Resultado do concurso da Revista Recorte Lírico
Foram mais de 250 textos recebidos durante o concurso realizado pelo portal para a primeira edição da Revista Recorte Lírico. Destaques para o Norte e Nordeste, com alto número de autores dessas regiões, provando que a literatura nacional respira, e não só no sul e no sudeste brasileiro.
Como proposta central da primeira edição, e, até de certa forma, lema permanente do editorial da revista, queríamos lançar os novos autores. Interessava-nos as poesias escritas e esquecidas, os contos que foram guardados nas gavetas da vida…. E o resultado foi lindo. Pessoas de cidadezinhas nordestinas mandando cordéis, autores alegando terem revistos linhas autorais de décadas passadas, e até crianças de 12, 13 anos compondo com forma e conteúdo de gente grande.
Se fôssemos seguir os nossos corações, publicaríamos, pelo menos, o dobro do que o edital solicitou para esta edição. O bom é que, junto com as centenas de autores que participaram do edital, aprendemos muito com esse concurso. Aprendemos que o sonho de publicar-se pode e deve manter-se vivo nos corações de todos. Não desistam nunca. Continuem a mandar os seus textos, a próxima edição já vem logo aí. Aguardem!
Lista com os nomes dos textos e dos autores por gênero:
Crônica:*
Açucoremos – Luana Adriano
Poesias:
A passagem do poema – Diego Muniz
Circo – Henrique Bastos Zanforlin
Ilusão – Eduardo Chaves Laurent
O mamoeiro e o sanhaço – Gládiston de Souza Coelho
Soneto à Luz – Vinicius Keller
Afecção – Lívia Maria Costa Sousa
Decreto – Danielle Vilas Bôas
Luz – Diógenes Carvalho Veras
Raio de Sol – Paulo Tortora
Vermelho barro – Vermelho marrom – Samuel Evangelista
Apenas mais um cujos escritos foram lidos por ambíguos seres que, diferentemente dos cegos humanos, não dependiam da luz para enxergar; e assim morreu, sem se ver iluminar – Malveira Cruz
Feito de Luz – Bandeira Junior
Noite, noite e imensidões – Dan Oliveira
Retina – Igor Soares Veiga
Verocintilância – Mayara Costa
Contos:
Abortado – Paulo Fernandes
Enquanto ardem as chamas – Vitor Soares
Um caminho de cães – Talitha Borges
As luzes do lampião – Débora Martins
Consultório Médico – Lucas Azevedo
Lúgubre Fadário – Ricardo Lacava Bailone
Mãe solteira – Luis Gabriel Sousa
Iluminarte – Lauro Luna
*No edital foi solicitado o número de três crônicas, porém, durante o concurso, o número de textos desse gênero, além de ter sido baixo, não atendeu às expectativas do grupo de avaliadores. Com isso, o grupo editorial resolveu subtrair o número do gênero na revista para uma única crônica.
A data de publicação da revista ainda será confirmada no site e nas redes sociais do portal Recorte Lírico. Certo é que será lançada, de forma online, na primeira ou segunda semana de setembro. A segunda edição tem previsão de lançamento no mês de janeiro, sendo que o edital deve ser aberto em outubro. Os autores selecionados já nesta edição serão comunicados, via e-mail, sobre eventuais procedimentos da publicação editorial.
Como previamente esclarecido no edital do concurso da primeira edição, a revista não tem garantias quanto a sua impressão. Para que isso aconteça o projeto deverá receber incentivo financeiro, o que ainda não aconteceu. A editora Recorte Lírico garante que todos os meios de receber esse incentivo financeiro para o projeto será estudado, inclusive o de “crowdfunding”, que é aquela “vaquinha online”.
No mais, agradecemos pela participação de todos e esperamos os seus textos nas próximas edições. Até lá!
Da Redação
Débora Martins, autora de Luzes do lampião, não deveria ter o nome acentuado na lista?
Parabéns aos ganhadores!!!
Erro muito bem apontado, Matheus. Obrigado!