[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Exposição em Curitiba reúne obras de escritores como Paulo Leminski, Dalton Trevisan e Helena Kolody

Mostra contempla vários estilos literários e épocas de produção, além de reunir nomes que não se limitaram ao mundo dos livros e palavras
Exposição em Curitiba reúne obras de escritores como Paulo Leminski, Dalton Trevisan e Helena Kolody

No mês da Literatura do Paraná, que começa a ser comemorado nesta quinta (24), uma exposição em Curitiba reúne 11 escritores paranaenses de diversos estilos e épocas. A mostra, que está aberta à visitação na sede da Secretaria Estadual de Cultura (SEEC), é uma introdução à obra de nomes que vão de Júlia da Costa (1844-1911) a Dalton Trevisan, que, aos 92 anos, tem obras conhecidas e lidas no Brasil todo.

Os banners da exposição contam alguns detalhes importantes da obra dos escritores, que ajudaram a formar, cada um a seu modo, a identidade cultural do Paraná. A atuação de todos eles, de alguma forma, extrapola o universo da literatura: a ideia da organização da exposição, com curadoria em parceria entre a SEEC e a Biblioteca Pública do Paraná, foi a de que se escolhessem nomes que tivessem produções em várias vertentes.

Coordenadora do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura da SEEC e também uma das organizadoras da exposição, Tatjane Garcia conta que o critério central foram as diferenças entre cada um dos nomes escolhidos. “Nós conseguimos mostrar um panorama bem diversificado, para mostrar que no Paraná se produziu desde literatura experimental até simbolista”, diz ela.

Anúncio

Os autores que têm a obra resumida na exposição, com textos e também detalhes como capas de livros e ilustrações que acompanharam, em algum momento, seus escritos, são Júlia da Costa, Emiliano Perneta (1866-1918), Emílio de Meneses (1866-1911), Newton Sampaio (1913-1938), Helena Kolody (1912-2004), Dalton Trevisan (o único ainda vivo) e Paulo Leminski (1944-1988), além do chamado “Quarteto Experimental” formado por Jamil Snege (1939-2003), Manoel Carlos Karam (1947-2007), Valêncio Xavier (1933-2008) e Wilson Bueno (1949-2010).

Para quem quiser se aprofundar

Anúncio

Tatjane Garcia acredita que o mérito da exposição será o de fomentar a curiosidade de conhecer a obra de cada escritor em quem for assistí-la. E quem sair de lá com vontade de ler a poesia de Paulo Leminski ou algum dos romances curitibaníssimos de Dalton Trevisan, o destino é certo: a Biblioteca Pública, que tem uma sessão inteira dedicada à literatura paranaense.

“Nós temos um acervo com obras dos autores e sobre a vida deles, e pessoas que podem atender aos leitores, inclusive com visitas guiadas”, lembra Tatjane. E para atingir o maior número de pessoas possível, a exposição não terminará em 6 de setembro, quando sai de cartaz no prédio da SEEC: ela seguirá para outras cidades do estado, ainda não divulgadas.

Um mês inteiro para a literatura

O mês da Literatura do Paraná começa as atividades na quinta (24), com uma série de eventos em Maringá relembrando o nascimento de Paulo Leminski. Nesse dia, a cidade recebe o show Leminskiações, com músicas compostas pelo poeta em parceria com vários nomes da MPB, e com a participação de Estrela Leminski, além de uma palestra com o pesquisador e compositor José Miguel Wisnik.

Em Curitiba, as atividades acontecem ao longo do período entre 24 de agosto e 29 de setembro, e incluem uma programação incrementada na Biblioteca Pública do Paraná. Os projetos habituais da BPP, como Um Escritor na Biblioteca, promoverão atividades de encontro e intercâmbio entre escritores de diversos estilos e lugares do país. Alguns nomes, como Milton Hatoum e Santiago Nazarian, já estão confirmados. Posteriormente, parte das atividades parte em caravana por 30 cidades do Paraná. A programação completa deve ser divulgada em breve pela SEEC.

Guia Gazeta do Povo

Da Redação

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Kubra: O destino de Gokhan na 2ª Temporada
07 jun

Kubra: O destino de Gokhan na 2ª Temporada

Na segunda temporada de "Kubra", a trama se aprofunda nas motivações e no destino de Gokhan, um homem assombrado por

A Roda do Tempo: Temporada 3 | História, Elenco e Tudo o que Sabemos
07 out

A Roda do Tempo: Temporada 3 | História, Elenco e Tudo o que Sabemos

A terceira temporada de A Roda do Tempo promete uma nova aventura desafiadora para o Dragão Renascido e sua companhia.

As Flores Perdidas de Alice Hart Terá uma 2ª Temporada?
02 set

As Flores Perdidas de Alice Hart Terá uma 2ª Temporada?

As Flores Perdidas de Alice Hart, uma série do Prime Video baseada no best-seller de Holly Ringland, encantou o público

24 Horas com Gaspar: Encontrando Esperança num Mundo Distópico
14 mar

24 Horas com Gaspar: Encontrando Esperança num Mundo Distópico

Uma Jornada de Esperança em Meio ao Caos: COnheça o Filme da Netflix "24 Horas com Gaspar" Cada década na

Control: O Retorno Controverso de Kevin Spacey ao Cinema
27 dez

Control: O Retorno Controverso de Kevin Spacey ao Cinema

"Control", um drama psicológico britânico de baixo orçamento, dirigido por Gene Fallaize, marca o retorno de Kevin Spacey ao cinema

The Winter King: Episódio 7 | Recapitulação e Final Explicado – Arthur se Casa com Ceinwyn?
16 out

The Winter King: Episódio 7 | Recapitulação e Final Explicado – Arthur se Casa com Ceinwyn?

A série de ficção histórica "The Winter King" da MGM+ deixou os fãs em suspense no episódio anterior, quando Arthur

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x