Gilmore Girls: O Pior Momento de Rory Não é Aquele que Você Está Pensando
Com qualquer personagem de uma série de TV de longa duração, é de se esperar que tenham altos e baixos. Às vezes, serão os melhores personagens que você já viu, e outras vezes serão os piores, e esse é o caso de Rory Gilmore (Alexis Bledel) em “Gilmore Girls”. Embora a série possa se chamar “Gilmore Girls”, as personagens titulares não estão isentas de críticas. Com sete temporadas e um revival, Lorelai (Lauren Graham) e Rory passaram por muitas coisas, desde problemas de relacionamento, discussões entre elas e simples dramas da vida que atrapalham seus planos. Embora Lorelai mostre crescimento, é Rory quem passa pelas maiores mudanças na série, e podemos concordar que não foi para o melhor.
RELACIONADO: GILMORE GIRLS: AS 10 MELHORES DUPLAS, CLASSIFICADAS
A Rory que conhecemos na primeira temporada não é a mesma Rory que conhecemos na sétima temporada ou no revival. Sim, as pessoas mudam, mas ela mudou tão drasticamente que é difícil de acreditar. Mas, deixando de lado as questões pessoais, há um momento em que Rory atinge um ponto baixo — e não é o que você está pensando.
Há muitos momentos que poderiam ser escolhidos como o pior momento de Rory Gilmore, por mais infeliz que seja dizer isso. Mas não é exatamente um segredo que, à medida que a série avança, Rory passa por uma grande mudança de personalidade. Alguns momentos são mais leves do que outros, e alguns deixam uma grande mancha no caráter de Rory. Por exemplo, quando ela dorme com Dean (Jared Padalecki), mesmo sabendo que ele era casado, e justifica dizendo que ele era seu namorado primeiro. Esse foi o verdadeiro ponto de virada para o personagem de Rory, mas houve um momento antes disso que deixou um gosto ruim na boca de todos os fãs de “Gilmore Girls”.
Rory Mudou Para Pior na Quarta Temporada
Quando se pensa no pior momento de Rory, provavelmente vem à mente aquela vez em que ela dormiu com Dean enquanto ele era casado com Lindsay (Arielle Kebbel) no final da quarta temporada, e essa é uma resposta completamente válida. Foi de longe uma das piores coisas que Rory fez durante a série, e o fato de ela tentar justificar dizendo que Dean era seu namorado primeiro? Isso não funciona, Rory. Mas esse é um momento óbvio, e até a série (e Lorelai, por sinal) não hesita em confrontá-lo. Há outro momento terrível de Rory na quarta temporada (uma temporada que claramente marcou o início da queda de Rory), que é tão doloroso de assistir novamente.
No episódio “Die, Jerk” (Dança do Mal), Rory é encarregada de escrever uma crítica sobre um recital para o Yale Daily News, mas não é publicada, e quando ela pergunta ao editor do jornal o porquê, ele diz que sua escrita estava “um pouco chata”. Ela reescreve e é informada novamente de que não está boa, e que ele não consegue discernir o que ela realmente achou da performance. Ela é orientada a reescrevê-la novamente e assiste ao recital mais uma vez para formar melhor sua opinião. Desta vez, Lorelai a acompanha, e a performance se revela pior do que a anterior, algo com que tanto Lorelai quanto Rory concordam.
Então, Rory dá uma crítica negativa, e desta vez seu texto é aceito e publicado. Nenhum problema, certo? Todos temos gostos diferentes, e talvez realmente não tenha sido uma boa performance. Seu desgosto pelo recital não é o problema aqui, são seus comentários em relação à bailarina. Em vez de apenas criticar a performance e o recital como um todo, Rory faz grandes insultos à aparência da bailarina.
