Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Exposição em Curitiba reúne obras de escritores como Paulo Leminski, Dalton Trevisan e Helena Kolody

Mostra contempla vários estilos literários e épocas de produção, além de reunir nomes que não se limitaram ao mundo dos livros e palavras
Exposição em Curitiba reúne obras de escritores como Paulo Leminski, Dalton Trevisan e Helena Kolody

No mês da Literatura do Paraná, que começa a ser comemorado nesta quinta (24), uma exposição em Curitiba reúne 11 escritores paranaenses de diversos estilos e épocas. A mostra, que está aberta à visitação na sede da Secretaria Estadual de Cultura (SEEC), é uma introdução à obra de nomes que vão de Júlia da Costa (1844-1911) a Dalton Trevisan, que, aos 92 anos, tem obras conhecidas e lidas no Brasil todo.

Os banners da exposição contam alguns detalhes importantes da obra dos escritores, que ajudaram a formar, cada um a seu modo, a identidade cultural do Paraná. A atuação de todos eles, de alguma forma, extrapola o universo da literatura: a ideia da organização da exposição, com curadoria em parceria entre a SEEC e a Biblioteca Pública do Paraná, foi a de que se escolhessem nomes que tivessem produções em várias vertentes.

Coordenadora do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura da SEEC e também uma das organizadoras da exposição, Tatjane Garcia conta que o critério central foram as diferenças entre cada um dos nomes escolhidos. “Nós conseguimos mostrar um panorama bem diversificado, para mostrar que no Paraná se produziu desde literatura experimental até simbolista”, diz ela.

Anúncio

Os autores que têm a obra resumida na exposição, com textos e também detalhes como capas de livros e ilustrações que acompanharam, em algum momento, seus escritos, são Júlia da Costa, Emiliano Perneta (1866-1918), Emílio de Meneses (1866-1911), Newton Sampaio (1913-1938), Helena Kolody (1912-2004), Dalton Trevisan (o único ainda vivo) e Paulo Leminski (1944-1988), além do chamado “Quarteto Experimental” formado por Jamil Snege (1939-2003), Manoel Carlos Karam (1947-2007), Valêncio Xavier (1933-2008) e Wilson Bueno (1949-2010).

Para quem quiser se aprofundar

Anúncio

Tatjane Garcia acredita que o mérito da exposição será o de fomentar a curiosidade de conhecer a obra de cada escritor em quem for assistí-la. E quem sair de lá com vontade de ler a poesia de Paulo Leminski ou algum dos romances curitibaníssimos de Dalton Trevisan, o destino é certo: a Biblioteca Pública, que tem uma sessão inteira dedicada à literatura paranaense.

“Nós temos um acervo com obras dos autores e sobre a vida deles, e pessoas que podem atender aos leitores, inclusive com visitas guiadas”, lembra Tatjane. E para atingir o maior número de pessoas possível, a exposição não terminará em 6 de setembro, quando sai de cartaz no prédio da SEEC: ela seguirá para outras cidades do estado, ainda não divulgadas.

Um mês inteiro para a literatura

O mês da Literatura do Paraná começa as atividades na quinta (24), com uma série de eventos em Maringá relembrando o nascimento de Paulo Leminski. Nesse dia, a cidade recebe o show Leminskiações, com músicas compostas pelo poeta em parceria com vários nomes da MPB, e com a participação de Estrela Leminski, além de uma palestra com o pesquisador e compositor José Miguel Wisnik.

Em Curitiba, as atividades acontecem ao longo do período entre 24 de agosto e 29 de setembro, e incluem uma programação incrementada na Biblioteca Pública do Paraná. Os projetos habituais da BPP, como Um Escritor na Biblioteca, promoverão atividades de encontro e intercâmbio entre escritores de diversos estilos e lugares do país. Alguns nomes, como Milton Hatoum e Santiago Nazarian, já estão confirmados. Posteriormente, parte das atividades parte em caravana por 30 cidades do Paraná. A programação completa deve ser divulgada em breve pela SEEC.

Guia Gazeta do Povo

Da Redação

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Jean Piaget e o estudo da inteligência no microscópio
03 jul

Jean Piaget e o estudo da inteligência no microscópio

Sir Jean William Fritz Piaget, mais conhecido como Jean Piaget foi um biólogo, mas imergiu-se na área da Psicologia, Epistemologia

Como funciona a tecnologia blockchain do Bitcoin?
16 set

Como funciona a tecnologia blockchain do Bitcoin?

O Bitcoin, a criptomoeda pioneira introduzida por uma entidade anônima conhecida como Satoshi Nakamoto em 2008, depende de uma tecnologia

Acima de Qualquer Suspeita Apple Tv+: Um novo suspeito de assassinato a cada episódio
10 jul

Acima de Qualquer Suspeita Apple Tv+: Um novo suspeito de assassinato a cada episódio

Você provavelmente está ocupado com dragões, super-heróis e jedis toda semana. Mas se está perdendo o drama legal e de

O jogo do Disfarce: Final Explicado | O que acontece com a família de Emma?
23 jan

O jogo do Disfarce: Final Explicado | O que acontece com a família de Emma?

O filme de ação e comédia O Jogo do Disfarce gira em torno de Emma Brackett, uma assassina de aluguel,

Roma em Chamas: Final Explicado | Manuel Está Morto ou Vivo?
14 maio

Roma em Chamas: Final Explicado | Manuel Está Morto ou Vivo?

No filme "Roma em Chamas" (Adagio), dirigido por Stefano Sollima, os espectadores são transportados para uma Roma em chamas. Inspirado

The Idol: Série Tem Seu Destino Confirmado
29 ago

The Idol: Série Tem Seu Destino Confirmado

A série 'The Idol', estrelada por The Weeknd e Lily-Rose Depp nos papéis principais, não conseguiu conquistar seu público e

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x