Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

‘La Casa de Papel’ e a quebra da monotonia no Netflix

“La casa de papel” provoca um “boom” no streaming Netlfix e na web. Sempre fui um entusiasta do cinema espanhol. Vi a maioria dos filmes

‘La Casa de Papel’ e a quebra da monotonia no Netflix

“La casa de papel” provoca um “boom” no streaming Netlfix e na web.

Sempre fui um entusiasta do cinema espanhol. Vi a maioria dos filmes do Pedro Almodóvar, tenho um carinho especial por “A pele que habito”, e me surpreendi com a qualidade do enredo e a condução da direção do filme “Um contratempo”, do diretor e roteirista Oriol Paulo. Eu resenhei inclusive sobre ele aqui no blog (leia clicando aqui). Cito esses títulos para exemplificar, lógico, até porque, só em 2017, eu devo ter visto algumas dezenas de “películas” espanholas.

Resolvi, por esses motivos já mencionados e pelo “boom” da série nas redes sociais (um pouco de ócio “criativo” provocado pelas férias e pela falta de boas opções de séries para assistir no streaming) assistir a “famosinha” “La casa de papel”, e, olha, gostei bastante.

Gostei por muitos motivos que irei discorrer ao longo da análise, mas antes preciso contar um pouco (sem spoiler) sobre a história. Um grupo de criminosos (em sua maioria assaltantes) resolvem roubar a casa da moeda espanhola, liderados por uma mente brilhante alcunhado por “professor”. O grande segredo do professor é orquestrar o roubo do lado de fora, para sempre antecipar-se à polícia. Porém a intenção do professor não é simplesmente roubar e sair (como eles vão deixar parecendo para a polícia), e sim ficar alguns dias dentro do local para ganhar tempo, e tempo é dinheiro, meus amigos. Nesses dias de sequestro (pois teremos reféns), o plano é fabricar o máximo de cédulas possíveis.

Anúncio

Bom, eu acho que a série possui elementos de gêneros distintos, e isso a faz especial. Ação, logicamente, mas, por vezes, nos vemos estarrecidos, sensação comum ao ver um filme de terror ou suspense. E os elementos do romance. Uma bela sacada no roteiro. Várias conexões amorosas entre as personagens acende o perigo e a puxa a torcida do telespectador.

Outro fator interessante é a série trabalhar com a Síndrome de Estocolmo, por dois quesitos em especial: O primeiro é a questão óbvia de se estar numa trama com um sequestro em curso. Escolheram o personagem/sequestrador correto (no caso o Denver), um dos mais “à flor da pele” dos criminosos, tanto nas ações do crime quanto no tratar com os sequestrados e os demais companheiros. Outro motivo é a questão dos sequestradores utilizarem codinomes com grandes cidades pelo mundo, o que acabou vindo a calhar no fim da série, com um plot twist bem interessante (aguardem).

Anúncio

Afirmei no título da matéria que ‘La casa de papel’ quebra uma certa monotonia nas séries da Netflix, e isso é uma grande verdade. Surpreendeu-me positivamente, com atuações interessantíssimas, destaque para Pedro Alonso, o Berlín. Personagem excêntrico, narcisista, Pedro atua de forma extremamente convincente, misturando sempre muito humor, questões filosóficas e nos brindando com um desfecho especialíssimo.

A série está disponível na Netflix, no caso a primeira parte, sendo que a segunda parte (últimos 6 episódios) estará disponível no dia 6 de abril.

Eu recomendo e muito que assista a série e tire as suas próprias conclusões, lógico. Mas eu acredito que dificilmente reprovará. É interessante, às vezes, sair da americanização das produções de séries, principalmente no Netflix, trazendo para um contexto europeu, embora latino, que te envolverá não só com os pormenores da língua espanhola, mas também com a essência da sétima arte na Espanha.

 

Nota: 9

Recomenda: Sim

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Enem: Top 10 Autores Que Caem nas Provas de Literatura
26 set

Enem: Top 10 Autores Que Caem nas Provas de Literatura

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é conhecida por sua abordagem abrangente em diversas áreas do conhecimento,

Onde foi Filmado ‘Gilmore Girls’?
24 out

Onde foi Filmado ‘Gilmore Girls’?

As folhas estão mudando de cor e as sobremesas com sabor de abóbora estão de volta, então você sabe o

Ah Sahm em “Warrior”: Uma Análise da 3ª Temporada
18 fev

Ah Sahm em “Warrior”: Uma Análise da 3ª Temporada

"Warrior", uma série vibrante produzida pela Cinemax e inspirada nos escritos de Bruce Lee, conquistou os corações do público ao

Os Mercenários 4: Final Explicado | Sylvester Stallone Diz Olá e Adeus
22 set

Os Mercenários 4: Final Explicado | Sylvester Stallone Diz Olá e Adeus

O aguardado filme "Os Mercenários 4" chegou às telonas, encerrando a franquia Os Mercenários. Vamos desvendar o desfecho do filme,

Station 19 temporada 7 final explicado: A visão que salvou a todos”
30 abr

Station 19 temporada 7 final explicado: A visão que salvou a todos”

Station 19 temporada 7 final explicado é um daqueles textos que não só encerram uma história, mas celebram tudo o

The Mill: Final Explicado | Desvendando o Enigma da IA Mallard
09 out

The Mill: Final Explicado | Desvendando o Enigma da IA Mallard

"The Mill", dirigido por Sean King O’Grady, é um filme provocativo que desafia as convenções sociais contemporâneas. Ele nos instiga

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x