When Evil Lurks: Explorando o Mal Sobrenatural | O que Acontece com Pedro e Jaime?

“When Evil Lurks” é um filme de terror argentino que mergulha nas profundezas do sobrenatural, explorando a ideia do mal como uma entidade física que pode ser transmitida de um corpo para outro. O enredo do filme segue dois irmãos, Pedro e Jaime, que testemunham eventos estranhos e horríveis em sua cidade depois que um vizinho parece ser amaldiçoado pelo mal puro. Neste artigo, vamos explorar o desfecho do filme e os destinos dos personagens, analisando como o filme evolui de uma possível narrativa psicológica para um conto de horror sobrenatural.

Resumo do Enredo

When Evil Lurks: Explorando o Mal Sobrenatural | O que Acontece com Pedro e Jaime?
When Evil Lurks: Explorando o Mal Sobrenatural | O que Acontece com Pedro e Jaime? (Imagem: Shudder/Reprodução)

“When Evil Lurks” se desenrola em uma cidade rural na Argentina, onde Pedro e Jaime, os dois irmãos protagonistas, ouvem cinco tiros misteriosos vindos de uma floresta próxima. Preocupados, eles se deparam com um cenário bizarro: o corpo de um homem dividido ao meio na cintura e estranhas peças de instrumentos. À medida que investigam, conhecem Maria Elena, que revela que seu filho mais velho, Uriel, foi possuído pelo mal e que ela havia solicitado a vinda de um exorcista, o “limpador”, que foi brutalmente assassinado.

Ruiz, um vizinho descontente e seu filho, decidem transportar o corpo de Uriel para longe da cidade, mas uma reviravolta na estrada faz com que o corpo caia, aparentemente perto da cidade. Eles escolhem manter o incidente em segredo, mas o mal se espalha rapidamente, possuindo pessoas e desencadeando uma série de mortes brutais.

amazon

O Filme como Horror Psicológico?

When Evil Lurks: Explorando o Mal Sobrenatural | O que Acontece com Pedro e Jaime? (Imagem: Shudder/Reprodução)

Inicialmente, “When Evil Lurks” sugere a possibilidade de ser um filme de horror psicológico, com os sintomas de Uriel sendo interpretados como um possível distúrbio mental. Autoridades locais também desconsideram o pedido de Maria Elena por um ritual de purificação, acreditando que se trata de problemas de saúde física. No entanto, eventos subsequentes desafiam essa interpretação.

À medida que o filme “When Evil Lurks” avança, fica claro que o mal é real, especialmente quando animais são possuídos e seus comportamentos tornam-se aterradores. O uso de armas de fogo para matar o mal revela-se ineficaz, pois apenas facilita a possessão. O sobrenatural assume o controle, afastando quaisquer dúvidas sobre causas psicológicas.

O Mal em Ascensão

Os irmãos, no entanto, continuam céticos sobre a natureza dos eventos sobrenaturais. Jaime, em particular, questiona a veracidade dos acontecimentos e suspeita que seu irmão esteja alucinando. A mãe dos irmãos também não leva a sério suas alegações, fazendo piadas sobre o diabo. Mas a realidade do mal se impõe sobre eles à medida que testemunham horrores inegáveis.

Pedro Espalha o Mal Inadvertidamente

Uma das regras para evitar o mal é deixar todas as posses para trás ao fugir de um local contaminado. Os irmãos seguem essa regra, mas inadvertidamente levam o mal com eles, contaminando suas roupas. Ao chegar à cidade, Pedro vai à casa de sua ex-mulher, Sabrina, para protegê-la e seus filhos. Ele suspeita que suas roupas também estão contaminadas, mas, antes de destruí-las, o cachorro da família é possuído e ataca a filha de Sabrina. O marido de Sabrina mata o cachorro, permitindo que o mal o possua. O caos se desencadeia quando a ex-mulher possuída ameaça pegar os filhos.

Eventos Traumáticos do Passado

O filme “When Evil Lurks” também explora o passado traumático dos personagens. Pedro e Sabrina tiveram uma separação conturbada devido ao filho autista, Jair. Pedro chegou a desligar o suporte de vida de Jair quando criança, uma ação que causou o fim de seu casamento. Ambos culparam um ao outro pela condição de Jair, intensificando ainda mais a amargura. O filme sugere que Sabrina teve casos extraconjugais, incluindo um envolvimento com o próprio cunhado, Jaime.

A Intervenção de Mirta

Após uma série de eventos aterrorizantes, os irmãos buscam a ajuda de Mirta, que já testemunhou o mal em ação. Ela relata como ela e seu marido administravam uma igreja falsa, tratando-a como um negócio, até que o mal chegou à sua porta. A possessão se espalhou rapidamente, levando à destruição da cidade. Monges explicaram a Mirta e seu marido o procedimento para conter o mal, envolvendo instrumentos especiais e a morte do corpo possuído antes que ele desse à luz uma criança maligna.

Destino Final

Pedro e Mirta partem para encontrar o corpo de Uriel, acreditando que ele é a fonte do mal. Eles o encontram em uma escola, onde Mirta inicia o procedimento para matá-lo, mas o corpo possuído começa a falar com Pedro, pedindo para ser morto. As crianças possuídas mentem sobre um machado nas proximidades, e Pedro sai em busca da suposta arma. No entanto, o machado não existe, e o mal ataca Mirta, arrastando-a para longe.

O procedimento não é concluído, resultando no nascimento de uma criança maligna. No final do filme, o mal triunfa, deixando o mundo condenado. Pedro retorna à cidade desolado, apenas para descobrir que seu filho autista, Jair, é possuído. A criança tinha matado e comido sua avó, o que é evidenciado pelo cabelo e pelo colar de crucifixo encontrados em sua boca. Jaime descobre que o filho de Maria Elena também foi possuído e cometeu atos terríveis.

Conclusão

“When Evil Lurks” oferece uma jornada aterrorizante pelo sobrenatural, explorando o conceito do mal como uma entidade física e incontrolável. O filme começa com sugestões de horror psicológico, mas rapidamente descarta essa interpretação em favor do sobrenatural.

“When Evil Lurks” mergulha fundo em questões de fé, culpa e vingança, enquanto os personagens enfrentam a realidade do mal puro. O final do filme é sombrio, com o mal triunfando sobre o bem, deixando os personagens em desespero, enquanto o mundo ao seu redor é consumido pela escuridão.

“When Evil Lurks” oferece uma experiência intensa de horror, desafiando as noções convencionais de bem e mal. O filme deixa uma impressão duradoura e convida os espectadores a refletir sobre a natureza do mal e como ele pode se manifestar de maneiras inesperadas. Se você é fã de filmes de terror que exploram o lado mais sombrio da humanidade e do sobrenatural, este é um filme que vale a pena assistir.

Veja o trailer do filme When Evil Lurks:

Deixe um comentário