Ela compara a bailarina a um hipopótamo, escreve que ela tem a graça de um estivador bêbado e até adiciona o comentário de Lorelai sobre uma gordura ao redor da alça do sutiã. Quando é (com razão) confrontada pela bailarina, Rory tenta defender suas palavras como parte de seu trabalho como jornalista, mas em nenhum lugar na descrição do trabalho diz que envergonhar o corpo das pessoas é aceitável.
Rory envergonhando o corpo de uma bailarina é simplesmente cruel
Quando ela se queixa para sua mãe sobre o encontro, até Lorelai diz que Rory foi muito dura, algo que Rory continua a defender dizendo que foi o que ela foi orientada a fazer. Ela até defende sua vergonha corporal dizendo que é uma crítica ao figurinista, rapidamente seguindo com a afirmação de que o figurinista deveria ter colocado a bailarina em um collant maior. É uma crítica desnecessariamente cruel. Ela poderia muito bem ter escrito sua opinião honesta sobre o recital sem os comentários de vergonha corporal. Não só são apenas cruéis, como a aparência da bailarina não tem nada a ver com a qualidade do recital.
Sem mencionar que este foi um dos artigos de teste de Rory. Ela explica durante um jantar de sexta-feira à noite que, para se juntar à equipe, você precisa escrever um artigo para cada seção do jornal. Não que esse tipo de crítica fosse aceitável até para um escritor experiente, mas certamente não é uma boa primeira impressão. E, para completar, o recital foi encerrado mais cedo devido à crítica de Rory.
O Personagem de Rory Foi Destruído Quando Ela Foi Para Yale
O personagem de Rory começou a decair por volta do momento em que ela foi para Yale. Talvez tenha sido o fato de ser tirada de sua pequena cidade humilde e ser colocada em um ambiente maior e mais privilegiado, ou talvez ela sempre tenha sido assim e Yale trouxe à tona o pior dela. Rory sempre foi um pouco mimada e alheia ao seu privilégio. Ela é o mundo inteiro de Lorelai, e aos olhos de Lorelai, Rory não pode fazer nada de errado.
Isso cria um complexo que contribui para o declínio de seu personagem uma vez que ela é enviada para o mundo por conta própria. Ela está acostumada a ser mimada por Lorelai, seus avós e, honestamente, pela cidade de Stars Hollow como um todo. Não me entenda mal, Rory é brilhante e trabalhou duro para chegar onde está, mas sua atitude ao longo do caminho estragou qualquer prazer em celebrar seu sucesso.
Claro, ela e Lorelai eram bastante falantes e participavam de algumas fofocas ousadas, mas nunca foram abertamente cruéis com as pessoas — e especialmente não com a aparência de alguém. E, no entanto, todo este episódio existe, e, como se isso não fosse ruim o suficiente, há outro exemplo disso no episódio “Verão” de “Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar”. Durante uma cena em que Lorelai e Rory estão deitadas à beira da piscina, dois homens maiores passam, e Lorelai e Rory os zombam silenciosamente, comentando sobre suas barrigas.
Mas não termina aí. Há um residente da cidade que Rory apelidou de “Pat com Gordura nas Costas” e, quando ele a acolhe de volta à cidade, ela acidentalmente o chama de gordo na cara dele ao agradecê-lo. Esta seria uma cena problemática em qualquer época, mas dado que “Um Ano Para Recordar” foi lançado em 2016, você pensaria que uma cena como essa não faria parte do corte final. O que isso proporciona, afinal? Além de tornar Rory e Lorelai bastante antipáticas e nos lembrar novamente que o revival foi simplesmente desnecessário.
Lorelai e Rory nunca foram personagens perfeitas, mas esses momentos vão além de ser um pouco irritantes, isso é apenas comportamento de “menina má”, e poderia — e deveria — ter sido cortado completamente. Nunca há desculpa para isso, e mesmo que os anos 2000, quando a série estava no ar, fossem uma época muito diferente, envergonhar o corpo nunca esteve na moda.
Você pode assistir a todas as temporadas de “Gilmore Girls” agora na Netflix.