Zona de Interesse: O que Acontece com Rudolf e Hedwig Hoss?

“Zona de Interesse” é um drama histórico dirigido pelo cineasta inglês Jonathan Glazer, que recria um momento terrível da história com um efeito único e devastador. Baseado livremente no romance homônimo de Martin Amis, o enredo segue a família Hoss, que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz, levando uma vida aparentemente normal e indiferente aos terríveis crimes cometidos ao seu redor. O filme é marcado por expressões sutis e indiretas, que penetram na camada visual e tornam o espectador cada vez mais desconfortável.

Resumo da Trama: Sobre o Que é o Filme?

O filme começa com uma longa tela preta, acompanhada apenas por um som suave e prolongado, preparando o espectador para o que está por vir. Quando as imagens aparecem, vemos uma família desfrutando de um momento de lazer à beira de um rio, em um local isolado.

AMAZON

Esta cena de aparente normalidade contrasta com a revelação de que a família é liderada por Rudolf Hoss, um notório oficial da SS e comandante do campo de concentração de Auschwitz. A trama se desenrola sob a perspectiva da família Hoss, especialmente de Rudolf e sua esposa, Hedwig, vivendo em uma idílica estância ao lado do campo, indiferentes ao sofrimento e tortura dos prisioneiros.

Como o Filme Apresenta os Eventos Horríveis do Holocausto?

Zona de Interesse: O que Acontece com Rudolf e Hedwig Hoss?
Zona de Interesse: O que Acontece com Rudolf e Hedwig Hoss? (Imagem: A24/Reprodução)

“Zona de Interesse” se destaca por comunicar muito sem dizer diretamente, criando uma dissonância entre o visual e o auditivo. A câmera raramente sai dos limites da casa dos Hoss, mas a trilha sonora capta gritos e sons vindos de fora, ignorados pela família. Cenas de celebrações e encontros cotidianos se misturam com a brutalidade do genocídio ocorrendo ao lado, destacando a indiferença e a cumplicidade de Rudolf e Hedwig com as atrocidades cometidas.

Reações da Família e Significado das Cenas em Infravermelho

Os filhos de Hoss são apresentados como dessensibilizados à violência ao seu redor, brincando com dentes de ouro de prisioneiros mortos. A única exceção é a mãe de Hedwig, que se mostra incapaz de ignorar os sinais de morte, diferentemente do resto da família, que parece adaptar-se perfeitamente à vida ao lado do campo. O filme também apresenta cenas em infravermelho de uma jovem ajudando os prisioneiros, destacando aqueles que, apesar de tudo, tentam fazer a diferença, contrastando com a normalidade aparente da família Hoss.

O Destino de Rudolf Hoss

Zona de Interesse: O que Acontece com Rudolf e Hedwig Hoss? (Imagem: A24/Reprodução)

No final de “Zona de Interesse”, Rudolf é mostrado em seu escritório em Berlim, entusiasmado com a construção de novos campos de concentração. Após sentir náuseas violentas e uma breve transição para os tempos modernos, mostrando o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, Rudolf parece ter uma consciência perturbada, sugerindo que, no fundo, ele sabe que seu legado será lembrado de forma terrível pela história.

Acesse diariamente nossas dicas de filmes e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.

Veja o trailer do filme “Zona de Interesse”:

Deixe um comentário