5 músicas brasileiras inspiradas na literatura

5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Unir literatura e música é um prato gigantesco para os amantes dessas duas artes, e foi em função desse público que listamos cinco composições brasileiras, quase todas no rock nacional, que foram de certa forma inspiradas em alguma obra literária. Deliciem-se!  
 
 
5 – Um Messias Indeciso – Raul Seixas

 

Metro linha 743 - 5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Imagem: Reprodução
A música que é pouca conhecida pelo grande público, fala sobre Jesus Cristo, ao qual Raul admirava, apesar das pessoas insistirem que não. A canção foi escrita em 1984 no álbum “Metrô Linha 743″, e tem sua inspiração na obra “Ilusões” do autor estadunidense Richard Bach.
4 – Índios – Legião Urbana
 
legiao urbana 540x332 - 5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Imagem: Reprodução
A canção épica da banda do Renato Russo figura aqui pelo simples motivo histórico e emblemático que tem para o país. “Índios” tem inspiração óbvia na relação do português colonizador com os nativos brasileiros, e listamos pela “Carta de Pero Vaz de Caminha” que, apesar de não ter fins intrinsecamente literários, compõe toda a questão histórica do país, além de ser o primeiro registro formal do Brasil. É uma das maiores músicas da banda, que foi lançada em 1986 no álbum “Dois”.  
 
 
3 – Amor, I Love You – Marisa Monte
 
Marisa Monte - 5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Imagem: Reprodução
Composição de Carlinhos Brown e Marisa Monte, a canção tem uma citação do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, que “cai como uma luva”, um “gran finale” para a belíssima canção que embalou muitos casais Brasil afora.
 
2 – Epitáfio – Titãs
titas banda grande - 5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Imagem: Reprodução
 
Essa talvez seja a mais polêmica e interessante das intertextualidades musicais no país simplesmente pelo motivo da não comprovação da autoria do poema “Instantes”, que muito se acreditou ser do poeta argentino Jorge Luís Borges e depois se reivindicou ser da escritora americana Nadine Stair. Enfim, essa não é a parte principal, e sim a questão da beleza da adaptação musical, que foi feita pelo vocalista e pianista da banda Sérgio Brito, em 2001.
 
1 – Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii
 
maxresdefault - 5 músicas brasileiras inspiradas na literatura
Imagem: Reprodução/MTV

A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, uma das maiores do segmento do rock brasileiro, lançou essa canção em 2003, sendo o 16º álbum oficial do grupo. A canção é inspirada, logicamente, no grande clássico homônimo do espanhol Miguel de Cervantes, um dos maiores nomes da literatura mundial. A música de certa forma narra um pouco da história da personagem principal da obra, o adorável Dom Quixote ao lado do seu fiel escudeiro Sancho Pança, desbravando os desafios que a sua “loucura” lhe proporciona. 

E aí, gostaram?! Claro, sabemos que existem tantas outras músicas que suas composições foram motivadas através da literatura, mas pensem o quanto já foi difícil decidir por essas cinco canções maravilhosas… Breve traremos outros títulos. Aguardem! 

Cássio de Miranda

Cássio de Miranda

Editor da Recorte Lírico. Baiano, mas exilado no Sul do país. Escreve sobre livros, filmes e séries. Pai, professor e escritor, não necessariamente nessa ordem. E-mail.: cassiodemiranda91@gmail.com; cassiodemiranda@recortelirico.com.br;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *