Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance

Marthe Robert é uma das primeiras grandes responsáveis pela receção de Kafka em França: são dela as primeiras traduções de grande qualidade e é autora

Marthe Robert é uma das primeiras grandes responsáveis pela receção de Kafka em França: são dela as primeiras traduções de grande qualidade e é autora de diversos livros sobre Kafka de grande referência. A leitura que faz da obra kafkaniana obedece aos princípios gerais sobre o Romance que estão plasmados na sua obra O Romance das Origens e Origens do Romance (Roman des origines, origine du roman).

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 1

Os seus ensaios sobre o Romance, como era normal na época, utilizam muito do vocabulário da psicanálise.A sua tese é simples: o romance é o género literário onde se plasma de forma clara aquilo a que Freud chamava o “romance familiar dos neuróticos”. O romance familiar dos neuróticos, para Marthe Robert é a resolução fantasmática da criança do problema da ansiedade perante a descoberta da sua individuação e concomitante tensão edipiana. Há, assim, duas resoluções: uma é a fantasia de achar que nasceu numa família real, uma família predestinada e, portanto, ele, o infante, é um messias, um príncipe; a outra é a do “bastardo”, ele não pode ser filho daquele pai, relega-o para um mundo de fantasia, aprisionando-o, tirando-lhe poder colocando-o numa masmorra quimérica. 

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 2

Todo o romance é sempre uma variação destas duas resoluções.

Anúncio

A narrativa do romance familiar detém-se sempre à porta do quarto dos pais, perante a cama onde foi fantasmaticamente gerado e onde há uma linha divisória imaginária: de um lado, os velhos, os malvados e poderosos e do outro, os oprimidos, fracos e jovens.

Os dois modelos encarnam no Dom Quixote e no Robinson Crusoe.

Anúncio

Dom Quixote é o príncipe, perante  a angústia do mundo e da vida mergulha no mundo da fantasia, ele é um predestinado, um salvador, procura famílias de adoção fictícias na leitura dos Romances de Cavalaria e é ridicularizado pela “realidade” que Cervantes, paternalmente, lhe impõe corrigindo-o. Como qualquer menino mimado, acha que tudo lhe é devido e essa dívida resulta do seu desinteresse pelos bens materiais.

Cervantes é o pai, Don Quixote é o filho.

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 3

Robinson Crusoe toma outra opção: matar o pai! Rompe com a família e acaba numa ilha que representa o paraíso pré-edipiano e que ele vai ter que descobrir e dominar sozinho. Esse processo completa-se aos 26 anos com o aparecimento de Sexta-feira que toma o lugar do filho: resolução fantomática do complexo edipiano.

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 4

Estes romances nascem no contexto da burguesia, mas vão evoluir para o contexto napoleónico e da Revolução: o pai do povo, matou o rei (o pai) e inicia uma nova família de reis ao casar-se com uma herdeira do império, tornando assim possível o grande sonho dos bastardos: a ascensão social através das mulheres.

Balzac é um príncipe, quer ter um estatuto igual aos poderosos porque escreve a Comédia Humana quando ele próprio está nos antípodas dos seus personagens.

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 5

Flaubert é o todo poderoso, nega tudo: nega o romance como mero jogo narrativo, quer um romance formal e puro, nega o sexo, por isso o fiacre é todo negro e não se vê nada, nega mesmo o género sexual, quer restabelecer o paraíso hermafrodita, ele é homem, mas ele também é a Emma!

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 6
Gustave Flaubert, circa 1860; carte-de-visite portrait by Étienne Carjat

Para Marthe Robert, na senda de Proust e Joyce, só sobreviveu o formalismo e uns principezinhos como eu que vivem exclusivamente da vertigem narcísica da sua escrita.

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance 7
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Picas da Galáxia
15 maio

Picas da Galáxia

Hoje a humanidade explora e coloniza cerca de três por cento de toda a Via Láctea, e avança rápido sobre

Mate-me, se Puder: Uma Adaptação de Mistério Decepcionante
06 out

Mate-me, se Puder: Uma Adaptação de Mistério Decepcionante

Se você é um fã de mistérios literários, provavelmente ficou empolgado com a ideia de assistir a 'Mate-me, se Puder',

Retorno da Lenda: Final Explicado | Quem Era Henry?
03 jul

Retorno da Lenda: Final Explicado | Quem Era Henry?

O filme de faroeste de Potsy Ponciroli, Retorno da Lenda (Old Henry), é um drama lento sobre alguns bandidos tentando esconder

Os Mortos…  sempre os tereis entre vós
10 fev

Os Mortos… sempre os tereis entre vós

Em 1914, James Joyce escreveu uma coletânea de contos (short stories) que tomou o nome de “Dubliners” (Dublinenses). Os quinze

O mundo que oprime poetas: uma análise comparativa entre poemas de Dickinson e Rilke.
18 jun

O mundo que oprime poetas: uma análise comparativa entre poemas de Dickinson e Rilke.

Nesse presente texto, apresentar-se-á uma análise comparativa entre poemas de dois autores certamente brilhantes: Rilke e Dickinson, observe-se os excertos:

Conheça os tipos de zumbis de The Last of Us
22 jan

Conheça os tipos de zumbis de The Last of Us

The Last of Us tem sido um sucesso devido à forma como o jogo construiu seu universo pós-apocalíptico, se diferenciando

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x