Em busca de Marcel Proust perdido, perguntas e respostas, os leitores, os prazeres e os dias de Frank Wan

Em busca de Marcel Proust perdido, perguntas e respostas, os leitores, os prazeres e os dias de Frank Wan

Proust foi sempre doente?

Não! Não existe qualquer indício de qualquer problema de saúde de Marcel Proust até aos 9 anos.

18838976 10203634312576302 6363359264167262027 n - Em busca de Marcel Proust perdido, perguntas e respostas, os leitores, os prazeres e os dias de Frank Wan
Marcel Proust

Aos 9 anos, após uma caminhada tranquila dos Proust com um casal amigo, ele um médico muito famoso, Marcel tem uma crise de sufocação, é transportado pelo pai que, apesar de médico e ter um grande sangue frio, fica aterrorizado e, obviamente, para a mãe é o início de um calvário que durará a vida toda.

unnamed - Em busca de Marcel Proust perdido, perguntas e respostas, os leitores, os prazeres e os dias de Frank Wan
O pai e o irmão de Marcel Proust

Robert Proust, o irmão de Marcel, relata este acontecimento e não nomeia o médico amigo, chama-lhe apenas “D”, mas é fácil identificá-lo: trata-se do Dr. Simon Duplay, professor de medicina e inventor.

Estamos na época do culto da ciência, assunto vasto que vai cruzar a vida de Marcel diversas vezes, e a asma de Marcel põe a nu as muitas limitações da ciência humana: dois médicos proeminentes, o pai de Marcel e o Dr. Duplay, são impotentes face à asma de Marcel.

Este acontecimento, naturalmente, divide a vida de Marcel em duas partes, a partir desta primeira crise de asma, e durante os 8 anos seguintes, Marcel nunca mais frequentará a escola de forma continuada e regular, mas passará a estar grande parte do tempo entregue aos cuidados da mãe.

Deixo aqui o relato simples que Robert Proust faz sobre o acontecimento.

“… nesse momento, deveríamos ter talvez eu uns 3 anos e ele uns 5, o meu irmão nunca tinha tido qualquer problema de saúde. (…) Foi só já com 9 anos (1880) ao regressarmos de um longo passeio pelo Bosque de Bolonha com os nossos amigos D… foi nesse momento que Marcel sofreu uma crise de sufocação terrível, e teve de ser levado ao colo pelo meu pai que estava aterrorizado; foi a partir daqui que começou este ambiente terrível em que pairava sempre sobre nós a ameaça de crises do mesmo tipo.”

Robert Proust (1924), Proust Intime, NRF

37592902 10205279230258216 5558112702397677568 n - Em busca de Marcel Proust perdido, perguntas e respostas, os leitores, os prazeres e os dias de Frank Wan
Robert e Marcel Proust
Robert sempre sério e Marcel com as suas habituais piadinhas e brincadeiras que exasperavam muita gente.





Comentários
Frank Wan

Frank Wan

Frank Wan é escritor, professor, pesquisador, tradutor, co-editor do Recorte Lírico, editor da Scripsi e outras. Vive, de momento, em Portugal. E-mail: ira.wan@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *