Filmes no TikTok: O Que é Esta Nova Tendência?
Segundo dados do Kantar Ibope, o TikTok é a terceira plataforma mais assistida no Brasil. Conhecido por suas tendências virais e seus vídeos curtos, o aplicativo está evoluindo e dando origem a um novo nicho: produções mais elaboradas e cinematográficas.
A existência de filmes no TikTok está se tornando cada vez mais comum. Em um formato adaptado para a plataforma, filmes longos são divididos em cortes de até três minutos e postados em várias partes no aplicativo.
Não é possível assistir à produção inteira de uma vez, uma vez que a premissa do TikTok são vídeos mais curtos. Assim, as pessoas assistem à sequência em perfis que disponibilizam esses vários trechos, postados um após o outro.
O que chama a atenção é que esses trechos permitem que os espectadores comentem individualmente, criando um diálogo online sobre aquele trecho específico. Entretanto, essa forma de disponibilização de conteúdo ocorre de duas maneiras.
Uma delas é com produções originais, criadas por criadores de conteúdo da plataforma, mas com profissionalismo. São produções roteirizadas e feitas diretamente para o aplicativo, totalmente adaptadas. Inclusive, existem criadores de conteúdo que produzem filmagens somente nesse estilo.
O outro jeito, que preocupa mais, é a disponibilização de filmes do cinema, o que pode causar um certo problema com direitos autorais. Funciona da seguinte forma: pessoas pegam um filme do cinema, realizam esses cortes e postam parte por parte.
No entanto, alguns produtores estão usando isso a seu favor. O streaming Peacock, por exemplo, chegou a disponibilizar um episódio de um seriado produzido por ele nesse modelo para viralizar e chamar a atenção, atraindo o público. O bom de utilizar isso como uma estratégia de marketing é que o TikTok é uma ótima maneira de viralizar materiais dessa forma.
Essa forma de consumir filmes e conteúdos mais longos aponta para uma tendência que está sendo observada há muito tempo. A presença das pessoas em redes sociais de vídeos curtos, como o TikTok, está impactando o cenário dos streamings de forma negativa. Isso porque os usuários estão preferindo uma experiência “fragmentada” de consumo de conteúdo.
O consumo de conteúdos assim pode ser positivo em alguns casos. Com o aumento dessa tendência, isso ocorre tanto com produções estrangeiras quanto nacionais. É uma forma interessante para alguém que está aprendendo uma nova língua colocar os estudos em prática, junto do que é adquirido em uma escola de idiomas, utilizando algo que está sempre na palma da mão.
A fusão entre a sétima arte e a linguagem única dessa rede social cria uma dinâmica única, em que a apreciação por filmes se torna uma experiência coletiva e interativa. Isso mostra como o TikTok está inovando e influenciando cada vez mais a forma como conteúdos assim são consumidos, o que pode causar um grande impacto no futuro dessa indústria.