Os Encanadores da Casa Branca: A Revelação do Escândalo Watergate

Em sua minissérie política e dramática, intitulada “Os encanadores da Casa Branca”, a HBO apresenta a parte final da saga do escândalo Watergate no episódio 5. Através da perspectiva dos próprios homens envolvidos no caso ilícito, o episódio final narra a reviravolta que levou à renúncia do presidente Nixon. O episódio concentra-se nos desdobramentos legais do caso, enquanto os Os encanadores da Casa Branca, de forma competente, concluem a narrativa.

O escândalo Watergate começou quando dois conservadores de direita obstinados e egoístas, Howard Hunt e Gordon Liddy, uniram forças. Além de suas convicções políticas, ambos possuíam experiência em inteligência, com Hunt sendo um ex-agente da CIA e Liddy, um ex-funcionário do FBI. Sua união ocorreu durante uma reunião da Unidade de Inteligência Especial da Casa Branca, onde vazaram documentos confidenciais do Departamento de Defesa, revelados pelo denunciante Daniel Ellsberg. Hunt e Liddy foram recrutados para espionar Ellsberg e desacreditá-lo. Embora sua tentativa de invadir o consultório de seu terapeuta para roubar seu arquivo médico tenha sido um completo fracasso, eles não foram desencorajados.

Os Encanadores da Casa Branca: A Revelação do Escândalo Watergate
Os Encanadores da Casa Branca: A Revelação do Escândalo Watergate. (Imagem: HBO Max/Reprodução)

Posteriormente, Hunt e Liddy foram afastados da Unidade de Inteligência Especial e se envolveram no Comitê para Reeleger o Presidente, em meio às eleições presidenciais iminentes. Nesse comitê, eles elaboraram planos absurdos para espionar e desacreditar o Partido Democrata, a fim de ajudar os republicanos e a causa de Nixon.

Embora muitos desses planos tenham sido rejeitados por seus superiores, como John Dean e John Mitchell, o “Projeto Opal”, que incluía a invasão do escritório do Congresso Nacional Democrata no edifício Watergate para instalar escutas, foi aprovado. Além do Watergate, o quartel-general da campanha presidencial de George McGovern também era um alvo, já que ele era o principal concorrente de Nixon nas eleições. No entanto, esse segundo plano falhou, e os homens se concentraram exclusivamente no escritório do DNC.

Hunt e Liddy recrutaram uma equipe, incluindo três cubanos com quem Hunt havia trabalhado durante a mal-sucedida invasão da Baía dos Porcos. Frank Sturgis, ex-associado da CIA, e James McCord, chefe de segurança do Comitê, também se juntaram ao grupo. Juntos, os sete homens tentaram várias invasões frustradas no escritório do DNC no edifício Watergate. Hunt, desanimado com os fracassos, decidiu que ele e Liddy ficariam em um quarto de hotel próximo enquanto os outros cinco invadiriam o escritório. No entanto, o plano foi descoberto, resultando na prisão imediata dos cinco invasores.

https://amzn.to/3Mq3EAp

Embora Hunt e Liddy não estivessem entre os presos, as autoridades rapidamente os vincularam à invasão. Neste ponto, a série aborda o papel crítico de Dorothy Hunt, esposa de Howard Hunt, na trama. Também uma agente da CIA, Dorothy começou a pressionar a Casa Branca, ameaçando revelar informações sobre o Comitê para Reeleger o Presidente (CRP) se seu marido e os outros homens não fossem protegidos.

Para assegurar o silêncio deles, a Casa Branca concordou em enviar dinheiro para Dorothy, que posteriormente seria distribuído para os homens. No entanto, os pagamentos tornaram-se irregulares, e Dorothy percebeu que eles não eram mais confiáveis. Ela convenceu Hunt a escrever um livro sobre o escândalo, mas antes que isso pudesse acontecer, ela morreu em um acidente de avião suspeito.

Enquanto isso, os sete homens envolvidos na invasão foram a julgamento, e James McCord, que inicialmente se recusou a cooperar com as autoridades, revelou informações adicionais sobre o envolvimento do CRP. Outro jogador chave foi John Dean, conselheiro jurídico da Casa Branca, que também começou a falar com as autoridades de investigação. O episódio final mostra como Dean, percebendo que a Casa Branca estava tentando culpar tudo nele, decidiu revelar que o presidente Nixon o chamou em seu escritório para discutir o incidente, levando-o a acreditar que Nixon estava secretamente gravando a conversa para incriminá-lo.

Howard Hunt, sentindo-se abandonado e percebendo que ninguém no governo se importava com seus atos patrióticos, começou a sentir a pressão para revelar a verdade. Ele decidiu se livrar dos registros mantidos por sua esposa, mas sua filha, ao examiná-los, percebeu seu significado e a importância deles. Foi uma decisão difícil, mas Hunt finalmente decidiu revelar a verdade sobre o envolvimento do CRP na invasão do Watergate.

O episódio final da minissérie “Os encanadores da Casa Branca” sintetiza os principais eventos do escândalo Watergate, destacando a invasão do escritório do DNC, a luta de Dorothy Hunt, as revelações de James McCord e John Dean, e a decisão de Howard Hunt de finalmente revelar a verdade. O escândalo Watergate teve um impacto significativo na presidência de Richard Nixon, levando à sua renúncia e servindo como um marco na história política dos Estados Unidos.

Trailer e Sinopse de Os Encanadores da Casa Branca:

Os Encanadores da Casa Branca: A Revelação do Escândalo Watergate. (Imagem: HBO Max/Reprodução)

Sinopse: Conhecidos como Os Encanadores da Casa Branca, E. Howard Hunt e G. Gordon Liddy, ex-agentes da CIA e FBI, foram as mentes por trás do escândalo de Watergate e acidentalmente derrubaram o governo do presidente Nixon, a quem tentavam proteger.

Primeiro episódio: 1 de maio de 2023 (EUA)

Deixe um comentário