Conheça o Logos Hope, a maior biblioteca flutuante do mundo
A biblioteca flutuante Logos Hope, ancorada atualmente no porto marítimo de Porto Saíde, no Egito, acolheu recentemente sua maior feira de livros até agora. Com uma tripulação de quase 350 voluntários de mais de 60 nacionalidades, a Logos Hope tem como missão promover o intercâmbio cultural e a disseminação do conhecimento.
Embora este seja o primeiro destino da Logos Hope em 2023, não é a primeira vez que o navio visita o Egito (fonte Xinhua Net). A biblioteca flutuante já obteve sucesso no país em 2010. James Berry, o comandante do navio, descreveu a experiência como “muito emocionante”, destacando a oportunidade única de intercâmbio cultural entre a tripulação e os locais.
A feira de livros de duas semanas da Logos Hope no Egito se encerrou no dia 21 de janeiro. O navio, que anteriormente esteve em Beirute, capital do Líbano, antes de chegar a Porto Saíde, estava previsto para sair do Egito em 23 de janeiro e seguir para a Jordânia.
O lema da Logos Hope é “compartilhar o conhecimento, ajudar e dar esperança”. A feira de livros disponibiliza mais de 5.000 títulos de diversas áreas, incluindo ciência, literatura, educação, hobbies e muito mais, todos vendidos a preços acessíveis com o objetivo de compartilhar o conhecimento.
Os colaboradores do navio receberam os visitantes enquanto usavam trajes tradicionais de suas próprias nações, incluindo Brasil, Chile, China, Gana, Cazaquistão, África do Sul, Tailândia e Zâmbia.
Mahmoud Taha, um advogado egípcio, visitou a feira e decidiu comprar dois livros sobre liderança espiritual e trabalho em equipe. “Eu vim participar da inauguração da maior feira de livros flutuantes do mundo para aproveitar os livros incríveis que estão aqui, além de conversar com os colaboradores e conhecer suas culturas”, disse ele.
Entre os visitantes estava uma família formada por uma esposa argelina, um marido egípcio e sua filha pequena. “Estávamos esperando a chegada do navio. Nós, como família, amamos livros e a leitura é nosso hobby. Já compramos alguns livros e planejamos comprar mais”, afirmou Fulla-Yasmine Mohamed, da Argélia.
O Logos Hope foi construído em 1973 e adquirido em 2004 pela GBA Ships, uma organização de caridade sem fins lucrativos com sede na Alemanha. GBA significa em alemão “Gute Bücher für Alle” (livros bons para todos). Segundo Edward David, diretor da Logos Hope, o navio iniciou sua missão beneficente em 2009, viajando da Europa para o mundo, passando por países de África, Ásia, América Latina e Caribe, levando livros e incentivando o intercâmbio cultural.
A feira de livros flutuante do Logos Hope é uma oportunidade única para pessoas de todas as idades e origens terem acesso a livros a preços acessíveis e desfrutarem de uma experiência única de intercâmbio cultural. Além disso, é uma forma de apoiar a missão humanitária do Logos Hope de compartilhar conhecimento, ajuda e esperança com as comunidades que visita.
Quando virá novamente para o Brasil?
Não se tem informação neste momento, Diogo.
Obrigado pela leitura!