Clonaram Tyrone!: Final Explicado e os Mistérios da Clonagem Revelados
‘Clonaram Tyrone!’ é um novo filme de comédia e mistério que surpreende por sua abordagem incomum e momentos de reflexão, sem perder a leveza. A trama segue três vizinhos que acabam se tornando amigos depois que um deles, Fontaine, volta inexplicavelmente à vida após ser assassinado. Embora o filme comece de forma promissora, o final de ‘Clonaram Tyrone!’ pode ser considerado insatisfatório e confuso. No entanto, as ótimas atuações e diálogos inteligentes tornam o filme uma experiência bastante divertida.
RELACIONADO: Clonaram Tyrone!: Um Olhar Autêntico sobre Racismo e Gentrificação no Filme de Ficção Científica
Resumo da Trama: Sobre o que é o filme?
‘Clonaram Tyrone!’ começa com o protagonista, um jovem chamado Fontaine, malhando em uma academia local, onde é abordado por um garoto chamado Junebug. Apesar da grande diferença de idade entre eles, Fontaine e Junebug são próximos e frequentemente andam juntos. Os personagens são moradores de um bairro predominantemente negro chamado The Glen, onde a vida é frequentemente afetada por violência e atividades ilegais. Fontaine, por exemplo, trabalha como traficante de drogas e, em um determinado dia, ele vai com Junebug para realizar uma entrega. No caminho, ele se depara com um rival vendendo drogas em seu território e, sem hesitar, escolhe a violência para ameaçá-lo. Fontaine atropela o rival com seu carro, aparentemente quebrando sua perna, e deixa claro que é apenas um aviso.
Naquela noite, Fontaine vai até um motel local para cobrar o dinheiro que um cliente deve. Esse cliente é um cafetão chamado Slick Charles, que, naquele momento, está discutindo com uma de suas funcionárias, uma mulher conhecida como Yo-Yo. Quando Fontaine chega, Yo-Yo sai furiosa e até indica em qual quarto Slick Charles está. O cafetão pede mais tempo para pagar pelas drogas que comprou, e Fontaine vai embora, sentando em seu carro para fumar um cigarro. Nesse exato momento, Isaac e o traficante rival chegam ao motel, procurando por Fontaine, e o gangster atira fatalmente em Fontaine. Ao ouvir os tiros, Slick Charles também corre para fora e encontra o corpo morto de Fontaine na frente do motel.
No entanto, para surpresa de todos, Fontaine acorda na manhã seguinte como se nada tivesse acontecido e passa o dia como sempre fez. À noite, ele volta a encontrar Slick Charles, mas o cafetão fica chocado ao vê-lo vivo e bem. Juntos, eles procuram Yo-Yo, que também confirma ter ouvido os tiros após deixar o motel. Logo, os três percebem que Fontaine voltou à vida misteriosamente após ser morto na noite anterior e decidem investigar o assunto juntos.
O que estava acontecendo em The Glen? Fontaine começa a notar várias ocorrências estranhas após supostamente voltar à vida. A primeira delas é um SUV preto com vidros escurecidos que para ao lado de um homem ferido na rua e o leva à força. Mais tarde, enquanto dirige com Slick Charles e Yo-Yo, Fontaine avista o mesmo carro e decide investigar a casa em frente aonde o carro está estacionado. Os três entram na casa e descobrem um elevador secreto que leva a um laboratório de pesquisa médica subterrâneo. Lá, eles encontram o corpo de um homem idêntico a Fontaine. À medida que as coisas ficam mais estranhas e complexas em ‘Clonaram Tyrone!’, é revelado que Fontaine realmente foi clonado, e a versão que agora está nas ruas é apenas uma cópia de si mesmo.
Com o tempo, Fontaine, Slick Charles e Yo-Yo encontram mais elevadores secretos em diferentes locais e descobrem o quadro completo. Todo o bairro de The Glen estava sendo clonado por alguma razão misteriosa, mas nem todas as pessoas eram alvo dessa operação. Apenas algumas pessoas selecionadas, como Tyrone, Slick Charles e o bêbado local, Frog, foram clonadas e mantidas em cápsulas congeladas no laboratório existente sob todo o bairro. A questão toda se revela como um experimento realizado por uma organização poderosa que não está diretamente ligada ao governo, mas é forte o suficiente para parecer o próprio governo. Curiosamente, todos os médicos, cientistas e agentes que trabalham para essa organização são brancos, enquanto todas as vítimas clonadas pertencem à comunidade negra. Os três personagens também encontram outras pessoas negras presas contra a vontade, onde experimentos traiçoeiros são realizados.
A forma exata como os clones são feitos, ou pelo menos como as pessoas são levadas de The Glen, também é mencionada. A organização por trás dessa clonagem desenvolveu várias técnicas diferentes para hipnotizar e controlar as mentes das pessoas, e todas essas técnicas envolviam objetos que fazem parte do estilo de vida negro na América. Em um bairro com dificuldades financeiras como The Glen, frango frito é uma iguaria muito apreciada, não apenas pelo sabor, mas também pelo hábito regular de consumi-lo. Da mesma forma, o uso de produtos para alisar o cabelo é algo muito comum entre os moradores do bairro e a maioria das comunidades negras. Portanto, a organização por trás da clonagem criou um pó branco específico que poderia controlar as mentes das pessoas e começou a misturá-lo nos produtos para alisar o cabelo e no frango frito.
