Entre Estranhos: Série Da Apple TV+ É Baseada Em Uma História Real?

A série original da Apple TV+, “Entre Estranhos”, estrelada por Tom Holland e Amanda Seyfried nos papéis principais, Danny Sullivan e Rya, respectivamente, desperta a curiosidade dos espectadores sobre sua veracidade. A produção afirma ser inspirada em um livro de não ficção escrito por Daniel Keyes, intitulado “The Minds of Billy Milligan”. Embora baseada na vida de Billy Milligan, ainda não se sabe ao certo se os criadores da série adaptaram ou ajustaram aspectos de sua personalidade. Criada por Akiva Goldsman, a narrativa transporta o público de volta a um caso que abalou os alicerces da sociedade americana e trouxe à tona um grave transtorno mental.

Era o final dos anos 1970, e termos como transtorno de personalidade múltipla eram amplamente desconhecidos pela maioria das pessoas. No entanto, um homem chamou a atenção de todos ao ser acusado de uma série de crimes terríveis, mas afirmar que não era culpado, pois não era ele mesmo quando cometeu tais atos. Crimes passionais eram conhecidos pelo público e pelos tribunais, sendo definidos como atos criminosos cometidos por uma pessoa tomada pela raiva, ciúme ou outra emoção intensa.

A principal característica que diferenciava um crime passional dos demais era a falta de premeditação, com o acusado agindo por um impulso incontrolável. Se Billy Milligan tivesse adotado essa defesa, não teria sido surpresa para as pessoas. No entanto, ele afirmava que não havia agido por impulso.

Entre Estranhos: Série Da Apple TV+ É Baseada Em Uma História Real?
Entre Estranhos: Série Da Apple TV+ É Baseada Em Uma História Real? (Imagem: Apple TV+)

Para leigos, sua defesa era considerada absurda, e qualquer advogado da época teria ridicularizado tal argumento. No entanto, acredite ou não, em 1978, Billy Milligan foi considerado inocente por insanidade, mesmo após cometer diversos crimes sexuais, sequestro e agressão. Embora “Entre Estranhos” seja baseado em sua vida, é certo que os criadores tenham tomado liberdades criativas, como mudar os nomes dos personagens, a fim de tornar a narrativa mais dramática e envolvente.

Algumas pessoas consideraram o caso de Billy Milligan um exemplo de falha do sistema de justiça criminal, mas a lei prevaleceu em seu caso. Com as evidências apresentadas, tornou-se impossível para o juiz proferir um veredicto contrário a ele. Os advogados de Billy alegaram que, aos 22 anos, ele sofria de transtorno de personalidade múltipla, um termo que posteriormente passou a ser conhecido como transtorno dissociativo de identidade (DID). Vários psiquiatras e especialistas médicos realizaram diversos testes, concluindo que ele estava correto em sua afirmação. O DID geralmente é causado por eventos traumáticos na vida de um indivíduo, fazendo com que a pessoa comece a esquecer coisas e experimente delírios quando o distúrbio está em seu ápice.

https://amzn.to/3Mq3EAp

Um policial testemunhou que, enquanto conversava com Milligan após sua prisão, notou um comportamento estranho, quase como se ele se transformasse em outra pessoa. O próprio policial talvez não acreditasse se alguém lhe contasse, mas testemunhar essa mudança com seus próprios olhos tornou impossível negar o que os médicos afirmavam. Billy Milligan alegou que seu padrasto havia abusado sexualmente dele, embora isso nunca pudesse ser comprovado no tribunal por falta de provas.

Na série, Danny Sullivan demonstra claramente seu descontentamento com seu padrasto, Marlin Ried, por razões óbvias. Marlin tinha um comportamento intimidador, e Danny sempre sentiu um certo medo em relação a ele. Marlin insistia para que Danny passasse mais tempo com ele, e o tom em que falava tornava suas intenções suspeitas. Acreditamos que o abuso sexual que Billy sofreu em sua juventude o afetou profundamente, algo que talvez nem ele nem as pessoas ao seu redor tenham percebido na época. É uma tragédia quando um menor não se sente seguro em sua própria casa, o lugar onde deveria se sentir mais protegido.

Entre Estranhos: Série Da Apple TV+ É Baseada Em Uma História Real? (Imagem: Apple TV+)

Não sendo especialistas, não podemos afirmar como isso o transformou em um predador sexual durante sua passagem pela Universidade de Ohio, mas podemos afirmar que o que ocorreu em sua infância o perseguiu ao longo de sua vida. Durante o julgamento, a defesa alegou que Billy Milligan perdeu a consciência, dissociando suas ações de si mesmo, tornando-se incapaz de distinguir se o que fazia era um crime ou não. Acreditamos que, se o caso fosse julgado nos dias de hoje, Billy Milligan não conseguiria alegar insanidade com sucesso.

Atualmente, não é tão fácil cumprir todos os parâmetros necessários, e os tribunais exigem uma explicação mais objetiva, que estabeleça uma conexão direta entre a ação e a mentalidade do infrator no momento do ato. Billy Milligan nunca deixou Ohio, o que é surpreendente, pois geralmente pessoas nessas circunstâncias tendem a mudar de cidade natal, procurando um lugar onde ninguém as reconheça e tentando recomeçar. Billy faleceu de câncer em 2014, mas sua vida tornou-se um tema de discussão e intrigou cineastas em todo o mundo. Se bem executada, “Entre Estranhos” tem o potencial de se tornar uma das séries mais emocionantes e cativantes de todos os tempos, principalmente ao buscar desvendar o complexo mundo da mente de Billy Milligan.

Veja o trailer de The Crowded Room (Entre Estranhos):

Deixe um comentário