Tolkien para Iniciantes

Sara Muniz

Updated on:

Quer começar a ler as obras de J.R.R. Tolkien, mas não sabe por onde começar a viajar na Terra-média? Em primeiro lugar, existe uma ordem de leituras completíssima no site Tolkien Brasil, na qual eles até mesmo separaram a ordem por níveis de leitores de Tolkien, porque a obra é muito mais complexa do que parece. Com base nisso e na minha experiência com as leituras tolkenianas, eu montei uma ordem de leituras própria e expliquei porque é melhor começar desse modo. Não vou até as obras mais complexas, afinal, esse post é voltado para iniciantes. Entretanto, não deixe de conferir aquele artigo que deixei linkado, é ótimo.

O Silmarillion é a basicamente a bíblia da Terra-média, para conhecer a história do mundo de Tolkien, basta lê-lo. O único problema é que é um livro bem complexo e que demanda uma pequena experiência com a escrita detalhada do autor, com a Terra-média, etc. Portanto, não recomendo que você comece por ele, por mais que ele seja o início de tudo.

Você, meu caro iniciante, deve começar por O Hobbit, pois é uma história que se passa antes de O Senhor dos Anéis e não se estende tanto. Além disso, é a obra perfeita para começar, é uma aventura só e é muito divertido. Em seguida, você deve ler O Senhor dos Anéis, tanto para seguir a ordem cronológica, como para aguentar um pouco mais.

Tolkien para Iniciantes
weheartit.com

Para a leitura de O Senhor dos Anéis, particularmente eu recomendo que ela seja feita sem rupturas entre um livro e outro. A essa altura você deve saber que é uma trilogia: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Você deve lê-los seguidamente, sem parar para ler outros livros nos intervalos, simplesmente pelo fato de que, alguns leitores ficam presos à história desde A Sociedade do Anel, mas outros se prendem somente a partir de As Duas Terras, justamente pelo auto teor descritivo introdutório que aparece em A Sociedade do Anel.

Essa característica pode acabar entediando o leitor, que vai para outro livro antes de prosseguir para As Duas Torres e acaba por abandonar a trilogia, levando eras para retornar à aventura e, consequentemente, perdendo-se nos acontecimentos.

Logo, leia tudo de uma vez. Vai por mim, vai ser muito melhor, porque você vai ver como valeu a pena não abandonar essa obra prima que é a trilogia d’O Senhor dos Anéis.

Prosseguindo, depois desses quatro livros, você já está pronto para ler O Silmarillion. Caso você comece e sinta que ainda não está pronto, leia outras aventuras de Tolkien como Tom Bombadil, Mestre Gil de Ham e Roverandom. Será uma pequena pausa, pois são histórias mais tranquilas e descontraídas.

Tolkien para Iniciantes

E essas são as minhas dicas para os iniciantes. Visitando o artigo linkado, vocês perceberão que a ordem cronológica das obras de Tolkien são extremamente complexas, pois você tem de ler capítulos específicos intercalados com as obras na íntegra. É bastante trabalhoso. Eu mesma ainda não me aventurei a seguir toda aquela ordem, afinal, estou um pouco longe de completar minha coleção de Tolkien, mas quando eu tiver todos os livros e tiver lido todos eles pela primeira vez, aí seguirei essa ordem. O que acha disso? Espero ter ajudado os iniciantes.

Boa leitura!

Leia outro texto sobre o Tolkien aqui no blog clicando aqui.

2 comentários em “Tolkien para Iniciantes”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.