5 motivos para ter um blog literário durante a Faculdade de Letras

Sara Muniz

5 motivos para ter um blog literário durante a Faculdade de Letras

Todo mundo já deve ter criado um blog em algum momento. Criei meu blog literário em 2014 (depois de alguns anos de experiência com blogs de HTML/CSS). Decidi que iria compartilhar minhas leituras nesse blog, escrever resenhas, fazer listas, criar metas de leitura… Enfim, seria uma espécie de diário de leitura. Para quem faz Letras, criar um blog literário nesse período (mesmo que seja somente para você ler) pode ser uma opção interessante. Vou dar 5 motivos pelos quais você deveria pensar nisso:

 

  1. Você poderá resenhar todos os livros que você lê

Sabe aquela famosa ficha de leitura que os professores sonham que os alunos de Letras fazem? Bom, eu tecnicamente faço quando escrevo as resenhas de todos os livros da faculdade e posto no meu blog. Isso me ajuda muito, principalmente na hora de estudar a obra para a prova. Também é muito útil para quando você leu aquele livro tão rápido, que em dois meses você já esqueceu metade da história. Se eu tenho a resenha lá registrada, basta acessar de novo e ler sobre o que era o enredo, o que achei da obra, etc.

 

  1. Você pode criar listas

Você pode registrar no seu blog suas listas de livros desejados, livros para ler, livros, filmes, séries e documentários que os professores citaram em sala, etc.

 

  1. Você será mais organizado

O blog pode te ajudar a se organizar mais, uma vez que pode ser tido como um diário de leitura. Você saberá o que leu, o que deve ler a seguir e terá a sua “ficha de leitura” já pronta para estudar. O que é legal também, é que você poderá visualizar que livros foram lidos em cada ano e semestre da faculdade.

 

  1. Você terá mais contato com o mundo literário

Além de desenvolver melhor a sua habilidade de resenhista, se você seguir outros blogs literários, poderá criar laços e até desenvolver novas amizades no âmbito digital literário. Estará sempre recebendo e dando dicas de leituras.

 

  1. Você poderá compartilhar com os seus colegas da faculdade!

Você pode compartilhar suas resenhas com os colegas da faculdade, para ver se ela é boa o suficiente, se há algo que você esqueceu de ressaltar (já que todos terão lido o mesmo livro), se eles concordam com a sua avaliação do livro e muito mais! Claro que nem sempre eles terão tempo de ler, mas aqueles que gostam de blogs literários, resenhas e análises, com certeza darão uma visitada no seu blog e nas suas resenhas!

 

Criar um blog literário durante o curso de Letras é um projeto pessoal que te ajudará a estudar. O que acha de criar o seu hoje mesmo? Caso queira dar uma olhadinha no meu, eis o link para o acesso: https://interesses-sutis.blogspot.com/

 

 

Leia outros textos da Sara Muniz clicando aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.