Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Policappelli, um artista quase curitibano

É sempre interessante valorizar os artistas locais e é isso que faremos hoje, ou quase, Nini Policappelli (de 73 anos) é originalmente da Itália, mas

Policappelli, um artista quase curitibano

É sempre interessante valorizar os artistas locais e é isso que faremos hoje, ou quase, Nini Policappelli (de 73 anos) é originalmente da Itália, mas tem vivido os últimos dez anos aqui em Curitiba. Apesar de produzir suas obras aqui, muitas delas são vendidas para galerias internacionais e seu acervo já conta com mais de 800 produções instaladas em museus e coleções internacionais, principalmente nos Estados Unidos, México, Canadá, Israel e Itália.

Foi realizada esse ano uma exposição de 40 obras de Policappelli, no Memorial de Curitiba, a exposição foi apoiada pelo prefeito da Cidade, Rafael Greca. Os trabalhos estiveram lá entre os dias 27 de Março e 27 de Maio, completando dois meses de exposição. Essa foi a primeira vez que o artista teve seus quadros expostos no Brasil.

Policappelli possui um estilo próprio bem marcante, ele trabalha com diversos materiais, usando alumínio, aço inox e até seda. Mesmo assim, o artista não abre mão do pincel, adaptando esses recursos todos para que recebam as camadas de tinta. Em questão de conteúdo, o ele trabalha com diversas temáticas, buscando bastante a inovação. Um tema que me chamou muito a atenção em suas obras é a temática do corpo da mulher, e mais ainda, da mulher transexual*. No quadro “And the other ones?”, por exemplo, ele traz uma temática de inclusão da mulher transexual, exibindo mulheres nuas, havendo entre elas uma mulher trans, a fim de trabalhar a ideia de igualdade apesar das diferenças físicas. O trabalho “La Natura” também cria essa mesma reflexão, trazendo mulheres trans nuas. É interessante que nesse quadro ele as representa mascaradas, apontando o problema do preconceito. Comumente as mulheres trans não podem admitir suas identidades publicamente, a fim de fugir da discriminação, elas vestem identidades de mulheres cisgêneras*.

Anúncio

Policappelli com certeza bebe de fontes cubistas e surrealistas. Se analisarmos os quadros “Two Women” “Futanari”, “Me, me & me” e “You, you & you” não há como negar a valorização das formas geométricas, da exploração de cores e da distorção da realidade típicas do Cubismo. Nos expostos “Nude in the Garden” I e II, a temática surrealista também é evidente. Ele cria distorções da realidade, temáticas relacionadas a sonhos e ao surreal, explorando formas inexistentes ou indeterminadas, mas que ao mesmo tempo transmitem sentimentos e informações. O professor e crítico de arte Fernando Antonio Fontoura Bini deixou clara sua opinião positiva em relação ao trabalho do artista:

“(…) a sua produção plástica, design, escultura ou pintura reflete a sua própria história e a sua busca sempre pelo novo, pela descoberta. (…) A rebeldia do seu caráter ainda está presente nas temáticas que ele aborda, sem limites, mas acredita que a simplicidade é crucial, por isso um desenho sintético, herdeiro do cubismo, que graficamente determina o assunto do quadro.” (Março de 2018).

Bem, o artista Nini Policappelli é com certeza muito plural, trazendo em seus quadros nuances do Cubismo e Surrealismo com elementos novos, como a transexualidade. Eu, particularmente, tive a honra de ver a exposição pessoalmente e fiquei impressionada. Policappelli definitivamente merece reconhecimento e aplausos, é certamente uma honra ter um artista de tão alta categoria trabalhando em nossa cidade.

Anúncio

 

Policappelli, um artista quase curitibano 1
“You, you & you”. Tecido, seda e acrílico. 90x90cm.

 

Policappelli, um artista quase curitibano 6
“Me, me & me”. Tecido, seda e acrílico. 90x90cm.

 

Policappelli, um artista quase curitibano 4
Nini Policappelli em fotografia atual. (Foto: Prefeitura de Curitiba/Reprodução)

 

Policappelli, um artista quase curitibano 5
Prefeito Rafael Greca prestigiou a abertura da exposição. Policappelli veste casaco bege. (Foto: Prefeitura de Curitiba/Reprodução)

 

Policappelli, um artista quase curitibano 2
Visitantes prestigiando a exposição em noite de abertura. (Foto: Prefeitura de Curitiba/Reprodução)
*Mulheres transexuais ou mulheres trans - quando a mulher possui um corpo biologicamente masculino, mas sua identidade mental e psicológico é feminina. “trans”, prefixo do latim, significa “além de”; os termos “transexual” ou “transgênero” se referem a alguém que possui uma identidade que vai além do corpo físico.

**Mulheres cis ou mulheres cisgêneras - quando a mulher possui um corpo biologicamente feminino e sua identidade mental e psicológica é também feminina. “cis”, do latim significa “ao lado de” e é um prefixo latino que se opõe ao prefixo “trans”. Assim, “cisgênero” se refere a alguém que possui uma identidade que condiz com o corpo físico.
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Que raios é um signo? (Isto não tem nada a ver com astrologia!)
05 jul

Que raios é um signo? (Isto não tem nada a ver com astrologia!)

Em meio a uma época de dúvidas e conflitos internos, vendo-me cercado por sombras e falsos oásis intelectuais, ouvindo os

Diva à Deriva: Episódio 8 Explicado | Confronto de Bo Geol com o Passado
20 nov

Diva à Deriva: Episódio 8 Explicado | Confronto de Bo Geol com o Passado

Os dramas coreanos têm uma maneira única de entrelaçar triângulos amorosos em narrativas complexas que muitas vezes ofuscam a verdadeira

Elite: Final da 7ª Temporada Explicada | Raul Está Morto? Haverá uma 8ª Temporada?
30 out

Elite: Final da 7ª Temporada Explicada | Raul Está Morto? Haverá uma 8ª Temporada?

A 7ª temporada de Elite trouxe consigo um turbilhão de emoções, revelações, e mistérios que deixaram os fãs ávidos por

O Viajante do Tempo
10 jan

O Viajante do Tempo

Marciano Cosfeli, enquanto lidava com tecnologia e cálculos altamente avançados, num laboratório abastardamente equipado, por acaso, descobriu como voltar no

Ativem as máquinas! 1º Prêmio Literário “Máquina de Contos”
12 mar

Ativem as máquinas! 1º Prêmio Literário “Máquina de Contos”

A Graviola Digital abre inscrições gratuitas para contistas iniciantes com premiação em dinheiro e publicação em plataforma digital. Estão abertas

Troco
16 jun

Troco

Meu avô dizia que a melhor maneira de enganar as pessoas é as convencendo de que estão saindo por cima.Ele

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x