Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Uma máscara confessa-se, ou um relutante e hipócrita baile de máscaras discriminatório

Ainda na casa dos vinte anos, o autor Kimitake Hiraoka, conhecido do grande público como Yukio Mishima, escreve o seu segundo livro traduzido como “Confissões

Ainda na casa dos vinte anos, o autor Kimitake Hiraoka, conhecido do grande público como Yukio Mishima, escreve o seu segundo livro traduzido como “Confissões de uma máscara”.

“Kochan”, o protagonista do romance, nasce numa era em que o Japão é dominado pelo conservadorismo, militarismo e Imperialismo, o que vai tornar a sua vida particularmente difícil. Tal como Mishima, Kochan é fisicamente fraco e essa ausência de robustez não vai ao encontro da cultura nipónica em geral e da “onda imperialista” viril da época em particular.

Uma máscara confessa-se, ou um relutante e hipócrita baile de máscaras discriminatório 1

Kochan, como muitos na época, vai ser educado à margem dos valores vigentes, não vai conviver com os rapazes da sua idade e, como sempre, neste tipo de “marginalidade” vai desenvolver um fascínio pela violência e “fantasias de morte” (termo psicanalítico).

Anúncio

É fácil verificar paralelismos entre Kochan personagem, diminutivo de “Kimitake”, nome real de Mishima, e o autor. Para os marginalizados e discriminados, normalmente não sobra mais do que o mundo do álcool, da droga, da prostituição, de alguma variante de espetáculo sexual e o mundo das artes. Esta conveniente marginalização é o resultado da violência tácita que sobre eles foi exercida.  

Uma máscara confessa-se, ou um relutante e hipócrita baile de máscaras discriminatório 2
Yukio Mishima, Tokyo, 1970.

Escrever as “Confissões” é uma forma de luta contra o establishment, de uma forma velada é um panfleto ou um manifesto: sob a forma romance bildungsroman (romance dos anos de formação), deixa ao público todo um testemunho pessoal.

Anúncio

Toda a obra é escrita numa “linguagem deslocada”, Steiner dizia justamente que as ditaduras faziam mais bem à arte que as democracias porque obrigavam a estas criativas “deslocações”. Kochan tem um primeiro despertar sexual numa idade prematura, mas, a sociedade homofóbica em que está inserido, não tem linguagem para a descrever diretamente, o autor recorre então à descrição da atração sexual como uma atração pela “força”, pelo “poder”, pela “voz estranha” que ecoou nele. Este “despertar” estará sempre presente ao longo da sua vida. Recordo que o livro é de 1949.

A atração sexual vai tomar a forma de desejo de identificação com o objeto amoroso: um rapaz marcadamente viril. Kochan desvaloriza-se a si mesmo, é conhecida a luta dos marginalizados pelo reconhecimento do seu valor por si mesmo, e glorifica tudo no outro-ideal de masculinidade, esse desejo de ser outro leva-o a assumir uma “máscara”, só podendo ser ele sendo outro. O público do espetáculo do travestismo de homens que, em palco, podem ser uma mulher é normalmente constituído por homens que assumiram socialmente a máscara da virilidade e por mulheres que se maquilharam para algum papel social também – o teatro é feito de atores para atores – sim, caímos no cliché “a vida é um teatro”. A sociedade pré-define a forma que a identidade pessoal pode tomar e rejeita através de mecanismos visíveis ou tácitos todas as outras.

A confissão nada mais é que a famigerada “tristeza do palhaço”, depois de retirada a máscara e limpa a maquilhagem, o ator confronta-se com o vazio do poder do palco, com o fim da mascarada.

As máscaras estão todas destinadas a cair…

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

O Culto Secreto: Final Explicado do Episódio 3 | Adrienne Foi Presa? Quem É Anton?
01 jun

O Culto Secreto: Final Explicado do Episódio 3 | Adrienne Foi Presa? Quem É Anton?

No episódio 3 de "O Culto Secreto", várias questões importantes são abordadas. A história gira em torno de Freya, uma

Um “Grito” que ecoa dos tempos áureos do nosso teatro
15 fev

Um “Grito” que ecoa dos tempos áureos do nosso teatro

Recebi há quase um ano um livro do autor catarinense (que reside no Rio de Janeiro) Godofredo de Oliveira Neto

Bem-Vindos à Vizinhança: Atualizações Sobre a 2ª Temporada | Um Lançamento Mais Distante do Que Esperado
20 fev

Bem-Vindos à Vizinhança: Atualizações Sobre a 2ª Temporada | Um Lançamento Mais Distante do Que Esperado

Com o anseio crescente pelo retorno da série "Bem-Vindos à Vizinhança" à Netflix, a expectativa em torno de sua segunda

The Idol: A dor de Jocelyn
15 jun

The Idol: A dor de Jocelyn

No segundo episódio de "The Idol", intitulado "Double Fantasy", somos apresentados à dor intensa que Jocelyn (interpretada por Lily-Rose Depp)

Venom 3: O Retorno É Possível? The Last Dance Explicado!
30 out

Venom 3: O Retorno É Possível? The Last Dance Explicado!

Após o sucesso dos dois primeiros filmes, Venom: The Last Dance é a conclusão da trilogia do anti-herói interpretado por

Ci: A garota papo firme
05 mar

Ci: A garota papo firme

Como estamos próximos das comemorações do Dia Internacional da Mulher, tive a ideia de retomar Ci, personagem da rapsódia macunaímica

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x