Amor e Sexo: Rita Lee e a inspiração em crônica do Arnaldo Jabor

Rita Lee, um dos ícones da música brasileira, nos deixou hoje, mas seu legado continua vivo através de suas canções. Uma das músicas mais famosas da cantora, “Amor e Sexo”, foi inspirada em uma crônica de Arnaldo Jabor publicada em 2002 no jornal O Globo (leia o texto clicando aqui). A música é uma colaboração entre Rita Lee, seu marido Roberto de Carvalho e o próprio cineasta.

A letra de “Amor e Sexo” retrata a relação entre amor e sexo, e como esses dois sentimentos tão diferentes podem se complementar. Segundo a crônica de Jabor que inspirou a música, o amor é algo planejado, com projeto e cercado por limitações, enquanto o sexo é algo mais instintivo, sem barreiras ou limites.

O amor e o sexo na visão de Arnaldo Jabor

Jabor descreve o amor como um jardim cercado, algo que precisa de planejamento, projeto e limitações. Por outro lado, o sexo é visto como algo que invade, que é contra a lei e que não depende do nosso desejo, mas que toma conta dele.

Na visão do cineasta, o sexo é uma forma de apaziguar o amor, enquanto o amor é uma gratidão pelos prazeres do sexo. Em outras palavras, o amor é algo que vem depois do sexo, uma espécie de reconhecimento pelos momentos de prazer.

A letra de “Amor e Sexo” é uma adaptação dessas ideias, uma celebração da união entre esses dois sentimentos. Rita Lee e Roberto de Carvalho adicionaram sua própria perspectiva à crônica de Jabor, transformando-a em uma canção que conquistou os fãs da cantora por sua autenticidade e por sua mensagem positiva.

Amor e Sexo: Rita Lee e a inspiração em crônica do Arnaldo Jabor
Rita Lee compôs uma de suas músicas mais populares inspirada em crônica (Foto: Instagram@ritalee_oficial/Reprodução)

O legado de Rita Lee

Rita Lee foi uma das artistas mais inovadoras e influentes da música brasileira. Ela começou sua carreira como vocalista da banda Os Mutantes, nos anos 60, e depois seguiu uma carreira solo de sucesso.

Ao longo de sua carreira, Rita Lee se destacou por sua personalidade forte e por suas letras ousadas e provocativas. Suas canções abordam temas como amor, sexo, drogas, política e meio ambiente, sempre com um toque de irreverência e humor.

“Amor e Sexo” é apenas uma das muitas canções que fazem parte do legado de Rita Lee. Suas músicas continuam a inspirar artistas e fãs em todo o Brasil e no mundo, provando que ela será sempre lembrada como uma das grandes vozes da música brasileira.

Rita Lee deixou um legado importante na música brasileira, e “Amor e Sexo” é uma das canções que melhor representa sua personalidade irreverente e suas letras provocativas. Inspirada na crônica de Arnaldo Jabor, a música celebra a união entre amor e sexo, dois sentimentos que, apesar de diferentes, se complementam. A mensagem positiva da música e a autenticidade de Rita Lee continuam a inspirar fãs em todo o mundo, tornando-a uma das maiores artistas da história da música brasileira.

Deixe um comentário