Quando os protagonistas encontram a instalação subterrânea pela primeira vez, Slick Charles encontra esse pó branco e prova, pensando ser cocaína. No entanto, ele logo percebe que o pó o faz rir e ficar feliz. Mais tarde, é revelado que a loja de frango frito popular no bairro era, na verdade, uma fachada dirigida pela própria organização, onde toda a comida era misturada com esse pó controlador da mente, e as pessoas eram levadas ao controle. Da mesma forma, Yo-Yo também percebe o efeito do pó misturado nos produtos para alisar o cabelo, e o alcance dos poderes malignos da organização é revelado ainda mais.
Para tornar as coisas ainda mais diretas, a organização também desenvolveu músicas específicas que eram tocadas no clube local e que podiam facilmente controlar as mentes dos residentes negros. Uma música semelhante foi tocada anteriormente no rádio do carro de Fontaine, o que fez com que os três personagens se sentissem extremamente sonolentos. Talvez as músicas ainda estivessem em uma fase experimental neste momento, e seu potencial completo é visto mais tarde, quando a organização toma controle de todos os negros, fazendo-os perseguir Fontaine, Slick Charles e Yo-Yo.
Explicação do Final de ‘Clonaram Tyrone!’: Por que os Clones foram feitos? Percebendo que a única maneira de lutar contra essa organização maligna seria unir todos os moradores negros do bairro, apesar de suas diferenças internas, Slick Charles elabora um plano detalhado. Fontaine vai até Isaac mais uma vez e finge ter sido baleado e morto, para que pessoas da organização o levem imediatamente e o substituam por outra versão clonada. Uma vez que isso é feito, Fontaine acorda dentro da instalação e causa estragos enquanto Slick Charles e seu exército se infiltram através dos elevadores secretos. Enquanto o grupo avança em direção a Nixon, acreditando que ele é o líder principal dos experimentos, Fontaine é atacado por Chester, o guarda-costas clonado de Nixon, e é levado para uma seção diferente da instalação. Curiosamente, Chester é um clone de Fontaine, o que indica que outras versões clonadas do homem já estavam sendo usadas.
É então revelado que o principal responsável por esse estranho experimento de clonagem era o próprio Fontaine, ou uma versão diferente dele. As duas versões de Fontaine que vimos até agora em ‘Clonaram Tyrone!’ – a primeira no início do filme e a segunda após ele ter sido baleado por Isaac – eram ambas clones do verdadeiro homem. Na verdade, o verdadeiro Fontaine, um homem muito mais velho que era cientista de profissão, foi quem criou a clonagem e agora estava realizando-a nas pessoas de The Glen. O cientista havia feito inúmeras cópias de si mesmo, muito mais jovens do que ele, e mantinha uma delas pelas ruas do bairro. Quando Fontaine foi morto por Isaac, a organização rapidamente o substituiu por outra versão clonada para que ele continuasse vivo, assim como a maioria dos outros moradores de The Glen.
A razão para o plano de clonagem do Cientista Fontaine também é revelada, pois ele tinha um irmão mais novo que havia sido brutalmente morto a tiros por um policial devido ao preconceito racial e ao terrível estereótipo de que ele deveria ser um criminoso por ser negro. O Fontaine que acompanhamos também lembrava desse irmão mais novo, e essa lembrança foi a principal razão por trás de seu desgosto e desconfiança da autoridade. No entanto, o motivo pelo qual ele se lembrou do irmão, apesar de ser uma versão clonada, era porque o Cientista Fontaine havia implantado essa memória específica em cada um de seus clones, tornando-a parte de seu caráter.
Tendo vivido uma vida longa enfrentando o racismo contra a comunidade negra, o homem queria se livrar do preconceito de forma bizarra – eliminando diferentes raças e etnias. O Cientista Fontaine revela que seu próximo experimento é criar clones de raças mistas, pois acredita firmemente que assimilar outras culturas é muito melhor do que ser aniquilado por elas. Fontaine põe um fim a esses planos tomando controle de Chester, o guarda-costas clonado, e o faz matar o cientista.
Quem é Tyrone? Após a morte do cientista e de Nixon pelas mãos dos moradores de The Glen, toda a instalação de pesquisa subterrânea é destruída, e todas as pessoas mantidas em cativeiro para experimentos são libertadas. Os clones são deixados para serem destruídos junto com a instalação, e as pessoas mantidas em cativeiro são libertadas nas ruas. Todo o assunto é coberto e transmitido ao vivo por várias emissoras de notícias de televisão. Fontaine, Slick Charles e Yo-Yo também se reencontram e decidem se mudar para Memphis juntos, sugerindo que a organização maligna pode reaparecer em outros bairros negros.
Até o final de ‘Clonaram Tyrone!’, temos nos perguntado quem é realmente Tyrone, mencionado no título do filme, pois ainda não vimos nenhum personagem com esse nome. É apenas no final do filme que o foco muda para um homem diferente, que se parece exatamente com o protagonista Fontaine, exceto pelo estilo de cabelo. É revelado que o homem mora em Los Angeles e passa por eventos exatamente iguais em um dia normal, como Fontaine. Quando ele vai à casa de um amigo e eles assistem juntos as notícias na TV, eles veem imagens de Fontaine, e agora fica claro que esse homem se chama Tyrone.
O amigo exclama que eles definitivamente clonaram Tyrone e Tyrone também percebe que Fontaine parece um clone dele. O final de ‘Clonaram Tyrone!’ sugere que as clones de Fontaine foram espalhadas por todo os Estados Unidos sob identidades diferentes, indicando que a organização maligna e seus planos de clonagem até que não restem mais raças separadas eram de fato maiores do que apenas The Glen. Ou até mesmo que Tyrone era a versão original, e cada Fontaine, incluindo o cientista, era apenas um clone do verdadeiro Tyrone.