“Águas profundas”: Entendendo o roteiro do filme

Águas Profundas (Deep Water) é um filme baseado no romance de Patricia Highsmith. O enredo gira em torno do casamento de Vic Van Allen (Ben Affleck), um engenheiro de computação que criou sensores para drones, e Melinda (Ana de Armas), sua esposa, que tem vários amantes. Vic e todos os amigos próximos sabem sobre os casos de Melinda, mas Vic escolhe permanecer em silêncio e permitir que a esposa tenha seus amantes em vez de pedir o divórcio e traumatizar a filha do casal de 12 anos.

A trama começa com Melinda animada em encontrar um novo amante, enquanto Vic, um introvertido, olha para ela com tristeza. Ele sabe que ela está com Joel, seu amante atual, e que Melinda logo encontrará outro amante. No entanto, Vic não tem coragem de confrontá-la.

O filme é dirigido por Adrian Lyne e o roteiro foi adaptado por Zach Helm e Sam Levinson. O final do filme foi alterado em relação ao livro original de Highsmith para dar um toque psicológico à trama.

Explicando o filme "Águas Profundas"
Águas profundas é protagonizado por Ana de Armas e Ben affleck. (Imagem: Prime Video/Reprodução)

Vic e Melinda são convidados para uma festa, onde Melinda conhece Joel Dash, seu atual amante. Ela imediatamente deixa Vic para ficar com Joel, e Vic, que está observando de longe, começa uma conversa com Joel. Durante a conversa, Vic alega ter matado o amante anterior de Melinda com um martelo. Joel fica intimidado e sai da festa imediatamente. Logo após a partida de Joel, Melinda traz outro amante, Charlie De Lisle (Jacob Elordi).

Por amor à filha, Vic decide não pedir o divórcio de Melinda, mas seus novos amantes o fazem sentir ciúmes e raiva. Ele quer fazer algo em relação à infidelidade de Melinda, mas não consegue entender suas motivações. O filme explora a tensão psicológica entre o casal enquanto eles tentam continuar juntos, mesmo depois de descobrirem os segredos um do outro.

Melinda provavelmente saía com outros homens porque considerava Vic chato e frio. Embora Vic não seja chato, ele é introvertido e tem dificuldade em expressar seus sentimentos. Eles dormiam em quartos separados. Melinda escolheu ficar com Vic porque ele era rico e pai de sua filha, Trixie. Ela escolheu viver com um homem chato sob o mesmo teto, mas decidiu se divertir fora do casamento porque essas aventuras amorosas a faziam sentir viva.

Explicando o filme "Águas Profundas"
Melinda, protagonizada por Ana de Armas, tem uma relação conjugal complicada com o seu marido. (Imagem: Prime Video/Reprodução)

No entanto, toda vez que Vic fazia algo fora do comum, isso animava Melinda, e o casal fazia amor um com o outro. Durante a festa de Jess e Grantz, Melinda pediu para dançar com Vic, que recusou por causa de sua timidez. Mais tarde, durante outra festa, Kelly Wilson, esposa do escritor de pulp fiction Don Wilson, pediu para dançar com Vic, e ele aceitou. Ver Vic dançando com Kelly não apenas deixou Melinda com ciúmes, mas também despertou o desejo por seu marido.

Mas esse amor e desejo não duraram muito, e Melinda continuou a ter casos extraconjugais, apesar das tentativas de Vic de melhorar seu relacionamento. A tensão crescente entre eles culmina em uma cena intensa em que Melinda confronta Vic sobre suas suspeitas de que ele está envolvido em seus assassinatos. Vic admite que nunca matou ninguém, e Melinda fica aliviada. Mas sua resposta também mostra que ela não confia nele completamente.

No final, Vic e Melinda decidem permanecer juntos por causa de sua filha, mas a tensão em seu relacionamento permanece, e é deixada em aberto se eles serão capazes de superar seus problemas. O filme é uma reflexão sombria sobre os perigos do casamento infeliz e como o amor pode ser corrompido pela falta de comunicação e confiança.

LEIA TAMBÉM: Treta é a melhor série da Netflix em 2023

VEJA O TRAILER DE ÁGUAS PROFUNDAS:

Capa oficial de Deep Water (Águas profundas), que originalmente foi produzo pela Hulu.

Deixe um comentário