Nas cenas de abril, o Dia mundial do Livro

Charlene França

Updated on:

O mês vigente reúne curiosidades em torno do dia do livro e põe em cena outras datas importantes para quem ama o universo das palavras.

Sabemos que no dia 23 de abril é comemorado o dia mundial do livro. Nessa data também é comemorado o dia dos direitos do autor, criado pela UNESCO, para incentivo à leitura e também para o reconhecimento dos profissionais da área e a valorização desses escritores através dos tempos, afinal, os criadores de mundos merecem e muito!

 A Unesco estabeleceu o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro em 1995, na França, durante o XXVIII Congresso Geral, provavelmente influenciada por uma antiga tradição catalã que consistia em dar uma rosa a quem comprasse um livro no dia de São Jorge, comemorado na mesma data. Outros países embarcaram no perfumado costume de trocar flores por livros. Nessa data, se comemora o dia dos namorados na Catalunha, o que favorece a troca de presentes. As ruas são tomadas por barraquinhas para a venda das flores, que ficam mais caras, e dos livros que, pasmem! ao contrário, ficam bem mais baratos , pois o governo não cobra impostos nessa data. (Fica a dica, que poderia virar moda por aqui, ao menos nesse dia do ano. Vale a reflexão principalmente neste momento em que a taxação de nosso objeto de desejo só aproxima mais os livros das classes mais abastadas) .

A data foi escolhida por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. Além de o mesmo dia ser também a data de nascimento ou morte de outros autores de renome, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. Justíssima homenagem. Na literatura, morte e vida suscitam a permanência e na mesma medida. Em abril, o que se comemora é a continuidade.

E são Jorge com isso?

Nas cenas de abril, o Dia mundial do Livro

Encontrei uma explicação que cita  a escritora Neta Mello, que também é professora de história:

A lenda do século XI conta que Jorge, um cavaleiro da Capadócia, liberta uma princesa capturada por um enorme dragão. Ferido pela lança do cavaleiro, o dragão derrama sangue e ali nasce uma roseira como signo de amor e amizade. Em homenagem a Cervantes e Shakespeare que morreram no dia de São Jorge, o dia foi escolhido também como o dia do livro.”, o que explica o antigo costume catalão de se ofertar uma rosa a quem comprasse um livro. nesse dia. Presentes são sempre bem-vindos e unir a efemeridade das rosas e a constância eterna das palavras é belo e significativo.

Atente para outras datas importantes em abril e aproveite o momento de troca:

Dia 02 – Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

Dia 04 – Dia do Livreiro Católico

Dia 18 – Dia Nacional do Livro Infantil

Dia 23 – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.

Nas cenas de abril, o Dia mundial do Livro 1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.