Conheça o site “An Ocean of Books” e explore as ilhas dos seus autores favoritos!

Sara Muniz

O site An Ocean of Books (Um Oceano de Livros), é um experimento do Google Arts & Culture para pessoas que amam se perder no mundo literário. No site, você irá se deparar com um mapa de um oceano de literatura, onde cada ilha representa um único autor e cada cidade representa um livro. O mapa é baseado em uma seleção de 113.008 autores e 145.162 livros.

An Ocean of Books

Por mais que possa parecer, os autores não aparecem próximos um do outro ou perdidos de propósito. Cada autor do mapa não é posicionado aleatoriamente, pois o experimento calculou a distância entre cada um deles, baseado na relação entre eles e suas correntes literárias. Até mesmo o tamanho das ilhas representam o “tamanho do autor” na literatura.

É super simples de usar o site. Você pode explorar livremente ou procurar na barra de pesquisa o autor que deseja. Eu pesquisei o Salinger, por exemplo:

Conheça o site

Ao encontrar a ilha de Salinger, o sistema nos dá a biografia do autor e na própria ilha estão as cidades com os nomes das obras dele.

Conheça o site
Conheça o site

Indo um pouco para a direita, encontrei a ilha de James Joyce! Inclusive, vale lembrar que as ilhas não são exclusivamente de autores literários, mas também de músicos e cientistas.

Conheça o site

Ao diminuir o zoom, é possível ter uma visão maior de várias ilhas.

Conheça o site

Eu achei esse experimento do Google incrível e fiquei horas e horas explorando as ilhas. E você, qual será sua primeira aventura?


Curtiu o An Ocean of Books? Vai gostar também de ler isto: Cultura e mídia televisiva

1 comentário em “Conheça o site “An Ocean of Books” e explore as ilhas dos seus autores favoritos!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.