As 22 Melhores Séries Brasileiras na Netflix

De documentários selvagens sobre a cena musical de funk a dramas distópicos que nos assombram, há uma tonelada de ótimas produções de televisão brasileira que são conhecidas globalmente. As séries de TV são uma das melhores maneiras de entender diferentes culturas e a realidade de países ao redor do mundo. Além de shows japoneses, coreanos e britânicos, a Netflix tem investido pesadamente em séries brasileiras que proporcionam aos espectadores internacionais uma visão ampla da cultura, história e política brasileiras.

RELACIONADO: Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos

Desde mergulhos profundos no complicado sistema judicial do Brasil e vistas panorâmicas da história e desenvolvimento de sua música até reality shows mais descontraídos, aqui estão algumas séries brasileiras que você pode maratonar para obter uma perspectiva e uma visão privilegiada do Brasil.

Bom Dia, Verônica (2020-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix
As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Raphael Montes

Elenco: Tainá Müller, Eduardo Moscovis, Camila Morgado, Antônio Grassi

Baseada no romance de mesmo nome do showrunner Raphael Montes e de Ilana Casoy, este drama policial segue a escrivã de polícia Verônica Torres (Tainá Müller) enquanto ela assume uma investigação especialmente angustiante após o suicídio de uma jovem mulher. É uma história envolvente e perturbadora que aborda temas como violência doméstica e sexual. Com um tema tão pesado e uma boa quantidade de cenas gráficas, a série não é de fácil assistência, mas certamente vale a pena.

CARTÃO AMAZON

Os personagens são cativantes desde o início, quer você os ame ou os odeie, e as atuações são igualmente incríveis. Müller, em particular, é ótima como a secretária transformada em detetive esmagada pela insensibilidade de seus colegas homens e pela crueldade geral que a cerca, e Antônio Grassi é um tipo muito especial de odioso como o chefe de polícia Wilson Carvala. Seguramente uma das melhores séries brasileiras do catálogo.

Spectros (2020)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Douglas Petrie

Elenco: Cláudia Okuno, Danilo Mesquita, Mariana Sena

Prepare-se para o suspense! Spectros é uma série de mistério eletrizante que se passa em São Paulo. De Douglas Petrie, Spectros segue um grupo de adolescentes no eclético bairro japonês de Liberdade, em São Paulo, à medida que se envolvem involuntariamente em um confronto sobrenatural.

Spectros mistura elementos de horror com um mistério cativante apoiado por um elenco deliciosamente diverso, incluindo Cláudia Okuno, Danilo Mesquita e Mariana Sena, para uma narrativa de sete episódios que combina o folclore brasileiro com histórias de fantasmas japonesas do xintoísmo. Spectros cria um tom mais sombrio semelhante às primeiras temporadas de Supernatural e Shadowhunters.

Olhar Indiscreto (2023)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Marcela Citterio

Elenco: Débora Nascimento, Emanuelle Araújo, Nikolas Antunes

Olhar Indiscreto é um thriller psicológico sexy que lança ao público uma curva após a outra. A série segue Miranda (Débora Nascimento), uma hacker mestre que usa suas habilidades para espionar a vida de qualquer pessoa tola o suficiente para se deixar vulnerável. Mas a pessoa favorita dela para observar é sua vizinha Cléo (Emanuelle Araújo).

Infelizmente, quando seu assunto favorito entra em contato com ela antes de desaparecer, Miranda tem que se lançar nas profundezas de um mundo perigoso de prostituição, tráfico e possivelmente assassinato. Esta série tem muito estilo e não tem medo de explorar os elementos mais sensacionalistas da história, o que a torna uma aventura tão divertida e dramática. Essa é uma das séries brasileiras mais prestigiadas do ano.

Todo Dia a Mesma Noite: O Incêndio na Boate Kiss (2023)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)
https://amzn.to/3OGr6dJ
https://amzn.to/3OGr6dJ

Criador: Gustavo Lipsztein

Elenco: Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington

Em “Todo dia a Mesma Noite”, o criador Gustavo Lipsztein explora o mistério horrível por trás de um evento trágico que ocorreu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2013. Dramaticamente contada ao longo de cinco episódios, “Todo dia a Mesma Noite” começa graficamente com o incêndio na boate Kiss, desvendando a história das famílias que procuram por seus entes queridos antes que alguns pais tenham que aceitar a realidade devastadora da morte de seus filhos.

