[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do Enem

A Associação Escola Sem Partido, liderada pelo advogado Miguel Nagib, quer retirar uma das exigências da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O

Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do Enem

A Associação Escola Sem Partido, liderada pelo advogado Miguel Nagib, quer retirar uma das exigências da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O critério questionado diz que será anulada a redação que “desrespeite os direitos humanos”. Mas, para os responsáveis pela Escola Sem Partido, ele é subjetivo e injusto, já que a legislação sobre direitos humanos não está entre os temas cobrados dos candidatos.

“O próprio INEP desrespeita os direitos humanos propriamente ditos, uma vez que as liberdades de pensamento e opinião, além de garantidas pela Constituição Federal, estão previstas na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, diz a ação, que está em andamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

Anúncio

Na ação, a associação reproduz recomendações de sites que sugerem cautela ao candidato que pretende expressar suas opiniões. “Ninguém pode ser obrigado a dizer o que não pensa para poder entrar numa universidade”, argumenta a Escola Sem Partido.

Além disso, lembra que a legislação sobre direitos humanos não faz parte do conteúdo exigido dos candidatos. “Ora, na falta de um referencial objetivo, que só poderia ser dado pelas normas legais que os definem, o que se compreende por “direitos humanos” no contexto do Enem?”, indaga. “Por mais bem escrita e até mesmo conforme aos direitos humanos propriamente ditos, a redação pode vir a ser anulada se o candidato tiver a má sorte de expressar uma opinião que os corretores considerem ser contrária a ‘valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural’, conforme as diretrizes traçadas pelo INEP”, prossegue.

Anúncio

O objetivo da Escola Sem Partido é que a próxima edição do Enem já não tenha a regra que exige respeito aos “direitos humanos” na redação. “Pedimos uma tutela de urgência em primeira instância para que nas futuras edições do Enem, a começar pela desse ano, o edital não incluísse essa cláusula, que prevê a transmissão de notas zero às redações que desrespeitarem os direitos humanos. A liminar foi indeferida pelo juiz e nós recorremos. Agora o processo está no Tribunal Regional Federal da 1ª região, com o desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves”, diz Nagib.

O representante da Escola Sem Partido afirma ainda que, independentemente do resultado da ação iniciada pelo grupo, os candidatos também podem ir à Justiça: “Qualquer estudante que esteja para fazer o Enem pode impetrar um mandado de segurança com base nos mesmos argumentos usados por nós”, diz.

E aí, amigos recorteiros, concordam com a ação?

 

Fonte: Gazeta do Povo. (Gabriel de Arruda Castro). 

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
3 anos atrás

[…] Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do En… educaçãoinclusão […]

Giro Recorte Lírico

O Ultimato Queer Love: Tudo Sobre o Novo Reality da Netflix
25 maio

O Ultimato Queer Love: Tudo Sobre o Novo Reality da Netflix

"O Ultimato Queer Love" é um novo reality show que aborda a maior decisão enfrentada por cinco casais gays: casar

Os Bucaneiros: Episódio 7 Explicado | A Escolha de Nan e suas Consequências
06 dez

Os Bucaneiros: Episódio 7 Explicado | A Escolha de Nan e suas Consequências

O sétimo episódio de "Os Bucaneiros" trouxe desenvolvimentos significativos nas vidas dos personagens, especialmente Nan. Nesta recapitulação, exploramos as revelações

Ahsoka: Por que a Introdução de Thrawn Deixou a Desejar?
30 set

Ahsoka: Por que a Introdução de Thrawn Deixou a Desejar?

A tão esperada série "Ahsoka" trouxe consigo a empolgação de vermos a amada heroína Ahsoka Tano, interpretada por Rosario Dawson,

5 Doramas Antigos na Netflix Que Você Precisa Conhecer
28 ago

5 Doramas Antigos na Netflix Que Você Precisa Conhecer

Como assistir Doramas Antigos na Netflix 5 Doramas Antigos na Netflix Que Você Precisa Conhecer A Netflix se consolidou como

Laudantium neque error veniam alias, commodi assumenda nesciunt
08 jan

Laudantium neque error veniam alias, commodi assumenda nesciunt

Repudiandae magni debitis est odio ad obcaecati et fugiat porro maiores doloremque, ut eligendi aspernatur architecto atque animi incidunt saepe

Tina Turner, cantora americana rainha do rock n’ roll, morre aos 83 anos
24 maio

Tina Turner, cantora americana rainha do rock n’ roll, morre aos 83 anos

Tina Turner, a cantora americana conhecida como a rainha do rock n' roll, faleceu aos 83 anos. A morte foi

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x