Ensaio crítico sobre Antonio Candido é lançado pela Cepe

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Considerado um dos maiores críticos literários do século XX, o sociólogo e professor universitário Antonio Candido (1918-2017) e sua prolífica obra são objetos de estudo da professora da Universidade Federal Fluminense Anita Martins Rodrigues de Moraes. Ela  assina o título Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido, da Cepe Editora. O livro de 208 páginas reúne mais de uma década de pesquisa. O lançamento acontece dia 19 de abril, às 17h, na Livraria Blooks de Niterói, no Rio de Janeiro. 

O objetivo da obra é analisar a teoria em que Candido defende a literatura como ferramenta de humanização do indivíduo. Para isso ela analisa cuidadosamente ensaios e livros do crítico. “Trata-se de atentar para os tipos humanos — o ‘primitivo’, o ‘rústico’, o ‘civilizado’ — que, em seus trabalhos, surgem associados a certas funções que a literatura poderia (ou deveria) desempenhar”, escreve Anita, explicando como se desenvolve este ensaio. “Discuto os pressupostos antropológicos etapistas de Antonio Candido e trato de sua concepção de obra literária”, escreve a professora de teoria da literatura. Em outra parte do livro, Anita investiga o diálogo de estudiosos das literaturas africana e de língua portuguesa com Candido, além de abordar como contraponto, os trabalhos de Luiz Costa Lima e a prosa do angolano Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010). Neste último, ela explora a crítica ao chamado “paradigma humanista”. 

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Seria absurdo pensar que houvesse etapas a percorrer para o indivíduo se tornar mais ou menos humano. Não se trata disso. “Se a literatura humaniza as pessoas, o quão humanas eram as pessoas antes de terem contato com a literatura? Como também parece absurda a tese que a obra literária humanizava uma pessoa não humana, a descrição mais correta do que está em jogo quando falamos do poder de humanização parece ser outra: a ação pedagógica da literatura trabalharia com uma espécie de continuum da humanização, que iria de um humano mais primitivo e elementar a um humano mais sofisticado e civilizado”, escreve o prefaciador Alfredo Cesar Melo, professor de teoria literária da Unicamp.

Civilização essa que Candido associa a um distanciamento da natureza e dos povos originários – indígenas e africanos -, e aproximação com a industrialização e, portanto, com o ocidentalismo e o nacionalismo como instrumentos para defesa de uma sociedade igualitária, onde pobreza e primitivismo andariam de mãos dadas. Hoje em dia se sabe, no entanto, que o senso comum não enxerga igualdade social na civilização ocidental pós-industrializada. “Mesmo reconhecendo a barbárie na modernidade, é apenas nela que encontra civilização também; fora dela, Candido vê somente barbárie e primitivismo — isto é, a servidão do homem diante da natureza e das necessidades básicas do corpo”, critica a pesquisadora, que começou a estudar Antonio Candido sistematicamente em 2008, quando fez pós-doutorado na USP. Desde então a pesquisa sobre sua obra foi crescendo e resultou no livro Para além das palavras: Representação e realidade em Antonio Candido (Editora Unesp,2015), em que ela analisa o modo como o crítico teorizou o problema da representação da realidade.

Essa humanização estaria mais para, como escreve Anita, “superação de um estado de confusão: a literatura humaniza porque organiza, porque apresenta uma ‘proposta de sentido’. É então que noto ambivalência: por um lado, a condição trágica de homem absorvido por forças da natureza, submetido por elas, leva ao desejo de sua integração ao mundo civilizado, à cultura urbana, como forma de emancipação, de lhe proporcionar desenvolvimento mais pleno de suas potencialidades humanas (ou espirituais); por outro, essa mesma cultura urbana, em permanente contato com ‘influxo de civilização’ estrangeiro, pode descambar em produções incaracterísticas e em artificialismo, para o que a estabilidade interiorana, alcançada em bases indígenas, serviria como contrapeso”, analisa. 

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Porém não deveria ser a humanização pela literatura o pivô de discordâncias, e sim a ausência de discussões sobre a tradição progressista no Brasil, da qual Candido fez parte, como chama atenção Alfredo Cesar. “O ruído gerado por esse debate advém de um ambiente pouco propenso à discussão teórica e de seus pressupostos, além de parca reflexão sobre a tradição progressista no Brasil”. Até porque o nacionalismo de Candido sempre foi alvo de críticas ferrenhas. A proposta aqui é “analisar as bases do humanismo literário ocidentalizante de Antonio Candido.”

Anita enxerga que, para Antonio Candido, tanto a literatura como o humano se fazem por transfiguração, transcendência e superação. “Temos homens mais próximos da condição natural ou animal (os chamados ‘primitivos’ e ‘rústicos’) e aqueles que dela se distanciaram (os ‘civilizados’). Nessa produção paulatina do humano, a literatura — ‘primitiva’, ‘rústica’, ‘civilizada’ — parece desempenhar funções importantes, sendo que ela própria seria inicialmente rudimentar e colada à concretude, tornando-se gradativamente mais elaborada e livre. Da oralidade à escrita, do folclórico ao erudito, a literatura parece paulatinamente alçar a um nível superior, tornando-se capaz de transcender a realidade concreta e imediata”.

Ler Antonio Candido continua a ser essencial para a formação do pensamento literário. “É como se, com o conjunto de textos reunidos nestas páginas, Anita Martins Rodrigues de Moraes nos mostrasse não exatamente que é preciso continuar a ler Antonio Candido, mas que de certa forma ainda estamos começando a lê-lo. E assim o livro acaba sendo também a exposição de uma ética da leitura, que volta a ser uma aventura do pensamento associada ao risco e uma prática pela qual ainda é possível sentir entusiasmo”, escreve na orelha do livro o professor de teoria literária da USP Marcos Natali. 

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Serviço:

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Lançamento do livro Contornos humanos: primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido (Cepe Editora)

Onde: Livraria Blooks de Niterói

Quando: 19 de abril

Horário: 17h às 20h

Preço: R$ 45 (livro impresso); R$ 18 (E-book)

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