Baseada em uma história real, “Todo dia a Mesma Noite” investiga tanto a causa quanto o resultado do incêndio, incluindo anos de luta enquanto as famílias buscam justiça. Uma das séries brasileiras mais impactantes do catálogo.

Cidade Invisível (2021-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Carlos Saldanha

Elenco: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Julia Konrad

Construída sobre uma base ricamente escrita, Cidade Invisível, uma das melhores séries brasileiras da atualidade, segue Eric (Marco Pigossi), um detetive que, enquanto investiga a morte de sua esposa, descobre o mundo subterrâneo secreto das criaturas mitológicas. Cidade Invisível explora o fascinante folclore brasileiro, permitindo que este policial ambiental jogue luz sobre essas entidades míticas, como a morte de um misterioso boto cor-de-rosa que aparece inexplicavelmente na praia do Rio, possivelmente conectado ao seu amor perdido.

Cidade Invisível desvenda uma batalha entre nosso mundo e um mundo das sombras, semelhante a Shadowhunters, e mistura isso com um programa policial de mistério como Grimm.

De Volta aos 15 (2022)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

RELACIONADO: De Volta aos 15: O Destino de Anita E Fabrício Na 3ª Temporada

Criado por: Janaina Tokitaka

Elenco: Maisa Silva, Amanda Azevedo, Katie Anne Moy, Camila Queiroz

Baseado no livro de Bruna Vieira com o mesmo nome, De Volta aos 15 é uma versão reversa de 13 Going on 30. O show gira em torno de Anita (Camila Queiroz), uma mulher de 30 anos cuja vida é um pouco bagunçada. Depois de acessar um antigo fotoblog, ela se vê transportada de volta aos seus anos de ensino médio, tendo a chance de refazer coisas do seu passado com a sabedoria que adquiriu desde então.

Para complicar ainda mais as coisas, Anita percebe que pode viajar para trás e para frente no tempo e logo descobre que mudar o passado tem implicações para o futuro também. De Volta aos 15 é um programa divertido e inteligente para adolescentes que oferece personagens encantadores e uma viagem ao passado.

Maldivas (2022-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Natalia Klein

Elenco: Bruna Marquezine, Natalia Klein, Manu Gavassi

Maldivas pode ser descrita como parte Donas de Casa Desesperadas, com um elenco excelente de mulheres carismáticas e bonitas, parte série de mistério de assassinato similar a Only Murders in the Building. Junte tudo isso e você terá Maldivas, uma nova série dramática e cheia de reviravoltas criada e estrelada pela hilária Natalia Klein. Maldivas segue a investigação de uma morte em uma comunidade de condomínios de luxo cheia de personagens peculiares, cada um deles um suspeito.

Cada episódio seduz com uma nova reviravolta ou pista na investigação, ao mesmo tempo em que surpreende com comédia hilária e personagens complexos.

O Mecanismo (2018-2019)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: José Padilha e Elena Soarez

Elenco: Selton Mello, Carol Abras, Enrique Díaz, Leonardo Medeiros, Antônio Saboia, Lee Taylor, Otto Jr, Osvaldo Mil.

A série, criada por Elena Soarez (que também escreveu todos os episódios) e José Padilha (Tropa de Elite), foca em contar a história da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção no Brasil e muito relevante politicamente, uma vez que ainda está em andamento. A série, assim como a operação em si, desperta paixões — no Brasil, os críticos disseram que o maior defeito da série era explicar tudo em detalhes demais, mas isso se tornou um recurso necessário para que o público estrangeiro pudesse entender as várias nuances do funcionamento do sistema político e judicial brasileiro.

Selton Mello interpreta o chefe de polícia Marco Ruffo, e Carol Abras interpreta a chefe de polícia Carolina Abras, que também são os narradores da série, explicando ao espectador os detalhes de cada personagem — todos eles inspirados em personagens reais envolvidos na operação, desde o presidente Lula da Silva (João Higino, interpretado por Arthur Kohl) até a revista Veja (na série chamada de Revista Leia). Com elementos de investigação policial e muita ação, a série agradará aos fãs do gênero, com uma história que gira em torno do combate à corrupção.

Bandidos na TV (2019)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Daniel Bogado

Daniel Bogado dirige este documentário de sete episódios que conta a história do apresentador de TV e político Wallace Souza, o chamado “defensor do público”, acusado de ordenar uma série de assassinatos para aumentar a popularidade de seu programa de TV Canal Livre. Souza apresentava um programa cujo gênero é um dos mais populares no Brasil, mostrando a realidade violenta das cidades brasileiras — o problema aqui é que ele também estava fabricando essa realidade.

