Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Milan Kundera e a demora dos instantes

Conheci Milan Kundera quando eu estava saindo de um polo universitário em Miguel Pereira. A caminho do ponto de ônibus com outros alunos, me deparei

Conheci Milan Kundera quando eu estava saindo de um polo universitário em Miguel Pereira. A caminho do ponto de ônibus com outros alunos, me deparei com livros sobre uma mesa de botequim escrito “pegue o que for ler”. Em vez de seguir, resolvi parar. Não sei por que agi daquela maneira, mas o fato é que parei e peguei, entre outros, A insustentável leveza do ser. Eu tinha 19 anos e nunca havia lido ficção na vida.

Para um rapaz saindo da adolescência, a obra cheia de erotismos do autor tcheco poderia ser um atrativo – e era. Mas o que me capturou no livro foi o dilema do protagonista Tomas. Ele havia conhecido Teresa numa viagem, dormiram juntos quando ela o visitou em Praga, mas a moça acabou tendo febre e precisou passar dez dias com o homem recém-conhecido. E agora eu via Tomas, um personagem cheio de amantes, solteiro convicto, com o coração mexido e diante de uma escolha: “devo ou não propor que ela venha se instalar em Praga? Essa possibilidade o assusta. Se convida-la, ela virá oferecer-lhe toda a sua vida”.

Milan Kundera e a demora dos instantes
O autor tcheco Milan Kundera faleceu hoje em decorrência de “prolongada doença” (Imagem: Getty Images/Reprodução)

O livro parece girar em torno disso que Kundera chamou de “a chave da vida de Tomas” e que eu estou chamando de a demora dos instantes: a decisão, mais ou menos banal, que muda tudo. Há outros exemplos na vasta bibliografia do autor: o jovem comunista irônico que escreve um bilhete trocista em A brincadeira e é mandado para campos de trabalho forçado pelo regime comunista. O personagem autoficcional Kundera, em A imortalidade, que repara num aceno de mãos de uma mulher em frente a uma piscina pública – que não faz ideia de que está sendo observada – e cria Agnes. Os jovens parisienses do século XXI que saem pelas praças reparando nos umbigos expostos das moças e criam metáforas duradouras.

Anúncio
https://amzn.to/3JPCySI

Ou como meu caso. Pois a chave da minha vida pode ter sido reduzir os passos em frente à mesa de botequim cheia de livros (em A Lentidão, Kundera escreve que, quando precisamos pensar, reduzimos a velocidade dos passos). Parar à frente daquela mesa e pegar uma obra do Milan Kundera mudou tudo? Fez eu ser quem sou hoje? Eu jamais seria escritor se não lesse um livro naquele dia?

O que posso dizer é que, desde então, eu me interessei, não por saber sobre a vida privada do autor (que costumou “se esconder por detrás dos livros publicados”), mas pela sua escrita. Uma escrita que se demora nos dilemas, apoiando-se na filosofia e na psicanálise, mas sobretudo nas palavras, polissêmicas ao extremo na pena de Kundera. Saí pelos sebos do Rio atrás da obra, e li praticamente tudo. Quanto mais lia Milan, mais aquilo me causava o desejo de escrever também.

Anúncio

Aquele instante em que escolho os livros ao ônibus (que perdi) ainda se demora no meu corpo, e a morte do meu escritor preferido não muda nada sobre a escolha que fiz, mas me faz pensar a respeito, se não seria eu, sujeito angustiado do século XX, mais um dos personagens kunderianos.

LEIA TAMBÉM: A casa inacabada – Conto de Jonatan Magella

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Guillermo López
Guillermo López
2 anos atrás

Brilhante

antonio ribeiro feitosa
antonio ribeiro feitosa
2 anos atrás

???

Giro Recorte Lírico

Lucifer: Os 10 Melhores Episódios da Série
11 fev

Lucifer: Os 10 Melhores Episódios da Série

Estreando na Fox em 2016 e baseada na série de quadrinhos da DC criada por Mike Carey, "Lucifer" capturou a

Redes Sociais: A invasão de privacidade outorgada
08 jul

Redes Sociais: A invasão de privacidade outorgada

Há quinze anos a sociedade era muito mais privada do que hoje, bastava apenas à foto de um paparazzo ou

Seleção de cursos online gratuitos para Humanas (parte 1)
09 dez

Seleção de cursos online gratuitos para Humanas (parte 1)

Em agosto postei uma seleção de cursos online para Letras (acesse o post aqui), todos do site Learncafe, que gera

Dia Do Orgulho Nerd: A Origem Da Comemoração em 25 de Maio
25 maio

Dia Do Orgulho Nerd: A Origem Da Comemoração em 25 de Maio

O Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio, é uma data que ganhou popularidade recentemente devido ao reconhecimento

And Just Like That: Recapitulação e Final da 2ª Temporada | Amor, Despedidas e Novos Começos
28 ago

And Just Like That: Recapitulação e Final da 2ª Temporada | Amor, Despedidas e Novos Começos

A segunda temporada de "And Just Like That...", a sequência da icônica série "Sex and the City", chegou ao seu

Missão: Impossível – Acerto De Contas | Parte 1 [Crítica]
06 jul

Missão: Impossível – Acerto De Contas | Parte 1 [Crítica]

Tom Cruise retorna como o icônico Ethan Hunt em "Missão: Impossível- Acerto De Contas: Parte 1", trazendo consigo uma experiência

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x