5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo

Sabrina Santos

Olá, leitores! Se vocês estão procurando por um escritor brasileiro que seja capaz de transportá-los para outros mundos através das palavras, eu tenho a solução: Erico Veríssimo! Com um estilo único e envolvente, esse autor é capaz de nos fazer se apaixonar por suas obras e personagens. Nesse post, destacaremos cinco obras que certamente te farão se apaixonar por Erico Veríssimo. Então, preparem-se para se encantar com a riqueza literária desse grande autor.

Olhai os Lírios do Campo

5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo 1

Publicado em 1938, “Olhai os Lírios do Campo” é uma das obras mais conhecidas de Érico Veríssimo e com certeza irá conquistar o seu coração. O livro conta a história de Eugênio, um jovem que, após ser rejeitado pela mulher que ama, resolve se dedicar totalmente ao trabalho e ao dinheiro. Mas, em um certo momento, ele percebe que não é feliz e começa a repensar suas escolhas. A partir daí, começa uma busca por um novo sentido para a vida. Com uma linguagem simples e cativante, Veríssimo nos conduz por um mundo de emoções e nos faz refletir sobre os valores que realmente importam na vida.

O Tempo e o Vento

5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo 2

Considerada uma das maiores obras da literatura brasileira, “O Tempo e o Vento” é uma saga familiar que se passa no Rio Grande do Sul. Composto por sete volumes, o livro acompanha a história da família Terra Cambará desde o século XVIII até meados do século XX. É uma obra extensa, mas que vale a pena ser lida. Através dos personagens, Érico Veríssimo retrata a formação da sociedade gaúcha e as mudanças políticas e sociais que ocorreram no país. Uma verdadeira aula de história em forma de literatura.

Incidente em Antares

5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo 3

Em “Incidente em Antares”, Érico Veríssimo nos leva a refletir sobre a justiça e a ética em um contexto de conflito entre os poderes político e religioso. A história se passa na cidade fictícia de Antares, onde um grupo de mortos-vivos se levanta contra as autoridades locais, exigindo seus direitos como cidadãos. O livro é uma crítica à corrupção e à falta de ética que permeiam a sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, uma obra de grande valor literário, com personagens complexos e uma trama envolvente.

Caminhos Cruzados

5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo 4

Influenciado pela técnica de intrigas entrelaçadas e pela ausência de personagem principal da ficção de Aldous Huxley, Erico Verissimo escreveu Caminhos cruzados, tendo como cenário uma Porto Alegre onde já se confrontavam modernização e miséria, luxo e desencanto. Sem narrar acontecimentos de vulto, o autor expõe o nervo da fragilidade humana. Sua capacidade de fabulação ainda hoje provoca impacto e lança um apelo à sensibilidade.

Clarissa

5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo 5

Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Com os olhos voltados para o futuro, Clarissa é o contraponto de Amaro, outro morador da pensão, músico malsucedido preso a sonhos passados que o presente recusa-se a concretizar. Através do olhar de uma adolescente alegre e otimista, Erico Verissimo revela não só a realidade de uma pensão pequeno-burguesa, mas também a situação do Brasil e do mundo na década de 30, com todo seu deslumbramento e iniqüidade.

Em suma, se você quer se apaixonar pela literatura de Érico Veríssimo, essas cinco obras são um ótimo começo. Com personagens complexos, narrativas envolventes e reflexões profundas sobre a sociedade brasileira, esses livros mostram por que Veríssimo é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Além disso, eles oferecem uma visão fascinante da vida e da cultura do sul do país, mostrando como a história e a geografia podem influenciar a vida das pessoas. Portanto, não perca mais tempo e mergulhe nessas obras maravilhosas!


Érico Veríssimo é uma boa pedida para entender melhor a nossa literatura:
13 curiosidades sobre a literatura brasileira que você talvez não saiba

3 comentários em “5 obras que te farão se apaixonar por Erico Veríssimo”

  1. Na minha adolescencia encontrei a literatura de Erico Verissimo, o que me levava até a Biblioteca Publica de minha cidade onde li tres dessas obras e completamente apaixonada por “Olhai os Lirios do Campo” que reli varias vezes durante minha vida e talvez tenha até me influenciado para me tornar profissional da saude, hoje já aposentada. Uma obra que nos leva a valorizar mais ainda caracteristicas humanizadas no desempenho da profissão e na Vida!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.