Entre 1996 e 2009, o Canal Livre exibia violência muitas vezes gráfica completamente sem censura, em Manaus, capital do estado do Amazonas. Graças ao programa, Souza se tornou tão popular que foi eleito deputado estadual em 1998 e reeleito por mais duas vezes, mas acabou tendo seu mandato cassado em 2009 após a polícia o acusar de associar-se a traficantes de drogas para exibir o assassinato de rivais em seu programa de TV. Para os fãs de crimes reais, esta série é uma obrigação, pois retrata até onde alguém pode ir pela fama e pelo sucesso. É uma história de tirar o fôlego, mesmo para os brasileiros acostumados a esse tipo de programa.

Vai Anitta (2018-2020)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Anitta

Um documentário também misturando reality TV, Vai Anitta já garantiu uma segunda temporada que deverá ir ao ar no próximo ano contando a história de Anitta, uma das cantoras de maior sucesso no Brasil hoje. O documentário revela o agitado mundo dos bastidores de uma das maiores figuras da cena de funk brasileira de hoje, que é um dos gêneros musicais mais populares no rádio e nas ruas, embora constantemente criminalizado, especialmente nas favelas.

Os sete episódios da primeira temporada focam nos shows, viagens e ensaios da cantora enquanto ela passa pelo processo de consolidação de sua carreira internacional — com muita música, dança e coreografias que podem encantar um público não familiarizado com o gênero musical.

Casamento às Cegas (2021-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criador: Endemol Shine Brasil

Apresentadores: Camila Queiroz, Klebber Toledo

A primeira versão internacional do reality show original da Netflix, Casamento às cegas: Brazil é um forte concorrente ao título de melhor série da franquia. Apesar de não ter um casal ultra-carismático como Lauren e Cameron, da primeira temporada do programa americano, Casamento às cegas Brazil compensa isso com muito drama detalhado, um elenco encantador de personagens de apoio e um par de pretendentes a namorados pelos quais todos podemos torcer contra. Ao mesmo tempo elegante e mais descontrolado do que seu equivalente americano, Casamento às cegas Brazil é um ótimo exemplo de um reality show bem feito.

Os espectadores sempre estão por dentro do que está acontecendo entre os participantes, mesmo quando as brigas acontecem fora das câmeras, e se alguém estiver agindo demais ou se recusando a mostrar suas verdadeiras cores, eles serão denunciados mais cedo ou mais tarde — às vezes pelo próprio pai deles. É o equilíbrio perfeito para aqueles que se divertem acompanhando a vida alheia na TV, mas apenas na quantidade certa.

Sintonia (2019-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Guilherme Moraes Quintella, Felipe Braga, Kondzilla

Elenco: Christian Malheiros, MC Jottapê Carvalho, Bruna Mascarenhas, Jefferson Silvério

Se Go Anitta não faz o suficiente para apresentar o funk ao público, Sintonia sem dúvida vai cuidar disso. Produzida por Konrad Dantas, mais conhecido como Kondzilla, o dono da maior gravadora e produtora de funk do Brasil e um dos maiores canais de música no YouTube, a série conta a história de 3 amigos, Doni (MC Jottapê), Rita (Bruna Mascarenhas) e Nando (Christian Malheiros) tentando alcançar o sucesso no mundo do funk, mas tendo que lutar contra várias adversidades — como crime organizado, pobreza, violência e a igreja em uma comunidade de baixa renda em São Paulo.

Sintonia apresenta o funk e a favela ao mundo, mostrando o que muitos MCs e DJs têm que enfrentar para alcançar o sucesso. Mas a série não é apenas um drama, ela também faz você rir e tem muita música. MC Jottapê também é um funkeiro da vida real e aqui combina sua carreira de ator e cantor, mostrando um pouco de sua própria realidade na tela.

Coisa Mais Linda (2019-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Heather Roth e Giuliano Cedroni

Elenco: Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Fernanda Vasconcellos, Mel Lisboa, Leandro Lima, Ícaro Silva

“A Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes é provavelmente uma das canções brasileiras mais conhecidas internacionalmente, e a série, que brinca com o nome da canção, se passa durante o surgimento da Bossa Nova, um estilo musical que mistura o samba brasileiro com o jazz americano, garantindo ao espectador um espetáculo para os ouvidos.

