principais casos de vírgula

Verônica Daniel Kobs

– Morei no Rio de Janeiro, na década de 1960. > Vírgula para separar os advérbios.

– Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha, branca;
– 4 xícaras de polvilho, azedo;
– 4 ovos. > Vírgula para separar os itens principais de seus especificativos, como ocorre nos dois primeiros tópicos desse exemplo.

Atenção: Quando há uma lista vertical, com itens iniciados com minúsculas, usar ponto-e-vírgula ao final de cada item (exceto no último). Se os itens forem iniciados com maiúsculas, usar ponto final para encerrar cada item (exceto no último).

– Assim que pão estiver crescido e levemente tostado, retire e sirva. > A vírgula não pode interromper a informação. Nesse caso, desde “assim” até “tostado” há uma unidade: um advérbio longo de tempo.

– Fantasiados e empolgados, os convidados compareceram à festa. > Vírgula para separar o aposto (formado de particípios) do resto do período.

– O time ainda tem chance. > A vírgula não deve separar sujeito de verbo, mesmo que o verbo venha precedido de palavras como “ainda”, “sempre”, “não”, “nunca”, etc.

– Ameaçando a vítima, o ladrão conseguiu levar o carro. > Vírgula para separar a informação complementar com gerúndio do resto do período.

– Bom dia, senhores. > Vírgula para marcar o vocativo.

– Enfeitei a casa, de cima a baixo. > A vírgula também serve para dar ênfase. Nesse caso, porém, é preciso verificar se o destaque não ganhará teor pejorativo. No exemplo dado, a ênfase fica à escolha de quem escreve o texto. Porém, neste exemplo, ela é desaconselhável: O carro, velho, precisa de reparos.

– A nova avenida, um pedido antigo dos moradores, facilitou a vida dos comerciantes do bairro. / A nova avenida — um pedido antigo dos moradores — facilitou a vida dos comerciantes do bairro. > Em alguns textos, o travessão é usado para separar as informações complementares das básicas, assim como a vírgula. Entretanto, a vírgula é um tipo correto de pontuação, além de ser mais comum e popular que o travessão. Por essa razão, recomenda-se usar o travessão apenas eventualmente.

Corrigindo erros de vírgula:

– A exposição, movimentou a capital. > Não deve haver vírgula, para não separar o sujeito do verbo.

– Os produtos foram distribuídos gratuitamente no dia do evento. > Deve haver vírgula, para separar um advérbio do outro: Os produtos foram distribuídos gratuitamente, no dia do evento.

– A gerente foi, conferir a inauguração da loja. > Não deve haver vírgula, para não separar os dois verbos da locução verbal.

– Dona Rita, uma pessoa conhecida por todos recebeu homenagem dos filhos. > Deve haver vírgula, para fechar o aposto. No meio do período, o aposto inicia e termina com vírgula: Dona Rita, uma pessoa conhecida por todos, recebeu homenagem dos filhos.

– Nascido em Curitiba mas estabelecido no Rio, o diretor visitou a terra natal. > Deve haver vírgula, para fechar o trecho que apresenta verbo no particípio (“nascido”) e para anteceder o “mas”. Sempre há vírgula antes de “mas”: Nascido em Curitiba, mas estabelecido no Rio, o diretor visitou a terra natal.

– Quem prefere consumir doces a salgados, deve experimentar a receita. > Não deve haver vírgula, para não separar termos essenciais da oração, afinal, embora seja bastante longo, “Quem prefere consumir doces a salgados” é o sujeito da locução verbal “deve experimentar”.

 

Vírgula e mudança de sentido:

 

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode forçar o que você não quer.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode acusar a pessoa errada.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

A vírgula pode mudar uma opinião.
Não quero ler.
Não, quero ler.

(Revista Veja (SP), 09/04/08)

 

Confira o texto anterior sobre dicas para o Enem, com o tema de crase, clicando em Hora do Enem.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.