Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros

Um pequeno postal que serve apenas para chamar a atenção para o “Livro dos livros” do Cleber Pacheco. Voltarei a este autor, que faz o

Um pequeno postal que serve apenas para chamar a atenção para o “Livro dos livros” do Cleber Pacheco. Voltarei a este autor, que faz o favor de ser um irmão, demorando-me como ele merece não só pelos muitos livros que vai acumulando, todos de excecional qualidade, mas porque o futuro, uma vez mais, me dará razão: estamos na presença de um dos últimos gigantes da Literatura – diria do século XX.

Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros 1

Entre muitas outras coisas, Cleber Pacheco é um gigante porque é um resistente, numa época onde todos vendemos, consciente ou inconscientemente, a alma a algum diabo. Resiste aos ditames do mercado, resiste aos (pseudo) valores instituídos, resiste ao fascismo emergente, resiste ao facilitismo na arte, resiste ao açucareiro literário.

Percorrendo a obra do Cleber, e eu conheço em cada livro a génese, produção e edição, não se encontra sombra da mediocridade moderna. Não há sombra de pensamento positivo, auto-ajuda, pseudo-espiritualidade, hiperbolização dos dramas amorosos urbanos, pornografia, narcisismo ou escândalo à procura de palco fácil.   

Anúncio
Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros 2

Cleber Pacheco está na senda do imaginário de Lewis Carrol, onde os mundos macrocósmicos e microcósmicos, oníricos e reais se cruzam; de Hermann Hesse, em que se respira o ambiente puro académico-espiritual de Castália do Jogo das Pérolas de Vidro; de Borges, com o imaginário das bibliotecas e mundos perdidos de poções mágicas; tem um cocktail de conhecimentos profundos que a mim me surpreende a cada passo de Madame Blawatsky, Rudolph Steiner, hermetismo, espiritismo, hinduísmo, etc., mas, a sua escrita e imaginário, bebem das fontes e das tradições, não é filho de um New Age para consumo de fúteis; está, também, na senda da Literatura Infanto-Juvenil, fonte sempre eterna de encantamento e de cariz universal – escreve para a nossa angústia de adultos usando o nosso imaginário juvenil. Os leitores dos seus livros são um misto de crianças e iluminados.

Este postal serve também para agradecer a delicadeza de me atribuir um conto, não por acaso lhe dá o título de “apocalíptico”. Cleber nunca fala e escreve do que se vê, é um alquimista natural que capta imediatamente os mundos e os “arcanos” que estão ocultos no inconsciente de cada indivíduo e situação. Não me vê como um macaco de circo ou guia turístico que sabe dizer uma frase instantaneamente em diversas línguas, mas percebe que essa faculdade tem origem num cruzamento cultural e familiar e que não passa de um instrumento de acesso a diversos mundos heterogéneos, “perdidos”, inconscientes e meta-físicos.

Anúncio
Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros 3

Abrir o Livro dos livros é mergulhar num mundo de menorás, de livros, de alfabetos, de Adão e Eva, paraísos, anjos, demónios, poetas, Frank Wans, de florestas encantadas, de livros herméticos, de velhos sábios acompanhados de uma jovem linda,  de sibilas, de conjuras, de invocações, de escaravelhos e múmias, de encantamentos, de Devas e Djins, de universos paralelos, de mitologias e teologias, de poções mágicas, de elixires, de labirintos, de poderes mágicos, de tapetes voadores, de múmias e de faraós, de manuscritos, de poços, de palácios e ilhas encantadas…

É por autores e livros destes que o mundo é um local ligeiramente menos sombrio.

E adivinha-se um livro “Kolossal” em breve…

Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros 4
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Priscila M Mariano.
Priscila M Mariano.
5 anos atrás

Eu assino cada palavra escrita neste comentário. Cleber Pacheco é um escritor que define o amor pelas palavras, tornando-se um senhor contador de histórias, carregadas de emoção e verdades. Li vários de seus livros, é estou na fila a espera de muito mais. Parabéns!!! Você merece.

Cleber Pacheco
Cleber Pacheco
Responder para  Priscila M Mariano.
1 ano atrás

Muito grato, Priscila. Sua sensibilidade lhe proporciona uma visão privilegiada das coisas. Grande abraço.

Giro Recorte Lírico

Sushipeia
27 mar

Sushipeia

Minha viagem de dezessete horas foi extremamente cansativa. Quando finalmente cheguei na casa do meu amigo, onde eu ficaria hospedado,

Deadpool 3: A Chegada do Anti-Herói no UCM e o Retorno de Wolverine
14 nov

Deadpool 3: A Chegada do Anti-Herói no UCM e o Retorno de Wolverine

A chegada de "Deadpool 3" ao Universo Cinematográfico Marvel (UCM) está gerando um burburinho sem precedentes. Marcado para estrear em

A Hora da Estrela: uma jornada emocionante pela condição humana
28 mar

A Hora da Estrela: uma jornada emocionante pela condição humana

O texto apresenta uma análise da obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, destacando seus temas e características, além de ressaltar a importância da obra como um desafio enriquecedor para o leitor.

Assédio
05 nov

Assédio

Hoje fui tomar um acaí e fui atendido por uma moça muito gata e simpática. Peguei meu açaí com leite

Behind Your Touch: Desvendando os Episódios 11 e 12 | Quem Matou Cha Ju Man?
20 set

Behind Your Touch: Desvendando os Episódios 11 e 12 | Quem Matou Cha Ju Man?

"Behind Your Touch" é uma série que surpreendeu a todos ao mostrar não apenas um romance entre Ye Bun e

Voando Para O Amor: Final Do Filme Explicado
31 maio

Voando Para O Amor: Final Do Filme Explicado

Lançado em 2013, "Voando Para o Amor" é uma comédia romântica dirigida por David E. Talbert e estrelada pela talentosa

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x