Macetes que facilitam a vida de quem tem um canal de reviews literários

Redação Recorte Lírico

É comum, e até mesmo esperado, que os leitores do Recorte Lírico tenham interesse em dividir as suas opiniões e argumentações sobre o conteúdo que estão consumindo no momento, e, ainda que tenha um apreço inestimável pela escrita, não há dúvidas que o engajamento dos vídeos, atualmente, são maiores.

O conteúdo publicado em vídeo é simplesmente mais palatável e didático, permitindo entonações distintas, exemplos gráficos e um consumo simplificado, que pode inclusive ter uma atenção dividida, utilizando a tela para enriquecer o seu conhecimento enquanto está no horário de almoço, no transporte público e até mesmo no banheiro.

Ou seja, ainda que seja empolgante ler uma crítica como a terceira parte da “Política e religiosidade em O Pagador de Promessas”, o conteúdo publicado em vídeo engaja um número maior de pessoas e oferece uma possibilidade de monetização devido à política do YouTube.

Se você deseja criar um canal de reviews literários, ou até mesmo já possui algum, mas que não tem atingido bons resultados, confira abaixo alguns “macetes” que podem te auxiliar com esse processo:

Escolha uma ferramenta que otimize os seus processos

A primeira, e talvez a mais relevante, dica é utilizar uma ferramenta de edição de vídeo que facilite todos os processos e otimize o seu tempo, assim você pode se dedicar mais a leitura e montagem de roteiros.

Soluções como o youtube video editor da InVideo oferece uma série de facilidades devido ao seu extenso banco de dados com imagens, trilhas sonora e até mesmo modelos de vídeos, aberturas e encerramentos já prontos e personalizados, sem preocupação com direitos autorais.

Crie uma comunidade forte e engajada

Ainda que os números sejam relevantes, é possível garantir resultados extremamente satisfatórios ao criar uma comunidade extremamente engajada com o seu conteúdo, ainda que você tenha números menores que os demais canais.

Em um exemplo mais claro desta métrica, podemos citar o canal Jovem Nerd, de conteúdo voltado para cultura pop, que criou uma comunidade extremamente participativa, ao ponto de consumir uma série de produtos relacionados ao portal. 

Mantenha a periodicidade e regularidade das publicações

Uma dica que pode te auxiliar a criar uma comunidade forte e ainda inflar o número de visualizações do seu canal é publicar o seu conteúdo sempre na mesma data e horário e anunciar isso aos seus espectadores.

Com isso, você assegura que quem esteja interessado no que você tem a apresentar entre no canal mesmo sem as notificações e o ato das pessoas procurarem pelo seu canal na plataforma alimenta o algoritmo, que entrega os seus vídeos para um número maior de pessoas.

Comece agora mesmo com que você já tem em mãos

Além das dicas e macetes acima, uma questão importante que deve ser abordada é a necessidade de superar a síndrome do impostor para começar a criar conteúdo para internet.

É bem provável que o smartphone que você já possui conte com uma câmera e microfone minimamente decente para começar a gravar os seus vídeos, por isso, inicie agora mesmo com o que você tem em mãos, improvise no que for possível. Com o tempo e evolução na sua produção, você pode pensar em começar a investir nas partes técnicas.

Agora, basta você colocar as dicas listadas em prática, criar ou alavancar o seu canal de reviews literários.


LEIA TAMBÉM: 10 livros para quem ama ficção científica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.