Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Tolkien — O Pai da Fantasia

Olá, recorteiros! Hoje, depois de eras que parecem ser da Terra-Média, venho com mais uma matéria. Alguns que são old-school do Recorte, sabem que escrevi

Olá, recorteiros! Hoje, depois de eras que parecem ser da Terra-Média, venho com mais uma matéria. Alguns que são old-school do Recorte, sabem que escrevi da última vez sobre literatura de língua portuguesa, falando sobre o Trovadorismo e como ele pode ser visto nos dias de hoje, apesar de ser “antigaço”, sendo o primeiro movimento literário de Portugal. Apesar do meu declarado amor pela literatura de língua portuguesa, hoje a proposta é outra: nerdice. Haha!

Sim, falaremos hoje sobre a lendária obra de J. R. R. Tolkien, o considerado pai da fantasia, o velhinho do cachimbo, ou somente o criador do maior universo de fantasia já criado, na minha opinião: a Terra-Média (já citada acima) e suas histórias, mais conhecidas por seus títulos, respectivamente: O Silmarillion, Béren e Lúthien, Os Filhos de Húrin, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Contos Inacabados.

Sim, meus amigos. Estamos falando da origem do filmão da zorra (rsrs) que é o 13 vezes ganhador do Oscar: O Senhor dos Anéis. O mais estranho é que a história, que parece uma produção tão atual, foi lançada de 1954 a 1955. Sim. E não para por aí! O Hobbit foi lançado em nada mais nada menos que 1938!

Anúncio

Ainda que você não tenha gostado da ideia da obra, é inegável a grande importância da obra para a literatura fantástica. Seu legado permanece e serve de inspiração para os grandes, como J. K. Rowling (Série Harry Potter) e G. R. R. Martin (Série Game Of Thrones).

Você de verdade deve estar se perguntando o porquê de Tolkien ser tão falado e suas obras serem tão famosas, creio eu. Posso afirmar por experiência própria que a riqueza literária em suas obras e simplesmente monstruosa e magnífica, com os detalhes mais sórdidos e escondidos da história. Entre um universo, divindades divididas em três tipos, a Terra, suas várias regiões, criaturas diferentes em cada região, milhares de nomes, e, o mais importante: dezenas de idiomas, visto que nosso querido autor era linguista. Os idiomas formados são de uma riqueza que apenas a experiência pode mensurar. Dá pra acreditar que ele formou idiomas, gramática, sintaxe e a zorra toda do nada? Pois é, ele é tudo isso que falam, mesmo.

Anúncio
Tolkien — O Pai da Fantasia
Tolkien — O Pai da Fantasia

Hoje em dia, o filho de J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien, cuida da edição de todas as obras do pai. Há muitas outras obras falando da Terra Média, mas algumas ainda não foram lançadas no Brasil. Christopher está bastante idoso, na casa dos 90, mas continua lúcido e muito rígido quando se trata da obra do pai. Como assim? Exemplo:

“A obra do meu pai teve as vísceras arrancadas, transformada em um filme de ação para pessoas de 15 a 25 anos”. Isso ele disse em uma entrevista em 2012, para uma repórter francesa, depois de um grande “jejum de imprensa”.

Enfim, apesar de todas as adaptações, é claro que ainda temos o majestosos glorioso livro, com todos os detalhes históricos, linguísticos e filosóficos. Se vale a pena conferir? Eu sou suspeito pra falar, mas com certeza é uma experiência e tanto.

Fica aqui minha singela introdução a Tolkien e homenagem, pois esse cara me deu fome por livros que eu nunca teria experimentado, não fosse por ele.

Obrigado, Tolkien.

Por Luciano Chaves.


Leia outros textos sobre Tolkien., clicando aqui.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
8 anos atrás

[…] Leia outro texto falando sobre o Tolkien aqui no blog clicando aqui. […]

Luciano Chaves
Luciano Chaves
2 anos atrás

Eu realmente pensei que esse texto, que eu escrevi no meu início com o Tolkien, não existia mais. Haha! Que saudades desse tempo. Um abraço a todos.

Giro Recorte Lírico

Universidade de Piracicaba vai premiar novos escritores: Inscrições abertas para todo Brasil
11 ago

Universidade de Piracicaba vai premiar novos escritores: Inscrições abertas para todo Brasil

Estão abertas as inscrições para o 12º Concurso de Contos do Núcleo Universitário da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O

Por que Fear The Walking Dead está terminando? Uma análise do fim da série e o futuro do Universo TWD
17 maio

Por que Fear The Walking Dead está terminando? Uma análise do fim da série e o futuro do Universo TWD

O fim de Fear The Walking Dead pode ser uma oportunidade para fechar adequadamente a história e oferecer aos fãs

Ziraldo diz na Bienal que livros infantis ainda são vistos como ‘literatura menor’
04 set

Ziraldo diz na Bienal que livros infantis ainda são vistos como ‘literatura menor’

Ziraldo sabe das perdas que chegam com o avançar da idade. Na palestra que deu sobre literatura infantil brasileira no

Anderson Spider Silva: Temporada 1 | Do Octógono para as Telas
20 nov

Anderson Spider Silva: Temporada 1 | Do Octógono para as Telas

Quando falamos de Anderson Spider Silva, pensamos imediatamente em um dos maiores nomes do MMA mundial.

REALIDADE OU FICÇÃO? O ENTRELUGAR DA METALINGUAGEM
15 nov

REALIDADE OU FICÇÃO? O ENTRELUGAR DA METALINGUAGEM

O autor Roman Jakobson refere-se a dois níveis de linguagem: “[...] a linguagem-objeto, que fala de objetos, e a ‘metalinguagem’,

Besouro Azul: A Revolução Cultural nos Filmes de Super-Heróis
17 ago

Besouro Azul: A Revolução Cultural nos Filmes de Super-Heróis

O filme "Besouro Azul" surpreende ao quebrar padrões ao abordar temas políticos e culturais dentro do universo dos super-heróis. Apesar

Posts Relacionados

3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x