Artes Visuais: outros caminhos de ver o mundo

Assim como eu, acredito que você já encontrou inúmeras explicações sobre o que é Arte? Para que ela serve? E dentre infinitas possibilidades de respostas, qual delas é a certa? E será que realmente existe uma?

Há uma citação do artista Leonardo Da Vinci que diz o seguinte:

E a Arte sugere muito essa importância de pensar na entrega de muitas reflexões baseadas na autenticidade e vivência de cada um, sem uma firme convicção de resposta correta. E realmente ela aguça diversos sentimentos na humanidade e é um dos maiores meios para expressão de suas emoções, fazendo com que assim seja vasto o campo de significados dessa mesma palavra, “Arte”, para incontáveis pessoas.

Agora me referindo especificamente sobre as artes visuais, um dos seus principais meios de avaliação é a “visão”. Logo, elas estão presentes em diversos setores de nossa vida.

As artes visuais existem desde a pré-história, onde foi encontrado uma das primeiras manifestações artísticas do homem, a arte rupestre, que eram pinturas feitas sobre cavernas. E continuamente seguindo a mudança de época e povos, as artes visuais se expandiram ainda mais.

Hoje as artes visuais são encontradas através de peças de teatro, por meio de performances de dança, na produção de cerâmicas, na criação de colagens, gravuras, arquitetura, desenhos, pinturas, esculturas, registros por meio da fotografia, produção cinematográfica e tantas outras áreas. As artes, sejam elas quais forem, são de extrema importância, desde a infância, para o estimulo criativo, imaginário, comunicativo e desenvolvimento humano em sociedade. Buscando uma compreensão maior do outro e de nós mesmos.

E para os inquietos, intensos, inventores, e admiradores de Arte, assim como eu, continuem emanando suas obras e de outros artistas. Expressem-se! Espero que ela possa crescer ainda mais no mundo.

E me fala: para você, o que é Arte? Você já se manifestou através das infinitas possibilidades que existem por meio dela?

Conte-me nos comentários! 🙂

Deixe um comentário