Mas a série é muito mais do que isso. Maria Casadevall interpreta Maria Luiza “Malu” Carone, uma jovem mulher rica de São Paulo que decide se mudar para o Rio de Janeiro para abrir um restaurante com o marido. Ao chegar, ela descobre que ele a deixou e fugiu com todo o seu dinheiro. A série foca no relacionamento de Malu com seu novo amor, o cantor Chico (Leandro Lima), e o cruzamento de sua vida com a de Adélia (Pathy Dejesus), uma mulher negra e moradora da favela que luta diariamente contra o racismo, Lígia (Fernanda Vasconcellos), uma cantora reprimida pelo marido machista.

Além de Thereza (Mel Lisboa), uma jornalista que luta pelos direitos das mulheres em um Rio de Janeiro de 1959 em plena transformação e efervescência. Os fãs de música não ficarão desapontados com uma série cheia de momentos relaxantes, sensuais e um pouco de tensão (principalmente na segunda temporada), enquanto os trajes são dignos de Hollywood, e a cinematografia realmente nos transporta para um Rio de Janeiro vintage.

Samantha! (2018-2019)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Felipe Braga

Elenco: Emanuelle Araújo, Douglas Silva, Cauã Gonçalves, Sabrina Nonata

Uma comédia com tons dramáticos, Samantha! conta a história de uma ex-estrela infantil dos anos 80 cujo sucesso ficou no passado, mas que dedica sua vida a tentar recuperá-lo — não importa como. Celebridades cuja fama desaparece após a vida adulta são um fenômeno comum e eles sentem falta de serem amados, tendo um público fiel e muitas vezes não conseguem se adaptar a uma vida diferente daquela que conheciam.

Esse é o caso de Samantha (Emanuelle Araújo), que está tentando reconstruir sua carreira com a ajuda de seu marido Dodói (Douglas Silva), um ex-jogador de futebol que também não aceita o fim de sua carreira, mas que também acabou de sair da prisão depois de 10 anos, e seus dois filhos. A série tem o mérito de apresentar personagens complexos e profundos através de um humor às vezes exagerado e caricato, que no entanto capta completamente a essência da televisão brasileira dos anos 80.

As duas temporadas de Samantha! também conseguem fazer um ponto ao criticar a mídia que muitas vezes cria ídolos descartáveis, e fãs que esquecem que por trás do personagem há uma pessoa real.

The Circle Brazil (2020-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criadores: Studio Lambert, Motion Content Group

Apresentador: Giovanna Ewbank

Lançado apenas alguns meses após The Circle EUA, The Circle Brazil tem um elenco interessante de personagens cativantes que irão atrair os espectadores para a tela. A competição gira em torno de redes sociais, com os jogadores podendo se comunicar entre si apenas através de um chat de texto, e o desafio é criar a personalidade mais carismática possível para permanecer no jogo e até ganhar. Como os participantes não podem ver uns aos outros até que alguém seja eliminado, eles podem ser quem quiserem — e muitos usam isso a seu favor para enganar os outros e ganhar vantagem.

Cada jogador tem um “perfil” onde podem ver fotos dos outros jogadores e escolher a quem enviar mensagens, o que faz com que quem tem o perfil mais popular se torne alvo de eliminação. No entanto, os jogadores podem se aliar a qualquer momento para derrubar os perfis mais populares e deixar os menos populares sobreviverem, o que é uma parte interessante do jogo.

Apresentado por Giovanna Ewbank, o programa começa com 9 jogadores, mas novos jogadores entram constantemente no jogo para substituir os eliminados, garantindo uma grande quantidade de drama e reviravoltas. O primeiro jogador a sair do jogo tem o poder de escolher com quem quer se encontrar na vida real, e essa pessoa tem a oportunidade de ganhar o dinheiro do prêmio — desde que continue a se fazer passar por outra pessoa até o encontro, o que complica ainda mais as coisas. O programa é uma versão do reality show de maior sucesso da Netflix, que é adaptado para a cultura brasileira com algumas mudanças na dinâmica para atrair mais o público local.

3% (2016-2020)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Pedro Aguilera

Elenco: João Miguel, Bianca Comparato, Michel Gomes, Rodolfo Valente, Vaneza Oliveira, Rafael Lozano, Thais Lago

Imagine uma sociedade futurista distópica na qual o planeta foi devastado e, quando todos completam 20 anos, precisam passar por um rigoroso processo de seleção com testes físicos, psicológicos e até morais — tudo para se mudar para uma região repleta de oportunidades e a chance de uma vida melhor. Há um detalhe: apenas três por cento da população consegue chegar lá.

