Warner anuncia adiamento de Duna: Parte 2 por causa de greve em Hollywood
A greve dos sindicatos de roteiristas e de atores nos Estados Unidos está gerando um grande impacto em Hollywood. Por causa da paralisação dessas classes trabalhadoras, a Warner anunciou que Duna: Parte 2, um dos lançamentos mais esperados de 2023, será adiado.
Os roteiristas e atores que trabalham nos Estados Unidos protestam por melhorias nas condições de trabalho e pagamentos mais justos. A paralisação já dura mais de 100 dias, e as negociações com as produtoras seguem em andamento, ainda sem previsão de encerramento.
Por isso, o filme, que estava marcado para estrear em dezembro deste ano, agora está programado para março de 2024.
Duna: sucesso de público e bilheteria
Duna: Parte 2 é a continuação de uma das maiores adaptações cinematográficas de ficção científica. O primeiro filme, que conta com grandes nomes no elenco, como Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Zendaya, Jason Momoa e muitos outros, foi um sucesso de audiência.
O filme dirigido por Denis Villeneuve e lançado em outubro de 2021 bateu recorde de audiência no período pós-pandêmico. Ele arrecadou 400 milhões de dólares em bilheteria mundial em apenas quatro meses e teve 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além disso, foi indicado em 10 categorias do Oscar e em 11 do Bafta, o Oscar britânico.
Diante desses números, é de se entender o porquê de a segunda parte ser tão esperada pelos fãs. Timothée Chalamet, que interpreta o protagonista da história, anunciou em uma publicação do Instagram que as filmagens haviam sido encerradas em dezembro de 2022.
Por que o lançamento de um filme já gravado foi adiado?
Alguns fãs podem se questionar por que a estreia de Duna: Parte 2 foi adiada devido à greve se o filme teoricamente já está pronto.
A questão é que, além de os atores não poderem gravar novos filmes e episódios de séries, a greve não os permite ajudar na divulgação das produções. Isso porque a participação em tapetes vermelhos, premiações, eventos e entrevistas também faz parte do trabalho desses artistas.
Outras profissões que ficam por trás das câmeras são essenciais para a criação de filmes e séries: roteirista, designer, auxiliar de produção, maquiador, figurinista, cinegrafista… Todos são importantes para a concepção de novos projetos. Porém, para divulgar os filmes, os atores também são parte crucial.
Dessa maneira, os estúdios estão preferindo adiar lançamentos enquanto a greve não se encerra para evitar prejuízos financeiros.
Outros títulos cujos lançamentos foram adiados por causa da greve
- Ghostbusters: adiado de dezembro de 2023 para março de 2024
- Karate Kid: adiado de junho de 2024 para dezembro de 2024
- Kraven, o Caçador: adiado de outubro de 2023 para agosto de 2024
- Pobres Criaturas: adiado de outubro de 2023 para dezembro de 2023
- Avatar 3: adiado de dezembro de 2024 para dezembro de 2025
- Venom 3: adiado para julho de 2024
- Bad Boys 4: adiado para junho de 2024
- Spider-Man – Beyond the Spider-Verse: adiado sem nova data
- Avatar 4 e 5: adiados por três anos
Títulos cujas gravações e produção foram interrompidos por causa da greve
- Andor (2ª temporada)
- Stranger Things (5ª temporada)
- Emily in Paris (4ª temporada)
- Severance (2ª temporada)
- The Last of Us (2ª temporada)
- The Penguin
- American Horror Story (2ª temporada)
- Minecraft
- Mortal Kombat
- Missão Impossível Dead Reckoning – Parte 2
- Gladiador 2
- Todas as produções da Marvel