The Curse: Emma Stone, Nathan Fielder e Benny Safdie Criam um Show Estranho e Desconfortável

Cássio de Miranda

Em 2023, “The Curse” se apresenta como uma combinação perfeita das sensibilidades de seus três astros – Emma Stone, Nathan Fielder e Benny Safdie. Esta obra nos traz um dos programas mais selvagens do ano, que é ao mesmo tempo estranho e hilário. Nos últimos dez anos, poucas pessoas conseguiram deixar sua audiência tão desconfortável quanto Nathan Fielder e Benny Safdie.

Com “Nathan for You”, uma das melhores comédias da década de 2010, e “O Ensaio”, do ano passado, Fielder borrou as linhas entre realidade e ficção com programas hilariantes, sempre surpreendentes e frequentemente emocionantes. Enquanto isso, com seu irmão Josh Safdie, Benny se tornou um mestre da intensidade e da construção de tensão com filmes como “Só Deus sabe”, “Bom Comportamento” e o sufocante “Jóias Brutas”. Separadamente, esse par produziu algumas das formas mais empolgantes de entretenimento dos últimos anos. No entanto, em seu primeiro projeto juntos, “The Curse”, essa fusão de mentes cria um dos programas mais estranhos e satíricos do ano, que consegue ser uma mistura perfeita de suas sensibilidades.

O que é “The Curse”?

The Curse: Emma Stone, Nathan Fielder e Benny Safdie Criam um Show Estranho e Desconfortável
The Curse: Emma Stone, Nathan Fielder e Benny Safdie Criam um Show Estranho e Desconfortável. (Imagem:

Fielder e Emma Stone estrelam como Asher e Whitney Siegel, um casal recém-casado que está criando seu próprio reality show de melhoria de casas chamado “Flipantropia”. Neste programa, os Siegels pegam casas e as transformam em eco-friendly na comunidade de Española, no Novo México. Com a ajuda de Dougie Schecter (Safdie), um produtor e amigo de Asher, o trio tenta criar um programa que não apenas entretenha, mas também informe – não apenas sobre práticas sustentáveis, mas também sobre todo o trabalho árduo (gentrificação) que os Siegels estão fazendo para reformar esta área.

Por trás das câmeras, os Siegels se encontram em todo tipo de problemas. Seu programa simplesmente não é interessante o suficiente, eles estão tentando ter um filho, os pais de Whitney (Corbin Bernsen e Constance Shulman) são famosos na área por serem senhorios gananciosos, e os Siegels ainda estão tentando ser aceitos pela vizinhança. Mas as coisas ficam ainda piores quando Asher é amaldiçoado por uma menina, deixando-o se perguntando se sua recente má sorte é potencialmente culpa dele – sem saber que as coisas vão piorar antes de melhorar.

“The Curse” é a combinação perfeita de Nathan Fielder e Benny Safdie:

“O encanto de “The Curse” se deve à perfeita harmonização dos tons de seus três protagonistas. Com Emma Stone, temos vislumbres do trabalho mais audacioso que Stone tem feito recentemente com cineastas como Yorgos Lanthimos. Com Fielder, ele cria situações constrangedoras, quase insuportáveis, das quais você quer fugir, mas não consegue. E com Safdie, você sente um estresse agonizante que parece estar crescendo até que não tenha para onde ir a não ser explodir.

Fielder também dirigiu sete dos dez episódios da série (com os diretores de “Damsel”, David Zeller e Nathan Zeller, dirigindo os outros três). Ao mesmo tempo, Fielder e Safdie escreveram toda a série (junto com a colaboradora frequente de Fielder, Carrie Kemper, em dois dos episódios). Essa combinação de Safdie e Fielder resulta em uma excelente parceria. Frequentemente, Fielder se demora em momentos por quase tempo demais, fazendo a audiência lidar com a tensão de uma cena e forçando-os a passar pelos momentos embaraçosos da vida dos Siegels.