Mas como toda boa série distópica, um movimento de resistência chamado de “Causa” tenta subverter essa ordem social injusta — uma clara alegoria à sociedade de classes de hoje, onde a desigualdade é a fonte de inúmeros e intermináveis conflitos. 3%, que foi a primeira produção brasileira da Netflix, não teve muito sucesso em seu país de origem, mas recebeu grande reconhecimento em todo o mundo por suas quatro temporadas.

A série também foi altamente elogiada por sua diversidade, com muitas mulheres em papéis relevantes, membros do elenco negro e asiático, e papéis transgêneros — tudo contribuindo para uma série que lida com questões que vão desde a homossexualidade e poligamia até a deficiência física.

Ninguém tá olhando (2019)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Daniel Rezende, Carolina Markowicz, Teodoro Poppovic

Elenco: Victor Lamoglia, Júlia Rabello, Danilo de Moura, Kéfera Buchmann

Ninguém Tá Olhando é uma comédia leve baseada no filme de 1998 “Cidade dos Anjos” (que, por sua vez, foi baseado no filme de 1987 “Asas do Desejo”). O foco principal da série é debater como as ordens arbitrárias podem ser, assim como o próprio funcionamento de nossas vidas — como somos ensinados a obedecer sem questionar e a realizar nosso trabalho, mesmo sem saber exatamente por que ou quem está por trás das decisões.

Ulysses (Victor Lamoglia), junto com Greta (Júlia Rabello) e Chun (Danilo de Moura), é um anjo cuja função é cuidar dos seres humanos, que são designados a eles diariamente. Eles não podem se apegar, afinal, estão ali apenas para fazerem seus trabalhos.

Um anjo recém-nascido, Ulisses (ou Uli), questiona o sistema e acaba se apaixonando por Miriam (Kéfera Buchmann), uma mulher que ele deveria proteger, levando seus amigos anjos a também quebrar as regras. Acreditando que não sofrerão consequências, o trio começa a aproveitar a vida — bebendo, fazendo sexo e usando drogas. Mas esse ato de rebelião, é claro, custará caro. Elogiada pela crítica, a série infelizmente teve apenas uma temporada.

Reality Z (2020)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Claudio Torres e João Costa

Elenco: Nina Hartmann, Ravel Andrade, Carla Ribas, Emílio de Melo, Guilherme Weber, Luellem de Castro, João Pedro Zappa, Hanna Romanazzi, Pierre Baitelli

Mais uma série de zumbis com a sempre presente intenção de fazer uma crítica à sociedade, à forma como ela é organizada, ao egoísmo e à forma como estamos nos destruindo a nós mesmos e ao planeta. A diferença é que Reality Z, diretamente inspirada na série britânica Dead Set (criada por Charlie Brooker, que também desenvolveu Black Mirror), se passa no Rio de Janeiro, com uma polícia corrupta e políticos corruptos, racismo desenfreado e um contexto social diferente da série original.

A primeira metade da série — envolvendo personagens de um reality show que parece ser o último refúgio contra a invasão de zumbis — é completamente diferente da parte final. Isso, por um lado, nos surpreende, mas por outro lado, também acaba sendo uma maneira fácil de alcançar uma mudança de tom na série. No entanto, a segunda parte merece destaque, já que há uma melhoria notável no roteiro e nas atuações.

Reality Z é uma série que propõe ser uma abordagem séria dos males sociais, mas acaba nos fazendo rir por suas caricaturas extremas e performances exageradas. Com excelentes efeitos especiais e muito sangue, a série é divertida no estilo “tão ruim que é bom”.

O Escolhido (2019-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Raphael Draccon e Carolina Munhóz

Elenco: Paloma Bernardi, Pedro Caetano, Gutto Szuster, Renan Tenca, Mariano Mattos Martins, Alli Willow

Baseada na série mexicana Niño Santo, a versão brasileira conta a história de três médicos, Lúcia Santeiro (Paloma Bernardi), Damião Almeida (Pedro Caetano) e Enzo Vergani (Gutto Szuster), que viajam para uma vila no Pantanal para vacinar os habitantes contra uma nova mutação do vírus Zika. Uma vez na vila, eles acabam presos e percebem que os habitantes são devotos de um líder misterioso (Renan Tenca) que tem o poder de curar doenças.

