Beyond the Sea: Melhor Episódio de Black Mirror é uma Tragédia no Espaço
A 6ª temporada de Black Mirror nos apresenta o episódio “Beyond the Sea”, uma história de ficção científica que explora as emoções humanas em vez de focar em problemas tecnológicos. O episódio segue dois astronautas, David Ross e Cliff Stanfield, em um cenário alternativo de 1969, onde eles podem visitar suas famílias por meio de réplicas de seus corpos enquanto estão no espaço. No entanto, a trama se desenrola de forma trágica quando uma série de eventos leva a consequências devastadoras.
RELACIONADO:
Loch Henry: Análise do episódio 2 de Black Mirror [Final Explicado]
David Ross é um renomado astronauta que vive com sua esposa e filhos em uma cidade grande. Cliff Stanfield, por outro lado, recentemente mudou-se para uma nova casa em uma pequena cidade para evitar a atenção pública. Ambos os astronautas estão envolvidos em uma missão espacial em que suas consciências são transferidas para réplicas de corpos na Terra quando não estão ocupados no espaço.
A família de David é brutalmente assassinada por membros de um culto que consideram a tecnologia que permite a presença dos astronautas tanto no espaço quanto na Terra como algo abominável. Os assassinos descobrem que o corpo de David é uma réplica e cortam seu braço, percebendo que não há sangue real. Eles também matam sua esposa e filhos, além de destruir a réplica de David, deixando-o preso no espaço.
Preocupado com a situação de David, Cliff planeja ajudá-lo permitindo que ele use sua própria réplica corporal para visitar a Terra. David concorda e se apaixona pela esposa de Cliff, Lana. No entanto, Lana resiste à relação e tenta fazer com que David pare de visitá-la. Quando Cliff descobre esboços nus de Lana entre os pertences de David, confronta-a e percebe que não houve um relacionamento físico entre eles. Esse confronto faz Cliff perceber sua própria negligência e ele se desculpa com Lana.
No entanto, David começa a perder a sanidade e a se tornar cada vez mais sombrio. Ele mata Lana e seu filho Henry, desejando fazer Cliff entender sua dor. Quando Cliff retorna e descobre os corpos, David aponta para uma cadeira, simbolizando que ambos estão agora sem suas famílias e sem motivo para retornar à Terra. Não fica claro se Cliff mata David em resposta ou se os dois coexistem passivamente no ônibus espacial.
O episódio termina com uma cena panorâmica do ônibus espacial solitário no espaço, deixando em aberto o destino dos personagens.
Em “Beyond the Sea”, Black Mirror mergulha em temas de perda, solidão e os limites da tecnologia. A história nos leva a questionar a ética por trás da manipulação da consciência e a explorar as profundezas da mente humana quando confrontada com a tragédia. É uma reflexão sombria sobre as emoções humanas e a maneira como a tecnologia pode afetar nossas vidas. Sem dúvidas o melhor episódio da 6ª temporada inteira de Black Mirror.
Longe de ser o melhor episódio, quiçá o um dos piores. Lento e previsível.