Tanto Asher quanto Whitney muitas vezes são alheios à forma como fazem o outro e as pessoas ao seu redor se sentirem, e essa falta de autoconsciência é sempre capturada pela direção implacável de Fielder. Combine isso com uma trilha sonora assustadora e evocativa, produzida por Daniel Lopatin e o compositor John Medeski, frequentemente associado a Safdie, e a convergência inquietante de Fielder e Safdie em “The Curse” é a junção de dois grandes talentos que, de alguma forma, trabalham em harmonia.

amazon

No entanto, além de ser profundamente engraçado e perturbador, “The Curse” aborda uma série de ideias e conceitos de maneira que se encaixam perfeitamente. “Flipantropia” não é apenas uma abordagem inteligente dos programas do HGTV, mas também é uma série que explora a ideia de salvadores brancos, a escolha de fazer coisas boas apenas quando há uma audiência por perto, os muitos problemas da gentrificação, relacionamentos tóxicos, tentativas de resolver problemas globais sem pensar localmente e a falta geral de introspecção que pode piorar as coisas para os outros. Embora Asher e Whitney possam acreditar que estão fazendo o certo com suas escolhas, vemos que o egoísmo acaba se sobrepondo a tudo o resto.

As Atuações em “The Curse” são Fantásticas – Especialmente a de Fielder:

O elenco de “The Curse” simplesmente não funcionaria sem um trio de grandes atores que conseguem equilibrar a corda bamba que o programa exige que eles caminhem. Safdie interpreta Dougie de uma maneira que nos faz sempre questionar suas intenções: ele pode estar tentando fazer de “Flipantropia” um programa genuinamente bom, ou pode estar lentamente tentando destruir o relacionamento entre Asher e Whitney. Seu passado problemático e suas adições o tornam um personagem simpático em alguns momentos, mas também uma carta coringa – e por causa disso, ele se torna um personagem perfeito de Safdie.

Stone também é excelente como Whitney, enquanto ela tenta fazer a coisa certa e superar o estigma de seus pais, ao mesmo tempo em que deseja desesperadamente a atenção que um programa de TV lhe daria. Especialmente mais tarde na temporada, quando Whit questiona tudo, desde a direção do programa até seus relacionamentos, Stone faz um trabalho incrível.

Whit é frequentemente um personagem recluso, e, no entanto, com apenas um olhar ou evitando outro personagem, Stone nos diz tudo o que precisamos saber sobre o que está acontecendo na mente de Whit. Stone não poderia ser mais perfeita em um papel que exige alguém que possa interpretar os momentos mais sérios em uma cena, antes de mudar para alguns dos momentos de comédia mais difíceis da série.

Mas é Fielder quem é uma força absoluta a ser reconhecida em “The Curse”. Asher é a personificação de tudo o que é constrangedor nesta série. Nos primeiros episódios, podemos perceber que Asher está completamente desconfortável em sua própria pele. Ele é dolorosamente sem graça, a ponto de Whit dizer a ele que deveria fazer aulas de comédia, e quando descobrimos que Dougie costumava intimidar Asher, quase entendemos de onde o valentão está vindo.

Asher é definitivamente o menos simpático da dupla de “Flipantropia”, o que fica evidente em um grupo de foco, e são suas ações que fazem com que ele e Whit pensem que podem estar amaldiçoados. E para piorar, parece que todos sabem que Asher tem um órgão genital pequeno.

Fielder faz um trabalho incrível como Asher. Em muitas cenas, Fielder tem que competir de igual para igual com um vencedor do Oscar, e ele se destaca contra Stone, dando uma atuação verdadeiramente trágica e exasperante, que é impressionante de se assistir. Fielder frequentemente é caracterizado por sua entrega monótona e reação impassível a quase todas as situações em “Nathan For You” e “The Rehearsal”. Mas em “The Curse”, temos a oportunidade de ver Fielder atuar com todo o seu coração, e ele é fenomenal em um papel que explora seus pontos fortes, ao mesmo tempo que o leva além do que já vimos anteriormente.

Não há nada na TV como “The Curse”:

“The Curse” é um dos programas mais idiossincráticos da memória recente e uma mistura impressionante das sensibilidades cômicas de Safdie, Fielder e Stone. Assistir a esta série se desenrolar e seus personagens lutarem e tropeçarem torna claro que não há nada parecido na televisão. Fielder e Safdie mostraram repetidamente que podem criar obras não convencionais e surpreendentes, mas juntos, “The Curse” é peculiar, desconcertante e uma das comédias mais brilhantes de 2023.

Veja o trailer de The Curse:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.