Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

[Vidas Negras Importam] “Sequer começaram a tirar a faca, quanto mais curar a ferida”

Tal citação pertente ao ativista dos direitos humanos Malcom X, um americano histórico que tem suas lutas e gritos ecoando até os dias de hoje:

Tal citação pertente ao ativista dos direitos humanos Malcom X, um americano histórico que tem suas lutas e gritos ecoando até os dias de hoje:

Há quem afirme que racismo não existe em nosso país. Alguns, preferem dizer que nós, brasileiros, importamos uma luta americana, que não é nossa por (falta de) direito. Há ainda os que preferem dizer que estamos passando por um momento de afirmação da vida humana, em detrimento do movimento “Vidas Negras Importam”. Outros, ainda mais baixos, dizem hoje ser daltônico, e que vê todos os humanos com uma única cor, quando já até afirmou, categoricamente, que seus filhos não casariam com negras, pois foram bem educados. Todo esse discurso é mais do que burro, é honestamente burro.

São poucos os que ainda desconhecem o caso do negro João Alberto Silveira Freitas, morto um dia antes do Dia da Consciência Negra, em uma unidade de supermercado do Carrefour, em Porto Alegre. Brutalmente morto, semelhantemente ao caso do outro negro americano, George Floyd, começaram uma onda de protesto em praticamente todas as capitais do país, tal como aconteceu no EUA.

Pronto! Começaram os bombardeios contra quem luta. Desde os discursos mais brandos, como o que a esquerda do país fomenta e manipula os protestos livres, até os mais bizarros, como o do deputado e filhinho do papai Bolsonaro, afirmando que agora temos motivos para protestar:

Anúncio
Vidas Negras Importam

De pessoas pouco preparadas intelectualmente como o deputado, a gente já não espera mais nada, entretanto, da bolha intelectual, talvez pior ainda…. Alguns até se tocam e recolhem suas insignificâncias, mas outros ainda insistem em deslegitimar um protesto válido e urgente.

Falam de consciência humana, porém todos os dias são negros os que são mortos em Carrefour’s da vida. Querem subir de nível um discurso para uma amplitude inacessível, sobre discriminação. Há brancos escrevendo em suas redes sociais que foram discriminados por negros, em metro, nos EUA. Ah, faça-me o favor!

Anúncio

Como Malcom X bem disse, vocês sequer começaram a tirar a faca das nossas peles… Pior, os assassinos nem admitem que a faca sequer esteve em nossas peles. Não me venham falar de curar as nossas feridas. Não me venham falar de consciência humana. Não me venham falar que a vida de brancos e amarelos importam, isso nunca precisou estar em pauta, isso é o óbvio. Vocês querem nos empurrar o óbvio goela abaixo. As mãos de muitos neste país permanecem sujas e mesmo assim vocês nem admitem que nos machucam todos os dias, com olhares, tiros e estrangulamentos.

Caiam na real, ou melhor, apenas calem-se! Movimento brasileiro ou importado, é mais do que urgente dizer que Vidas Negras Importam (Black Lives Matter), todos os dias, até vocês pararem de nos matar.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adalberto De Queiroz
5 anos atrás

Sim, eu me calo, mas sinto que há manipulação da questão de raça. Calo-me para não perder amigos, eu que sou pardo e me tratam como se fosse branco, esbranquiçado, porque talvez não concorde com a apropriação política de uma questão do direito à Vida de qualquer ser humano, independente da cor.
Abraço fraterno aos amigos de cor.
Beto.

Giro Recorte Lírico

Ilustres desconhecidos da poesia brasileira: 6 poemas de Ivan Junqueira
03 jul

Ilustres desconhecidos da poesia brasileira: 6 poemas de Ivan Junqueira

ÁSPERA CANTATAA Sérgio PacháÉ sobre ossos e remorsosque trabalho. É sobrepó calcário espinho cardoque afio o escalpo. Ésobre tudo que

Capitão Laserhawk: Explicação do Final e Resumo da Série: Quem é Marcus Holloway?
19 out

Capitão Laserhawk: Explicação do Final e Resumo da Série: Quem é Marcus Holloway?

Em um mundo pós-apocalíptico onde a América está irreconhecível, a série animada "Capitão Laserhawk: Remix Blood Dragon" da Netflix mergulha

Recapitulação da 1ª temporada de “And Just Like That”: O que você precisa saber antes da 2ª temporada
24 jun

Recapitulação da 1ª temporada de “And Just Like That”: O que você precisa saber antes da 2ª temporada

Introdução: A segunda temporada de "And Just Like That", a aguardada continuação da amada série "Sex and the City", está

The Idol ainda nem saiu e já está uma bagunça
23 maio

The Idol ainda nem saiu e já está uma bagunça

"The Idol" ainda nem foi lançado e já está envolvido em controvérsias. Os dois primeiros episódios receberam críticas negativas, manchando

Dance Brothers: A série finlandesa da Netflix que não entrega dança nem amor fraternal
11 maio

Dance Brothers: A série finlandesa da Netflix que não entrega dança nem amor fraternal

Dance Brothers, uma série finlandesa da Netflix, tem como foco dois irmãos, Roni e Sakari, que buscam o sucesso como

Vejo Você na Próxima Vida: Final Explicado – Ji Eum Esquece Suas Vidas ?
24 jul

Vejo Você na Próxima Vida: Final Explicado – Ji Eum Esquece Suas Vidas ?

O final da série Vejo Você na Próxima Vida deixou muitos fãs se perguntando: Ji Eum esquece suas vidas passadas?

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x