A série prende a atenção do espectador ao tentar desvendar os mistérios da vila de Aguazul, enquanto também explora temas atuais, como a epidemia do vírus Zika que atingiu o Brasil fortemente nos últimos anos, além do motivo de líderes religiosos e espirituais que supostamente curam os doentes, mas são pouco mais do que líderes de culto — nos últimos anos, vários líderes desse tipo foram denunciados e presos por abuso sexual no país. Além disso, o Pantanal tem ganhado as manchetes internacionais pelos incêndios monstruosos que estão destruindo uma das maiores biodiversidades do mundo. Uma das melhores séries brasileiras dessa lista!

Onisciente (2020-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Pedro Aguilera

Elenco: Carla Salle, Sandra Corveloni, Jonathan Haagensen, Guilherme Prates, Luana Tanaka

Do criador de 3%, Pedro Aguilera, Onisciente segue uma linha popular de futurismo distópico com um mundo monitorado por drones e sem privacidade (um tema sempre presente na ficção científica desde Admirável Mundo Novo).

Na série, ambientada em São Paulo, uma inteligência artificial onisciente avalia cada atitude dos habitantes da cidade — e denuncia suas infrações. Tudo parecia perfeito nessa realidade praticamente livre de crimes até que Nina (Carla Salle), que trabalha para programar a inteligência artificial, encontra seu pai assassinado com um tiro no coração. Devido a uma falha suspeita no sistema, ninguém é denunciado pelo crime, que é relatado como morte por causas naturais. Junto com seu irmão Daniel (Guilherme Prates) e sua amiga Judite (Sandra Corveloni), Nina descobrirá mais do que apenas uma falha inocente.

A série tem apenas seis episódios e resolve o mistério no final, mas há algumas pontas soltas que poderiam guiar uma possível segunda temporada. Foi muito elogiada pela crítica e público e é considerada por muitos uma das melhores séries brasileiras.

Irmandade (2019-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Pedro Morelli

Elenco: Naruna Costa, Seu Jorge, Hermila Guedes, Pedro Wagner, Lee Taylor

A série conta uma história visceral e baseada na realidade sobre a vida dos prisioneiros e as facções criminosas que governam suas vidas. A advogada Cristina (Naruna Costa) descobre que seu irmão, Edson (o cantor Seu Jorge, que está começando a investir em sua carreira de ator e recentemente interpretou o guerrilheiro Carlos Marighella no filme Marighella), com quem ela não tem contato há 20 anos, comanda uma facção criminosa chamada “Irmandade” que lembra os brasileiros da origem de grupos criminosos reais, como o PCC, o Primeiro Comando da Capital, com forte presença em São Paulo.

A série inova ao contar a história do grupo criminoso pelos olhos de Cristina e Darlene (Hermila Guedes), esposa de Edson, que é responsável por reunir os irmãos novamente. Cristina enfrenta diversos dilemas éticos e tem sua lealdade testada pela polícia, bem como por seu irmão e os membros da Irmandade.

Curiosidade: A série foi filmada em uma seção desativada de uma prisão, mas na vista de outra seção em pleno funcionamento — os prisioneiros acabaram atuando como figurantes e interagindo à distância com o elenco.

Boca a Boca (2020-presente)

As Melhores Séries Brasileiras na Netflix. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Criado por: Esmir Filho

Elenco: Michel Joelsas, Iza Moreira, Caio Horowicz, Bruno Garcia, Denise Fraga, Luana Nastas

Um grupo de jovens adoece após uma festa clandestina de rave em uma cidade fictícia no interior do Brasil — em meio a uma região dominada pelo agronegócio, um dos principais produtos de exportação do país. Para piorar, uma seita misteriosa também percorre as redondezas da cidade e aparentemente está envolvida de alguma forma com a doença — que é transmitida por beijos. É impossível não fazer um paralelo com a epidemia de Covid-19 e os males sociais que ela desencadeou e revelou.

O trio formado por Chico (Michel Joelsas), Fran (Iza Moreira) e Alex (Caio Horowicz) tenta encontrar respostas em uma série que nos lembra muito de Battle Royale, mas focada na geração Z. Com uma trilha sonora e fotografia excelentes, a série não apenas encanta, mas também traz um mistério interessante a ser resolvido, além de debates sobre segredos, problemas sociais e preconceitos. É difícil não fazer uma maratona dos seis episódios deste universo paranóico e distópico, que deixa um grande gancho para a segunda temporada.

Para saber novidades sobre séries brasileiras e outras produções, continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais!

2 comentários em “As 22 Melhores Séries Brasileiras na Netflix”

Deixe um comentário