Os benefícios da leitura e da cafeína para a saúde mental

Sara Muniz

Você é do tipo de pessoa que adora ler e que adora café? Mais do que isso, você é o tipo de pessoa que gosta de ler enquanto bebe café? Bom, nesse caso, listei alguns benefícios dessas práticas maravilhosas e, como atreladas, podem beneficiar a sua saúde mental:

 

Os benefícios da leitura e da cafeína para a saúde mental 1
(Imagem: weheartit.com)

 

Benefícios do café (95% cafeína):

 

1. Previne o câncer

O café tem propriedades anti-cancerígenas. Presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que as pessoa que bebe diariamente café reduziu os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também pode ser reduzida por sua ingestão. Então, como pode-se ver o Café tem enormes efeitos benéficos sobre o combate a esta doença mortal, todos devem consumir uma xícara de café para se manter saudável.

2. Reduz o risco de perda de memória

Café melhora a memória. Mostrou-se que prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Isso ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress. Doença de Parkinson também foi provada que podem ser reduzida pela sua ingestão.

3. Projete o fígado

O consumo de café ajuda na melhor eficiência do fígado. Isso reduz o risco de colangite esclerosante primária, que pode levar a cirrose do fígado e insuficiência hepática, em última análise. Ele também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular, que é uma forma de câncer de fígado.

4. Reduz riscos de suicídio

Uma pesquisa associou o consumo do café com a redução de cerca de 50% do risco de suicídio em homens e mulheres. Os cientistas envolvidos no projeto são da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos EUA. Foram analisados dados de três grandes pesquisas feitas nos Estados Unidos entre 1988 e 2008. Entre os mais de 200 mil participantes estavam consumidores de bebidas com e sem cafeína. As informações revelaram que as chances de suicídio caem pela metade entre adultos que consomem entre duas e quatro xícaras de café diariamente. Isso acontece porque o café estimula o sistema nervoso central e age como um antidepressivo ao aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina. Os pesquisadores acreditam que isso explica as menores taxas de depressão encontradas entre apreciadores do café em estudos anteriores. Apesar de diminuir o risco de suicídio, os cientistas recomendam que adultos deprimidos não tomem mais café, porque quando o consumo da substância é maior do que o habitual pode causar efeitos colaterais.

5. Evita depressão feminina

Uma pesquisa da Harvard School of Public Health (HSPH) concluiu que mulheres que bebem café possuem menos chances de desenvolver a depressão. Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingere quatro ou mais xícaras da bebida ao longo do dia. Os pesquisadores estudaram 50 739 mulheres, com idade média de 63 anos. Elas estavam livres da doença quando o estudo começou em 1996.

6. Outros benefícios

– O Café contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade.
– O café contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos.
– Ela ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuospatial
– A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzido pela ingestão de cafeína.
– A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente.
– O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental-.

 

Os benefícios da leitura e da cafeína para a saúde mental
(Imagem: weheartit.com)

 

Benefícios da leitura

 

1. Ler é tão terapêutico quanto música e cinema

A American University fez pesquisa e recomenda que, quando em momento de dificuldade na vida, ler sobre tema correlato induz a vivenciar a luta do personagem no livro e transportar para a vida prática.

2. Ler um romance melhora atividade cerebral por dias

Pesquisa da Universidade Emory aponta que o resultado da leitura atua nos moldes de exercícios físicos para o cérebro. Romances o transportam para experiências de outras pessoas e a imersão tem resultados biológicos.

3. Ler previne Alzheimer e demência

O cérebro exercitado funciona como o coração – benefícios a longo prazo e diversos estudos apontam prevenção das duas.

4. Leitores são mais inteligentes e tem uma boa memória

Quando você lê, cria espaço para novas memórias no cérebro. Quando você exercita o cérebro dessa maneira, o órgão cria novas sinapses e afia a capacidade de memória, abrindo espaço para mais informações serem guardadas.

5. Ler faz com que você escreva melhor

Quando você lê, se torna uma espécie de ladrão de estilo (de escrita). Quanto mais você se identifica com a maneira de o autor escrever, mais aquilo afeta e aprimora sua capacidade de escrita. Da mesma forma que músicos são influenciados por músicas que gostam.

6. Ler te faz um ser humano mais humano

Mais um estudo: quem lê regularmente tem três vezes mais chance de exercer alguma função de caridade ou mesmo de praticar isso no dia a dia, pois a leitura comprovadamente te faz mais sensível aos problemas que nos rodeiam.

 

Os benefícios de ler enquanto bebe café

Tendo em vista de que o café é uma bebida que proporciona, por meio da cafeína, energia e concentração, tem-se que beber café durante suas leituras pode te ajudar a ter mais sucesso na hora de obter os benefícios ao ler. Ambos são bons para a memória e a leitura, em particular, previne doenças mentais que envolvem, sobretudo, o esquecimento (como o Alzheimer). Ou seja, com o café, você terá mais foco e concentração para ler (dá até para despistar o sono sorrateiro) e, ao ler enquanto bebe café, você estará exercitando/alimentando o seu cérebro com a eficiência de conseguir se focar mais e aproveitar melhor o conteúdo do texto lido.

 

Fontes

independent.co.uk

buzzfeed.com

huffingtonpost.com

https://exame.abril.com.br/ciencia/veja-o-que-a-ciencia-diz-sobre-os-beneficios-e-maleficios/

Os 10 Benefícios do Café para Saúde

1 comentário em “Os benefícios da leitura e da cafeína para a saúde mental”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.