Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Em 1946 Hermann Hesse era indicado ao Nobel de Literatura

O escritor Hermann Hesse, alemão naturalizado suíço, foi nomeado para o Prêmio Nobel de Literatura no dia 14 de novembro de 1946. “O Lobo da

O escritor Hermann Hesse, alemão naturalizado suíço, foi nomeado para o Prêmio Nobel de Literatura no dia 14 de novembro de 1946. “O Lobo da Estepe” e “Sidarta” são duas de suas obras mais conhecidas.Hermann Hesse nasceu no dia 2 de julho de 1877, em Calw, na Floresta Negra, como segundo filho de Johannes e Marie Hesse, esta de origem suíça. Depois do curso primário, ele começou a estudar Teologia no mosteiro luterano de Maulbronn, que abandonou alguns meses depois.

Criado no seio de uma família religiosa, Hesse leu Nietzsche, Dostoievski e Spengler. Após uma curta passagem pela fábrica de relógios Perrot, em sua cidade natal, iniciou a formação como livreiro em Tübingen e em Basileia, quando também publicou suas primeiras poesias.

Em 1946 Hermann Hesse era indicado ao Nobel de Literatura 6
No mesmo ano o autor recebia o Prêmio Goethe. (Imagem: Reprodução/Internet)

Em 1904, ano do seu primeiro grande sucesso, Peter Camenzind, casou-se com Maria Bernoulli e fixou residência em Gaienhofen. Seus três filhos nasceram nessa região rural, perto do Lago de Constança. A vida pacata do interior inspirou-o a buscar novas culturas. Movido pela vontade de conhecer a Índia, onde seus avós e pais atuaram como missionários, viajou em 1911 para a Ásia. Dois anos depois, publicou Aus Indien (Da Índia).

Aproximação com o Oriente

Hesse conheceu vários países, encontrando o cerne da sua espiritualidade, que combinou com o ideário romântico e uma recusa de todo e qualquer dogmatismo. O principal fruto dessa aproximação com o Oriente foi o romance Sidarta, publicado em 1922, que apresentou, de forma compreensível ao Ocidente, as diferentes religiões e filosofias do Oriente, do hinduísmo ao zen-budismo, passando pelo taoísmo e confucionismo.

Numa carta escrita em 1919, Hesse havia profetizado a decadência do pensamento ocidental: “Há muitos anos estou convencido de que a inteligência ocidental está em decadência e precisa retornar a suas fontes asiáticas. Durante muitos anos, fui devoto de Buda e me dediquei já na infância à literatura indiana”.

Em 1919, publicou Demian, considerada por muitos críticos sua principal obra. Ela mostra a influência dos escritos de Nietzsche e a aplicação dos conhecimentos psicológicos de Hesse na elaboração do drama ético e da enorme confusão mental de um jovem que toma consciência da fragilidade da moral familiar e estatal.

Paixão pela pintura

A constante busca do equilíbrio interior havia levado Hermann Hesse a separar-se da família em 1919, quando passou a morar em Montagnola, na Suíça. Nessa época dedicou-se à pintura, aconselhado pelo psiquiatra Josef Bernhard Lang, discípulo de Carl Gustav Jung.

Autodidata, o escritor procurou nas artes a superação de uma crise existencial. O que começou como terapia acabou virando paixão e resultou num acervo de cerca de 3 mil aquarelas, retratando especialmente o Tessino (cantão italiano na Suíça). Em 1923, casou-se com Ruth Wenger e no ano seguinte adquiriu a nacionalidade suíça.

Ao completar 50 anos, em 1927, publicou o clássico O lobo da estepe, sobre um indivíduo solitário e rebelde, que contém uma feroz denúncia da sociedade burguesa.

Outra obra que virou clássico: O jogo das contas de vidro, escrito em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. A trama se passa no ano de 2200, num país imaginário chamado Castália, onde a sociedade se dedica à preservação e ao culto dos maiores valores culturais e espirituais da humanidade. O jogo de avelórios, que dá nome ao livro, é uma prática dessa sociedade utópica que combina arte, ciência e religião através de uma intrincada combinação de signos.

Já vivendo isolado do mundo, o autor foi contemplado com o Prêmio Nobel da Literatura em 1946. Hermann Hesse faleceu em Montagnola, em 9 de agosto de 1962.

Da Redação
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Um Guia de Leitura para Adultos que Não Leem
08 ago

Um Guia de Leitura para Adultos que Não Leem

Em um mundo repleto de informações digitais e distrações constantes, muitos adultos se afastaram da prática da leitura. Seja por

Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2023: o que esperar do maior evento literário do país
31 ago

Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2023: o que esperar do maior evento literário do país

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o maior evento literário do país, está de volta em 2023. A

Você deveria assistir Mr. Robot
17 abr

Você deveria assistir Mr. Robot

Mr. Robot é uma das séries mais fascinantes e envolventes que já vi. A série criada por Sam Esmail e

Mo Mi em ‘Mask Girl’: A Transformação Espiritual Após a Leitura da Bíblia
19 ago

Mo Mi em ‘Mask Girl’: A Transformação Espiritual Após a Leitura da Bíblia

O intrigante personagem de Mo Mi em 'Mask Girl' cativa os espectadores por sua autoestima notável e busca incessante pela

A bruxaria na literatura brasileira (2): O tronco do ipê, de José de Alencar
18 maio

A bruxaria na literatura brasileira (2): O tronco do ipê, de José de Alencar

Mariel Reis - [email protected] 1. O G.R.E.S. Estácio de Sá, em 1993, com o samba-enredo A dança da lua, consagrou

Análise Crítica de “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong”
20 ago

Análise Crítica de “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong”

Sinopse e Contexto "Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong" é uma obra profundamente emocional e introspectiva da autora sul-coreana Hwang Bo-reum. A

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x