Curitiba tem Semana Cultural voltada a profissionais da educação

Redação Recorte Lírico

Começa hoje (22), a 7ª edição da Semana Cultural, voltada aos servidores da rede municipal de ensino, da Fundação Cultural de Curitiba e representantes da comunidade. Até 27 de agosto, serão ofertados gratuitamente 28 mil lugares para aproximadamente 250 espetáculos nas diferentes linguagens artríticas. A abertura do evento será às 14 horas, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, no Teatro Guaíra, com apresentação do “Coral Brasileirinho”.

Curitiba tem Semana Cultural voltada a profissionais da educação 1
Foto: Domínio Público
A programação inclui shows de música, dança, teatro, oficinas de quadrinhos, entradas para exposições e outras manifestações artísticas. “Esta semana, mais uma vez, vem trazer um variado repertório de apresentações. É um exercício de valorização das artes e dos saberes culturais, para ampliação do processo de formação”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
As apresentações acontecerão em mais de 30 espaços da cidade. A Semana Cultural é promovida desde 2013 como parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba. O evento é uma ação de valorização dos servidores das duas áreas e busca a ampliação do repertório cultural dos profissionais com a valorização dos agentes de cultura da cidade.
A participação nos espetáculos acontece no dia de permanência do profissional da educação, ou seja, no horário em que o profissional está fora de sala de aula, dedicando-se à pesquisa e planejamento.
Uma novidade desta edição é a visita mediada ao Museu da Vida, onde estão representados os saberes e as experiências das comunidades nas quais a Pastoral da Criança atua, tornando o espaço uma importante fonte de cultura, pesquisa e disseminação de conhecimento. O lugar conta com exposições permanentes e espaços em área aberta, que promovem a integração com a natureza e o livre brincar.
Na oficina Fundamentos de Dança Afro Brasileira, com Carlinhos Malaquias, os profissionais vão conhecer um pouco da prática dos movimentos africanos e a cultura que mantém a tradição da dança ao longo do tempo. Leandro Toporowicz apresenta na Casa da Leitura Paulo Leminski textos inspirados nos contos de fadas tradicionais reunindo o público numa roda de conversa.
O Paço da Liberdade também será palco de um recital de violão solo com Luiz Cláudio Ribas Ferreira, um dos principais nomes do violão erudito brasileiro, com vários prêmios nacionais e internacionais conquistados.
Da Redação
Fonte: Bem Paraná

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.